Guerra do Yom Kippur |
PORTUGUÊS
ANTÓNIO GUTERRES É INDICADO AO CARGO DE SECRETÁRIO...
PORTUGAL PERDE
AMÁLIA RODRIGUES, A RAINHA DO FADO
No dia 6 de outubro de 1999, Portugal perdia um dos seus maiores ícones da música com a morte da cantora de fado Amália da Piedade Rebordão Rodrigues. Amália, como era conhecida por seus fãs, estreou como fadista ainda adolescente. Aos 25 anos, realizou sua primeira turnê internacional no Rio de Janeiro, onde gravou o primeiro dos cerca de 170 álbuns.
Além de cantora, ela também foi atriz e, em 1947, estrelou seu primeiro filme, Capas Negras. Reconhecida internacionalmente, Amália incorporou ao seu repertório ritmos espanhóis e mexicanos, além de usar em suas letras textos de poetas contemporâneos.
Em 1962, inicia a importante parceria com o compositor Alain Oulman, que a ajudará a adaptar as poesias às músicas. Amália também lançou o álbum Amália e Vinícius, resultado de um encontro com o poeta Vinícius de Moraes e de José Carlos Ary dos Santos, David Mourão-Ferreira e Natália Correia.
Em 1990, ela recebeu a Grã-Cruz da Ordem de Santiago, a maior honra de Portugal. A morte de Amália em 1999 provocou três dias de luto oficial em Portugal e uma suspensão temporária de campanha nas eleições gerais do país.
EMERSON FITTIPALDI É CAMPEÃO MUNDIAL DE FÓRMULA 1 PELA SEGUNDA VEZ
CASTELO BRANCO
ENVIA AO CONGRESSO MEDIDAS PARA ENDURECER A...
Em 6 de outubro de 1965, o presidente Castelo Branco submeteu à aprovação do Congresso uma série de medidas que endureceriam a ditadura militar. A decisão foi tomada após uma longa reunião com os ministros Artur da Costa e Silva, da Guerra, Paulo Bosísio, da Marinha, Eduardo Gomes, da Aeronáutica, e Mílton Campos, da Justiça.
As medidas visavam reforçar ainda mais os poderes do Executivo, ampliando a jurisdição dos militares em matéria de “subversão e segurança nacional”. Além disso, as novas determinações regulamentavam rigidamente a “liberdade de expressão e de ação” dos políticos cassados, aboliam o tratamento jurídico especial àqueles que houvessem exercido mandato executivo e garantiam o controle do Supremo Tribunal Federal (STF).
Também foi prevista uma modificação essencial no sistema das eleições presidenciais, segundo a qual o presidente da República passaria a ser eleito pelo Congresso e não mais por voto direto. No final do mesmo mês, no dia 27 de outubro, o governo militar baixou o Ato Institucional Número Dois (AI-2).
A partir do AI-2, o Poder Judiciário também sofreu intervenção direta do Poder Executivo. Assim, o Estado entrou em um regime de exceção ainda mais repressor em relação aos oposicionistas da ditadura.
NASCE O CINEMA
FALADO, COM O FILME O CANTOR DE JAZZ
NASCE O POLÍTICO
ULYSSES GUIMARÃES
FAMOSO CABARÉ
MOULIN ROUGE É ABERTO EM PARIS
1979 – Papa João Paulo II visita a Casa Branca.
1985 – Nigel Mansell vence pela primeira vez na carreira e Alain Prost é campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez, e é também o primeiro título da França na Fórmula 1.
2000 – Slobodan Milosevic, último ditador da fase
comunista da Europa, anuncia sua renúncia ao cargo.
2002 – Canonização de Josemaría Escrivá, fundador da Opus
Dei.
Eventos históricos
·
1789 — Revolução Francesa:
o rei Luís XVI é
forçado a mudar de residência de Versalhes para o Palácio das Tulherias.
·
1807 — Humphry Davy inicia primeiras
experiências com a eletrólise com a
obtenção do elemento químico potássio.
·
1927 — O Cantor de Jazz, primeiro filme falado da
história, tem pré-estreia em Nova Iorque.
· 1979 — O Papa João Paulo II se torna o primeiro pontífice a visitar a Casa Branca.
·
1995 — Descoberto o primeiro planeta
orbitando outro sol, 51 Pegasi b.
·
2010 — É criado o Instagram, um aplicativo tradicional de
compartilhamento de fotos.
Em Paris, o teatro Moulin Rouge abre pela primeira vez suas portas para o público.
Thomas Edison mostra o cinetoscópio, a primeira máquina que produzia filmes através de uma rápida sucessão de imagens individuais.
Chiang Kai-Shek se torna presidente da China e uma nova Constituição é promulgada.
A Eslováquia forma governo autônomo em Bratislava.
Morre o cientista Adolfo Lutz, médico e sanitarista brasileiro, que introduziu métodos modernos da bacteriologia no Brasil.
O presidente egípcio Anuar el-Sadat é assassinado no Cairo por extremistas muçulmanos enquanto assistia a uma parada militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.