18 de out de 2009

Cuide bem do seu cérebro. A partir de já, senão...

Cada vez mais vejo surgirem artigos sobre ginastica cerebral ou textos e conselhos sobre "como cuidar bem do seu cerebro". De fato há uma onda no ar sobre atitudes e comportamentos para cada um de nós cuidar de manter o cerebro longe das enfermidades que lhe são afetas com a idade.
Eu estou cuidando do meu há muitos anos. E acrescento uma informação que vale, pelo menos para mim. Produzir este blog e manter-me atualizado na blogosfera é uma das melhores coisas que fiz na vida para cuidar do meu cérebro.
Destaquei dois artigos para registrar essa necessidade. A primeira materia foi extraida (pagina copiada com scanner) da revista Saude. O segundo artigo "peguei" na internet (se quiser conferir clique aqui).

http://www.meditacao.biz/empresas/img/logo-revista-saude.gif
exercicio cerebro

cerebro.jpg
A má memória e a confusão não são consequências inevitáveis da velhice e podem ser combatidas exercitando o cérebro, conclui estudo científico da Universidade de Michigan.
O exercício mental é crucial e deve começar desde cedo, segundo o estudo. Uma boa educação escolar é importante para manter a agilidade mental, mas o exercício do cérebro deve ser constante por toda a vida. O exercício físico também é importante já que a má memória tem sido vinculada a enfermidades cardíacas, diabetes e má nutrição.

Segundo o estudo apresentado em um simpósio internacional sobre o Alzheimer, o mais importante é "ler, ler, ler". Fazer palavras cruzadas, jogar xadrez, aprender outro idioma, "qualquer coisa que estimule o cérebro a pensar".
Também, ver menos televisão. "Quando se vê televisão, o cérebro fica neutro". Tanto assim que a Faculdade Case Western planeja avaliar se gente com Alzheimer viu mais televisão que outras pessoas sãs de sua mesma idade.
Há pouco, os cientistas davam como certo que o cérebro se formava antes dos 5 anos e que com o tempo se iam deteriorando os neurônios e circuitos cerebrais, até que o declínio se fizesse evidente.
Agora foi determinado que, na realidade, o cérebro está constantemente mudando e adaptando-se, ainda mesmo que na velhice. Algumas células cerebrais seguem crescendo na adolescência e inclusive os anciãos podem desenvolver neurônios. 
A conclusão foi de que a deterioração mental não é inevitável. De fato, testes efetuados ao longo de 10 anos em quase 6.000 pessoas de idade avançada demonstraram que 70% mantiveram suas habilidades mentais, revelou a diretora de pesquisas Mary Haan, da Universidade de Michigan.

http://rainbowdivider.com/images/dividers/small_orange.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin