03 OUT
SELECT
No dia 3 de outubro de 2005 morria, no Rio de Janeiro, Emília Savana da Silva Borba, mais conhecida como Emilinha Borba, uma popular cantora, coroada como a Rainha do Rádio e representante da Era de Ouro do rádio brasileiro. Nascida no dia 31 de agosto de 1923, no Rio de Janeiro, ao longo de sua carreira, gravou uma enorme quantidade de discos: 78 RPM (total de 117), Long Play (89), Compacto - simples e duplo (71) e Compact Disc Laser (27). Desde muito cedo ela já mostrava talento como cantora. Aos 14 anos ganhou seu primeiro prêmio, na Rádio Cruzeiro do Sul. Também levou a nota máxima no programa "Calouros de Ary Barroso" e depois começou a fazer parte dos coros das gravações da Columbia.
Formou a dupla "As Moreninhas" com Bidú Reis e se apresentou em rádios durante um ano e meio. Após desfazer a dupla, Emilinha passou a cantar sozinha e foi contratada pela Rádio Mayrink Veiga, onde ficou conhecida como a "Garota Grau Dez". Em 1939, gravou o seu primeiro disco, em 78 RPM. No mesmo ano, foi levada por sua madrinha artística, Carmen Miranda, de quem sua mãe era camareira, para fazer um teste no Cassino da Urca. Como era menor, ela alterou sua idade para alguns anos a mais para poder trabalhar.
Aprovada no teste, virou uma das principais atrações da casa. Depois, vieram os filmes em sua carreira. Sua estreia no cinema foi em 1939 com o filme Banana da Terra, que tinha também Carmen Miranda, Aurora Miranda, Dircinha Batista, Oscarito e Virgínia Lane, a "Vedete do Brasil". Permaneceu 27 anos na Rádio Nacional, de 1943 a 1970, onde viveu o auge de sua carreira. Em 1953, Emilinha foi coroada Rainha do Rádio, unicamente com o apoio popular. De 1968 a 1972, Emilinha teve um edema nas cordas vocais e, após três cirurgias e uma reeducação da voz, voltou a cantar. Em 2003, após 22 anos sem gravar um trabalho só seu, lançou o CD "Emilinha Pinta e Borba", com participações de diversos cantores. Em 2005, Emilinha morreu aos 82 anos, de infarto fulminante, enquanto almoçava em seu apartamento em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Desde o dia 3 de outubro de 1990, a Alemanha celebra o dia da reunificação do país. Em uma cerimônia emocionante, à meia-noite daquele dia, a bandeira da Alemanha Ocidental, agora o símbolo de uma só nação, foi elevada acima do Portão de Brandemburgo, em Berlim, marcando o momento histórico.
A divisão do país havia acontecido após sua derrota na 2ª Guerra Mundial. Os setores controlados pela França, Reino Unido e Estados Unidos foram fundidos em 23 de maio de 1949 para formar a República Federal da Alemanha (RFA, ou Alemanha Ocidental). Em 7 de Outubro de 1949, a Zona Soviética constituiu-se na República Democrática da Alemanha (RDA, ou Alemanha Oriental).
Apesar dos supostos benefícios sociais da Alemanha Oriental, muitos dos cidadãos do lado comunista olhavam para o Ocidente em busca de liberdade política e de prosperidade econômica. O Muro de Berlim, construído em 1961 para impedir a fuga dos alemães do leste para a Alemanha Ocidental, tornou-se um símbolo da Guerra Fria.
A crise do regime comunista da União Soviética durante o fim da década de 1980 refletiu na Alemanha Oriental, revelando as comprometidas fundações do sistema econômico do país. O marco alemão-oriental era praticamente inútil fora da Alemanha Oriental por algum tempo antes dos eventos de 1989-90.
O regime da Alemanha Oriental começou a vacilar em maio de 1989, quando a remoção da cerca na fronteira com a Hungria abriu um buraco na Cortina de Ferro, o que causou o êxodo de milhares de alemães orientais, que fugiram para a Alemanha Ocidental e para a Áustria, através do território húngaro. Em 28 de novembro de 1989, duas semanas após a queda do Muro de Berlim, o chanceler da Alemanha Ocidental, Helmut Kohl anunciou os 10 pontos de um programa de cooperação entre as duas Alemanhas. O projeto visava a eventual reunificação, que se concretizaria no ano seguinte.
No dia 3 de novembro de 1976, o filme de terror Carrie, a Estranha fazia a sua estreia nos cinemas dos Estados Unidos. A produção, estrelada por Sissy Spacek, foi uma adaptação do primeiro best-seller de Stephen King. Dirigido por Brian De Palma, o filme conta a história da estudante Carrie White, que usa seus poderes telecinéticos e telepáticos para colocar em prática uma violenta vingança contra colegas que zombaram dela na escola e contra a própria mãe, que é bastante religiosa.
Além Spacek, que recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação no filme, o elenco do filme também contou com Amy Irving, William Katt, Nancy Allen e o então relativamente desconhecido John Travolta. O filme se tornou um clássico do gênero de horror e é considerado por muitos críticos como uma das melhores adaptações da obra de Stephen King à telona.
A insatisfação popular com os políticos e candidatos a vereador em São Paulo terminou no dia 3 de outubro de 1959 com uma votação maciça no rinoceronte Cacareco, na realidade uma fêmea, apesar do nome. Com quase 100 mil votos no pleito de 1959, a candidatura do bicho foi um ato de protesto dos eleitores contra o baixo nível dos candidatos e também contra a Câmara Municipal.
Cacareco, na época, era destaque na imprensa, pois deixara o Rio de Janeiro, emprestado por seis meses, para fazer parte da inauguração do Zoológico de São Paulo. No meio disso tudo, o jornalista Itaboraí Martins teria, de brincadeira, lançando a candidatura de Cacareco para vereador. Como na época os votos eram com papel e envelope, o eleitor recebia um envelope, e, dentro dele, colocava a cédula do seu candidato. Várias gráficas imprimiram cédulas com o nome do bicho, que recebeu 100 mil votos.
O rinoceronte, contudo, nem pode comemorar a vitória, já que, dois dias antes da eleição, teve que retornar para o Rio. Alguns anos mais tarde, o rinoceronte morreu antes de completar dez anos de idade. O feito ganhou registro na revista Time, que citava um eleitor: É melhor eleger um rinoceronte do que um asno.
- GETÚLIO VARGAS E ALIADOS PROMOVEM GOLPE DE ESTADO CONTRA A REPÚBLICA VELHA
No dia 3 de outubro de 1804 nascia, em Lyon, na França, Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido como Allan Kardec, educador, escritor e tradutor francês que ficou famoso pela Doutrina Espírita. O pseudônimo "Allan Kardec", segundo biografias, foi adotado por Rivail para diferenciar a Codificação Espírita dos seus trabalhos pedagógicos anteriores. Segundo algumas fontes, o pseudônimo foi escolhido, pois um espírito revelou-lhe que haviam vivido juntos entre os druídas, na Gália, e que então o Codificador se chamava "Allan Kardec".
Desde cedo, Kardec manifestou interesse no estudo das ciências e da filosofia. Era profundo conhecedor da língua alemã, inglesa, holandesa e dominava perfeitamente o italiano e o espanhol.Após 1834, passou a lecionar, publicando diversas obras sobre educação e tornou-se membro da Real Academia de Ciências Naturais. Como pedagogo, o jovem Rivail dedicou-se à luta para uma maior democratização do ensino público.
A partir de 1855 é que ele passou a se interessar pelo fenômeno das "mesas girantes", bastante difundido à época, e também tomou conhecimento do fenômeno da escrita mediúnica, quando começou a se comunicar com os espíritos. Convencido de que o movimento e as respostas complexas das mesas deviam-se à intervenção de espíritos, Kardec dedicou-se à estruturação de uma proposta de compreensão da realidade baseada na necessidade de integração entre os conhecimentos científico, filosófico e moral.
Em 1857, ele lançou O Livro dos Espíritos, considerado marco de fundação do Espiritismo. No ano seguinte, publicou a Revista Espírita e também fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. No últimos anos de sua vida, Kardec seguiu divulgando o Espiritismo. Ele morreu em Paris, no dia 31 de março de 1869, aos 64 anos de idade, por conta de um aneurisma.
MORRE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, PATRONO DOS ANIMAIS E DO MEIO AMBIENTE
- 52 a.C. — Vercingetórix, líder dos gauleses, rende-se aos romanos sob o comando de Júlio César, encerrando o cerco e a batalha de Alésia.
- 42 a.C. — Primeira Batalha de Filipos: os triunviros Marco Antônio e Otaviano e os republicanos liderados por Bruto e Cássio travam uma batalha indecisiva.
- 1712 — O duque de Montrose emite um mandado de prisão contra Robert Roy MacGregor.
- 1929 — O Reino dos sérvios, croatas e eslovenos passa oficialmente a chamar-se Iugoslávia.
- 1931 — Às 11h entra em vigor, pela primeira vez no Brasil, o Horário de Verão.
- 1952 — O Reino Unido testa com sucesso uma arma nuclear para se tornar a terceira energia nuclear do mundo.
- 1963 — Um golpe violento em Honduras inicia duas décadas de regime militar.
- 1964 — O Esquadrão da Morte, Scuderie Detetive Le Cocq, faz sua primeira vítima: o criminoso responsável pela morte do detetive Milton Lecocq, Manoel Moreira, mais conhecido como "Cara de Cavalo", foi morto em Cabo Frio com mais de 50 tiros.
- 1985 — O ônibus espacial Atlantis faz seu voo inaugural.
Nascimentos
·
1902 — Costa e Silva, militar e político
brasileiro (m. 1969).
·
1915 — Orlando Silva, cantor brasileiro
(m. 1978).
·
1925 — Gore Vidal, escritor estadunidense (m. 2012).
·
1941 — Chubby Checker, cantor e
compositor estadunidense.
·
1942 — Roberto Perfumo, futebolista
argentino (m. 2016).
· 1949 — José Mayer, ator brasileiro.
o Zé Ramalho, cantor e
compositor brasileiro.
Mortes
· 1226 — Francisco de Assis santo católico italiano
(n. 1181).
·
1999 — Akio Morita, inventor e
empresário japonês (n. 1921).
·
2004 — Janet Leigh, atriz
norte-americana (n. 1927).
·
2005 — Emilinha Borba, cantora
brasileira (n. 1923).
Os primeiros monges beneditinos chegam ao Rio de Janeiro.
O presidente norte-americano Abraham Lincoln institui que toda última quinta-feira do mês de novembro é "Dia de Ação de Graças".
A Itália invade a Etiópia.
Adolf Hitler declara num discurso em Berlim que a Russia foi "quebrada" e "nunca mais se erguerá".
Pelo PTB e usando um discurso nacionalista, Getúlio Vargas é reeleito presidente do Brasil. O segundo governo de Vargas foi o retorno do político gaúcho à presidência do país cinco após a sua deposição. Esse governo fez parte do período da República conhecido como Quarta República, que se estendeu de 1946 a 1964. Vargas foi o segundo presidente eleito nesse período e governou de 1951 a 1954.
A Grã-Bretanha testa a sua primeira bomba atômica com sucesso na Ilha de Trimouille, perto da costa da Austrália.
O jogador de futebol americano O.J. Simpson é absolvido do assassinato de sua esposa Nicole Brown Simpson e de Ronald Goldman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.