||| 14 de julho DE 2026 ||| 3ª feira ||| dia da queda da Bastilha e dia da liberdade de pensamento ||| *Reflexão: "Só conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento." -- Antoine de Saint-Exupéry |||

 

Bem vindo

Bem vindo

Dia da Liberdade de Pensamento 14 de Julho de 2026 O Dia da Liberdade de Pensamento é comemorado mundialmente em 14 de julho. Esta data celebra um dos princípios mais importantes da Declaração Universal dos Direitos Humanos: a liberdade de pensamento. A liberdade de pensamento é a garantia que o indivíduo possui de manter e defender a sua ideia ou posição em relação a um fato ou um ponto de vista. De acordo com o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 10 de dezembro de 1948: “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”. O artigo 19 da mesma declaração diz: “Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”. Origem dos Direitos Humanos É conhecido que os direitos humanos, os quais asseguram a liberdade de pensamento, foram definidos pela primeira vez com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em 1789, por meio da aprovação da Assembleia Nacional Constituinte da França. Aliás, o 14 de julho foi escolhido como Dia Mundial da Liberdade de Pensamento por representar o marco inicial da Revolução Francesa: a queda da Bastilha. No Brasil, a liberdade de pensamento é assegurada a todos os cidadãos através da Constituição Federal de 1988. cabeça de perfil mostrando cérebro e pássaros voando Atualmente, com a internet e as redes sociais, tornou-se muito mais fácil a disseminação de diferentes ideias e exposição de pensamentos particulares. No entanto, assim como todos têm o direito de expor livremente as suas ideias e pontos de vista, também devem estar preparados para arcar com as consequências sobre aquilo que dizem. Atualmente, por exemplo, várias pessoas utilizam o princípio da liberdade de pensamento para disseminar discursos de ódio contra diferentes grupos sociais e minorias. Todo mundo pode expressar seus pensamentos de modo livre, mas também precisa ter responsabilidade para responder pelo conteúdo daquilo que declara.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Jean-Paul Charles Aymard Sartre : 21 de junho de 1905 – 15 de abril de 1980) foi um filósofo, dramaturgo, romancista, roteirista, ativista político, biógrafo e crítico literário francês, considerado uma figura de destaque na filosofia francesa do século XX e no marxismo. Sartre foi uma das figuras-chave na filosofia do existencialismo (e da fenomenologia). Sua obra influenciou a sociologia, a teoria crítica, a teoria pós-colonial e os estudos literários. Ele recebeu o Nobel de Literatura de 1964 apesar de ter tentado recusá-lo, dizendo que sempre recusava honrarias oficiais e que "um escritor não deve permitir-se ser transformado em uma instituição". Sartre manteve um relacionamento aberto com a proeminente feminista e também filósofa existencialista Simone de Beauvoir. Juntos, Sartre e de Beauvoir desafiaram as suposições e expectativas culturais e sociais de suas criações, que consideravam burguesas, tanto no estilo de vida quanto no pensamento. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Paul_Sartre)

 

domingo, 11 de outubro de 2020

11 de outubro - 1962: Santos de Pelé ganha primeiro título mundial em Lisboa (5x2 no Benfica) - 1996: Estréia do Cavaleiros do Zodíaco - Morreu Renato Russo

Santos 5 x 2 Benfica campeão do mundo em 1962..

HOJE NA HISTÓRIAANTERIOR

11 OUT

PRÓXIMO



11.OUT.2002

EX-PRESIDENTE DOS EUA, JIMMY CARTER GANHA NOBEL DA PAZ

11.OUT.1996

MORRE RENATO RUSSO, LÍDER DA LEGIÃO URBANA

Legião Urbana - Faroeste Caboclo

Cantor, compositor, baixista e líder da Legião Urbana, Renato Russo morreu no dia 11 de outubro de 1996, no Rio de Janeiro, vítima de complicações da AIDS. Nascido no dia 27 de março, de 1960, na capital fluminense, ele deixou a cidade quando tinha seis anos. Depois de uma breve passagem com a família por Nova York, morou a partir dos nove anos em Brasília.

Na capital, fez parte da banda Aborto Elétrico, entre 1978 e 1982. Depois, integrou a Legião Urbana, pela qual gravou nove discos e permaneceu até sua morte. Renato Russo também gravou três trabalhos solo: The Stonewall Celebration Concert, Equilíbrio Distante e O Último Solo.

À frente da Legão Urbana, ele se consolidou como um dos mais influentes músicos do rock nacional e deixou clássicos como Será, Geração Coca-Cola, Que País é Este?, Eduardo e Mônica e Faroeste Cabloco. Para alguns fãs, a paixão e a veneração pela banda chegava a ter um tom messiânico, sendo que alguns a chamavam de Religião Urbana. Renato Russo, contudo, sempre rejeitou este status.


11.OUT.1986

ESTREIA O ANIME CAVALEIROS DO ZODÍACO



11.OUT.1962

SANTOS DE PELÉ CONQUISTA O TÍTULO DO MUNDIAL DE CLUBES

Depois de entrar para a história como primeiro clube brasileiro a conquistar um título da Taça Libertadores, ao bater o Peñarol, em 1962, o Santos também se consagrou como o primeiro time do Brasil a conquistar um mundial de clubes. 

O feito inédito aconteceu no dia 11 de outubro, no estádio da Luz, em Lisboa, onde o time santista realizou o segundo jogo da final contra o Benfica, vencedor da Copa dos Campeões da Europa. Na primeira partida, no dia 19 de setembro, no Maracanã, o Peixe havia vencido por 3 a 2, com dois gols de Pelé e um de Coutinho. 

No segundo jogo, os portugueses esperavam dar o troco, mas eles tiveram que se render à genialidade do time santista. Foram cinco gols na casa dos rivais: três tentos de Pelé, um de Coutinho e outro de Pepe. O Benfica ainda diminuiu, com dois gols de Santana, mas o placar já estava selado: 5 a 2 e título mundial para o Santos. 

A campanha da equipe na Libertadores e no Mundial foi invejável: em 11 partidas pelos dois torneios, foram oito vitórias e três empates. 


11.OUT.1939

NASCE MARIA ESTHER BUENO, A MAIOR TENISTA BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS

Maria Ester campeã de Wimbledon - 1959

11.OUT.1908

NASCE CARTOLA, UM DOS GRANDES SAMBISTAS DO BRASIL




Clique no logo e veja todos




11/10/1890

Criado o Supremo Tribunal Federal. O Ministério Público é reconhecido como órgão institucional.

11/10/1905

Lançada pela editora Malho a revista infantil O Tico-Tico , o marco inicial das publicações dedicadas às crianças do Brasil.

11/10/1911

Nacionalistas chineses derrubam a monarquia na China.

11/10/1933

Países da América Latina assinam no Rio de Janeiro um tratado de não-agressão.

11/10/1940

Primeira apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira.

11/10/1948

Estreia o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).

11/10/1963

Numa votação de 106 a 1, as Nações Unidas condenam a repressão racial na África do Sul.

















11/10/1977

Sancionada a lei que cria o estado do Mato Grosso do Sul.












1904 — Roberto Landell de Moura patenteia suas invenções no campo de transmissão de voz (transmissor de ondas, telefone e telégrafo sem fio) nos Estados Unidos

1968 — Apollo 7: decolagem da primeira missão tripulada do Projeto Apollo.

1997 — O papa João Paulo II, em sua terceira e última viagem ao Brasil, permanece 75 horas no Rio de Janeiro.

Nascimentos

1908 — Cartola, compositor brasileiro (m. 1980).

1939 — Maria Esther Bueno, ex-tenista brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.