27 de janeiro DE 2026 ||| 3ª feira ||| Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto ocorre anualmente em 27 de janeiro. Esta é uma data dedicada à homenagem das milhões de pessoas que foram torturadas e mortas nos campos de concentração comandados pela Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), sob o comando de Adolf Hitler. Os nazistas assassinaram, primeiramente, pessoas que tinham alguma deficiência mental ou física, e opositores do governo. Além disso, grupos sociais que eram considerados “inferiores”, segundo o nazismo, como negros, homossexuais, Testemunhas de Jeová e ciganos, pereceram nos campos de concentração. Vítimas do Holocausto Dentre as milhões de vidas perdidas, a maioria eram judeus, que foram perseguidos implacavelmente em todos os países ocupados pelos nazistas. Estimam-se que tenham sido assassinados mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto. A dimensão da crueldade que foi o Holocausto é tão assustadora que, para tentar evitar episódios semelhantes no futuro, foi criada a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Origem do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), através de uma Assembleia Geral, pela resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005. O 27 de Janeiro foi escolhido por ter sido a data, em 1945, que aconteceu a libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, considerado o principal complexo e mais terrível do regime nazista.




domingo, 11 de outubro de 2020

11 de outubro - 1962: Santos de Pelé ganha primeiro título mundial em Lisboa (5x2 no Benfica) - 1996: Estréia do Cavaleiros do Zodíaco - Morreu Renato Russo

Santos 5 x 2 Benfica campeão do mundo em 1962..

HOJE NA HISTÓRIAANTERIOR

11 OUT

PRÓXIMO



11.OUT.2002

EX-PRESIDENTE DOS EUA, JIMMY CARTER GANHA NOBEL DA PAZ

11.OUT.1996

MORRE RENATO RUSSO, LÍDER DA LEGIÃO URBANA

Legião Urbana - Faroeste Caboclo

Cantor, compositor, baixista e líder da Legião Urbana, Renato Russo morreu no dia 11 de outubro de 1996, no Rio de Janeiro, vítima de complicações da AIDS. Nascido no dia 27 de março, de 1960, na capital fluminense, ele deixou a cidade quando tinha seis anos. Depois de uma breve passagem com a família por Nova York, morou a partir dos nove anos em Brasília.

Na capital, fez parte da banda Aborto Elétrico, entre 1978 e 1982. Depois, integrou a Legião Urbana, pela qual gravou nove discos e permaneceu até sua morte. Renato Russo também gravou três trabalhos solo: The Stonewall Celebration Concert, Equilíbrio Distante e O Último Solo.

À frente da Legão Urbana, ele se consolidou como um dos mais influentes músicos do rock nacional e deixou clássicos como Será, Geração Coca-Cola, Que País é Este?, Eduardo e Mônica e Faroeste Cabloco. Para alguns fãs, a paixão e a veneração pela banda chegava a ter um tom messiânico, sendo que alguns a chamavam de Religião Urbana. Renato Russo, contudo, sempre rejeitou este status.


11.OUT.1986

ESTREIA O ANIME CAVALEIROS DO ZODÍACO



11.OUT.1962

SANTOS DE PELÉ CONQUISTA O TÍTULO DO MUNDIAL DE CLUBES

Depois de entrar para a história como primeiro clube brasileiro a conquistar um título da Taça Libertadores, ao bater o Peñarol, em 1962, o Santos também se consagrou como o primeiro time do Brasil a conquistar um mundial de clubes. 

O feito inédito aconteceu no dia 11 de outubro, no estádio da Luz, em Lisboa, onde o time santista realizou o segundo jogo da final contra o Benfica, vencedor da Copa dos Campeões da Europa. Na primeira partida, no dia 19 de setembro, no Maracanã, o Peixe havia vencido por 3 a 2, com dois gols de Pelé e um de Coutinho. 

No segundo jogo, os portugueses esperavam dar o troco, mas eles tiveram que se render à genialidade do time santista. Foram cinco gols na casa dos rivais: três tentos de Pelé, um de Coutinho e outro de Pepe. O Benfica ainda diminuiu, com dois gols de Santana, mas o placar já estava selado: 5 a 2 e título mundial para o Santos. 

A campanha da equipe na Libertadores e no Mundial foi invejável: em 11 partidas pelos dois torneios, foram oito vitórias e três empates. 


11.OUT.1939

NASCE MARIA ESTHER BUENO, A MAIOR TENISTA BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS

Maria Ester campeã de Wimbledon - 1959

11.OUT.1908

NASCE CARTOLA, UM DOS GRANDES SAMBISTAS DO BRASIL




Clique no logo e veja todos




11/10/1890

Criado o Supremo Tribunal Federal. O Ministério Público é reconhecido como órgão institucional.

11/10/1905

Lançada pela editora Malho a revista infantil O Tico-Tico , o marco inicial das publicações dedicadas às crianças do Brasil.

11/10/1911

Nacionalistas chineses derrubam a monarquia na China.

11/10/1933

Países da América Latina assinam no Rio de Janeiro um tratado de não-agressão.

11/10/1940

Primeira apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira.

11/10/1948

Estreia o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).

11/10/1963

Numa votação de 106 a 1, as Nações Unidas condenam a repressão racial na África do Sul.

















11/10/1977

Sancionada a lei que cria o estado do Mato Grosso do Sul.












1904 — Roberto Landell de Moura patenteia suas invenções no campo de transmissão de voz (transmissor de ondas, telefone e telégrafo sem fio) nos Estados Unidos

1968 — Apollo 7: decolagem da primeira missão tripulada do Projeto Apollo.

1997 — O papa João Paulo II, em sua terceira e última viagem ao Brasil, permanece 75 horas no Rio de Janeiro.

Nascimentos

1908 — Cartola, compositor brasileiro (m. 1980).

1939 — Maria Esther Bueno, ex-tenista brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.