23 DE ABRIL DE 2024 – 3ª FEIRA - DIA DE SÃO JORGE E DO ESCOTEIRO DO BRASIL


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Hoje na História (2 de Outubro): Massacre de Carandiru - Collor se afasta do cargo - Nascem Charlie Brown e Snoopy

 Estou aproveitando o site da History UOL que marca cada dia do calendário com os fatos mais marcantes que aconteceram, na visão deles. 

Cada fato tem um breve resumo que pode ser acessado simplesmente clicando sobre a imagem ilustrativa e em seguida, sobre o link. Transcrevi os dois primeiros fatos, como exemplo.

Coloquei também uma notícia de destaque, de 02 de outubro, retirada do site da DW Brasil (Deutsche Welle).

E finalmente, mas não menos importante, a lista de eventos da Wikipédia que é a mais completa da internet em termos de datas históricas a cada dia do calendário. 



02.OUT.1992



Cidade do Rio de Janeiro é escolhida como sede para Olimpíada de 2016

No dia 2 de outubro de 2009, a cidade do Rio de Janeiro foi confirmada como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 ao vencer a concorrência com Madri, Tóquio e Chicago entre os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) na eleição em Copenhague, na Dinamarca. Desta maneira, o Rio é a primeira cidade da América do Sul a receber o evento. A vitória da “Cidade Maravilhosa” não foi fácil. A candidatura brasileira venceu Madri na última rodada da reunião por 66 votos a 32, sendo que Tóquio e a então favorita Chicago caíram nas rodadas anteriores.



Massacre do Carandiru deixa 111 mortos

O pavilhão 9 da Casa de Detenção Carandiru, em São Paulo, foi palco de um dos episódios mais sangrentos da história penitenciária mundial. Em 1992, uma operação da polícia militar para acabar com uma rebelião de presos resultou na morte de 111 detentos. As razões para o infeliz desfecho são controversas. De um lado, o chefe da operação afirmou que agiu para cumprir o dever. Já grupos de direitos humanos alegaram que houve intenção de exterminar os presos. Os marcantes acontecimentos no Carandiru rederam livro, filme e série de TV. Ubiratan Guimarães, que coordenou a invasão do presídio do Carandiru, chegou a ser condenado a 632 anos de prisão pelas mortes dos presos, mas foi absolvido pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo. Em 2002, foi eleito deputado estadual pelo PTB de São Paulo. Quatro anos depois, aos 63 anos, foi encontrado morto com um tiro no abdômen em seu apartamento no bairro paulistano dos Jardins.





clique no logo e visite o site

1958: Elvis Presley presta serviço militar na Alemanha

No dia 2 de outubro de 1958, o já então famoso Elvis Presley chegava à Alemanha para prestar o serviço militar obrigatório.

    

Elvis Presley como soldado na Alemanha

O "rei", como era chamado pela comunidade de fãs de todo o mundo, apresentou-se, após seis meses de treinamento nos Estados Unidos, no 32º Regimento da 3ª Divisão Blindada de Friedberg (Ray Barracks), lugarejo de 18 mil habitantes ao norte de Frankfurt.

Por casualidade, no local passa um rio chamado Usa. Além disso, durante a Segunda Guerra Mundial, o regimento havia sido comandado pelo lendário general Patton. Hoje em dia, Friedberg é centro de peregrinação dos fãs de Elvis na Europa.

Durante os 17 meses de sua estada no local, quem teve contato com o sargento Presley ficou encantado com seu jeito espontâneo e sua simpatia. Claro que, por ser um astro, não foi tratado como um recruta qualquer. O astro do rock ficou inicialmente hospedado num hotel de luxo, depois alugou uma mansão em Bad Nauheim, onde passou a morar acompanhado de vários seguranças, além do pai e da avó.

Embora praticamente não tivesse contato com a população alemã, algumas poucas fotos testemunham que o astro, assim como outros soldados americanos, buscava contato com garotas alemãs.

Ao encerrar a permanência na Alemanha, os planos de Elvis Presley eram continuar gravando discos, prosseguir as turnês e rodar o filme GI Blues, sua quinta película, que no Brasil recebeu o título Saudades de um pracinha.

Ao deixar a Alemanha, garantiu ter aprendido muito no país e prometeu que voltaria como civil. O que acabou não acontecendo, para a decepção de Friedberg e Bad Nauheim.


Eventos Históricos - Wikipédia



·  1187 — Saladino captura Jerusalém após 88 anos de domínio dos cruzados.

· 1789 — A Declaração dos Direitos dos Estados Unidos é enviada aos vários estados para ratificação.

·1814 — Guerra da Independência do Chile: tropas realistas derrotam as forças chilenas de Bernardo O'Higgins e José Miguel Carrera.

·1924 — Compra por Assis Chateubriand de O Jornal, iniciando o grupo Diários Associados.

·1928 — É fundada a "Prelazia da Santa Cruz e a Obra de Deus", mais conhecida como Opus Dei.

·   1932 — Término da Revolução Constitucionalista com a vitória das forças federais sobre os paulistas

·   1947 — Inauguração do Museu de Arte de São Paulo.

·   1960  Inauguração do Estádio do Morumbi


· 1961 — O Congresso Nacional aprovou a emenda constitucional que instituía o regime parlamentarista no Brasil, evitando que o vice-presidente João Goulart assumisse a presidência após a renúncia de Jânio Quadros.

·1992 — Policiais militares invadem a Penitenciária do Carandiru em São Paulo, Brasil, durante uma revolta na prisão. O massacre resultante deixa 111 prisioneiros mortos.

·2000 — O algoritmo de Rijndael é escolhido pelo NIST como o Padrão de Criptografia Avançada (AES).

·2018 — O jornalista saudita Jamal Khashoggi é visto pela última vez no consulado saudita em Istambul.

Nascimentos

·         1452 — Ricardo III de Inglaterra (m. 1485).


              ·         1869 — Mahatma Gandhi, político indiano (m. 1948).

·         1890 — Groucho Marx, comediante norte-americano (m. 1977).

·         1957 — José Maria de Almeida, sindicalista brasileiro.

·         1958Augusto Cury, médico e escritor brasileiro.

·         1991 — Roberto Firmino, futebolista brasileiro.

Mortes


·         Carybé, desenhista e pintor argentino (n. 1911).

Feriados e eventos cíclicos

·         Dia Internacional da Não Violência

·         Dia do anjo da guarda



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.