24 de jan de 2012

Definir liderança é uma impossibilidade?


http://1.bp.blogspot.com/-Jn3S0uj9qY8/TbNRTnaZDsI/AAAAAAAAAAU/5F0Jlu00hDo/s1600/lider.jpgNavego constantemente pelo site da HSM e seus muitos e variados links. Além disso, recebo como assinante o boletim com as ultimas novidades em artigos, vídeos e programas de treinamento. Não tenho nenhum receio em dizer, sem demérito para nenhum outro (e são muitos) que é o melhor site corporativo que conheço.
Dessa feita resolvi fazer um post diferente. A HSM irá promover em março um evento com formatação de fórum sobre gestão e liderança e lançou em seu site um link  para que os internautas se manifestem respondendo à pergunta: Quais os Principais Atributos de um Líder?
Os internautas não se fizeram de rogados e participaram em bom numero. Fiz uma seleção (a meu critério) das melhores respostas e as estou publicando no post. Qual a razão disso. Simples, quero mostrar aos leitores da Oficina de Gerência como é difícil estruturar qualquer tipo de respostas acerca dos temas líder e liderança. Já disse isso aqui por diversas vezes. Não existe uma definição consagrada para o que seja um líder e todos os seus derivativos.
Todas as respostas que os internautas deixaram no site da HSM estão corretas e em todas faltam algumas coisas. E isso acontece com autores consagrados, palestrantes famosos e quem quer que ouse buscar essa definição.
Alguns pontos são comuns nas opiniões. Há certa obviedade em se colocar como qualidades de um líder o respeito aos valores morais e éticos, a integridade de caráter, a coragem para decidir e outros predicados na mesma linha. Todavia essas qualificações não definem um líder mesmo colocadas em conjunto. O que define então?
Certamente não me arriscarei em responder à questão sob pena de cair também no lugar comum, mas tenho uma teoria. A impossibilidade da resposta está ligada à pessoalidade da atividade de liderar. Cliquem no link a seguir e leiam o que se encontra no Google quando se digita uma busca para "Definição de Liderança"
Eu também tenho a minha conceituação!
http://transparenciaalvirrubra.com.br/wp-content/uploads/2011/02/formula-matematica.jpgJá disse aqui mesmo no blog e defendo - até pela minha formação de engenheiro - que a liderança (L) é uma função de (pelo menos) três variáveis que são (1) o grupo dos liderados (g), (2) a estrutura situacional (s) e (mais importante) as (3) as reações de adaptabilidade do líder (l) e pode ser apresentada pela expressão matemática que chamei de "A Fórmula da Liderança" que é: L=f (g, s, l)  e se lê “Liderança é uma função de três variáveis, grupo, situação e líder”. Há tempos escrevi um post explicando a fórmula e depois retirei do ar para reeditá-lo. Vou aproveitar a oportunidade e reescrevê-lo brevemente. Devo dizer que a idéia não é minha, mas também não sei de quem é. Li em algum lugar e há muito tempo e tenho utilizado-a desde então.
Muito bem, por tudo escrito acima volto a dizer que definir liderança de forma universal é uma impossibilidade. Seria o mesmo que pedir a alguém para definir o ser humano, a natureza, o tempo...
Contudo, liderança não é abstrata! Ela pode ser entendida (não definida) tão somente como um atributo, uma característica, um predicado ou uma qualidade com tantas variáveis quantas possam existir em torno dessas três principais circunstâncias: (1) o homem representado pelo líder, (2) o conjunto de pessoas sob o comando desse mesmo líder e finalmente (3) as  circunstâncias que predominam naquele momento para que o grupo exerça seu trabalho e atinja seus objetivos sob aquela liderança. Dá para perceber o grau de dificuldade e de imponderabilidade para se chegar a uma conceituação sobre o que seja liderança? Pensem nisso e não se deixem levar pelas receitas de bolos de muitos livros e consultores buscando conceituar o que seja liderança.
Outro ponto. Um líder não é eterno e nem fugaz. Ele é resultado de sua própria personalidade, suas experiências anteriores e dos seus valores; sua liderança é a resultante do momento que atravessa o seu grupo e do tipo de trabalho em movimento.
Por isso as pessoas que tiveram sucesso como líderes em determinados setores ou projetos de uma corporação não conseguem manter o mesmo padrão de sucesso em outros.
http://s.glbimg.com/es/ge/f/original/2011/07/22/adilsonbatista_vip2.jpg
Gosto de usar os exemplos dos técnicos de futebol (ou de qualquer outro esporte coletivo) para ilustrar essa assertiva. Porque esses profissionais mudam tanto de clubes por conta de insucessos? Já pensaram nisso? Eles são os exemplos mais flagrantes da verdade que existe na Fórmula da Liderança. Estão sempre mudando as variáveis (grupo e situação) e na maioria das vezes não se modificam a si a mesmos. E ai está o ponto mais comum dos fracassos dos líderes.
Não deixem de ler as definições dos internautas e quem sabe você mesmo não arrisque a formular uma das respostas: Quais os Principais Atributos dos Líderes?
Clique no logotipo e visite o site

O Brasil nunca precisou tanto de líderes competentes como agora. Setor público, iniciativa privada e ONGs estão em busca de gestores seguros e eficientes que saibam conduzir empresas e pessoas rumo às oportunidades encontradas no mercado brasileiro.

Na sua visão, quais são os principais atributos valoráveis de um líder e as competências essenciais para a gestão de negócios, processos e pessoas?
Compartilhe conosco a sua experiência, como líder ou com os gestores com quem trabalha.

Sob essa temática, a HSM promoverá o Fórum HSM Gestão e Liderança 2012, nos dias 27 e 28 de março, para que líderes e gestores debatam e adquiram o conhecimento com os melhores especialistas do mundo que falam sobre esse assunto.
Quais os Principais Atributos de um Líder
''Um líder precisa saber respeitar os valores que ele crê e as diversidades das pessoas lideradas. Também precisa saber que seus liderados não são seus amigos confidentes, são seus colaboradores. Reconhecer os talentos, elogiar, deixar seus liderados crescerem , e acima de tudo se fazer substituível, tudo acontece bem com ou sem a sua presença, basta apenas sua orientação e legado''
''Dentro de uma equipe o líder não é o melhor em qualificações profissionais , muitas das vezes ele é até o menos qualificado do grupo. O que ele tem que ser bom é em guiar, isso fica evidente em momentos de pressão quando muitas vezes o mais qualificado trava e o mais prático age.
Como diria Einstein: "Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento."
''Muito se tem falado em termos de vantagem competitiva com base em tecnologias e processos, entretanto, quanto mais se investe tempo e dinheiro, menos se obtém em termos de resultado.
A dificuldade talvez esteja no fato de se visualizar o problema por um prisma inadequado.
É indiscutível que as tecnologias e os processos contribuem em muito para o alcance das estratégias das organizações, entretanto a verdadeira vantagem competitiva deve estar centrada em informação, conhecimento e inteligência e obviamente, quem pode produzir os mesmos, são as pessoas.
São as pessoas que analisam e sintetizam as informações, são as pessoas que possuem conhecimento e são elas que podem produzir inteligência necessária para solucionar problemas, reduzir riscos e auxiliar a tomada de decisão dos executivos das organizações, permitindo que atuem antecipadamente aos eventos. Para tanto faz-se necessário investir em pessoas, adotar doutrinas e políticas, disseminar a cultura organizacional, conhecer as força para explorar as oportunidades, as fraquezas para neutralizar as ameaças. Dessa forma sim a tecnologia e os processos contribuem, com o seu papel de ferramenta, tanto quanto o quadro o pincel e as tintas colaboram para o gênio criativo do artista.''
''O líder primeiramente deve ter caráter íntegro. Deve estar sempre comprometido, tem que ter visão, deve ter suas metas e objetivos bem estabelecidos. Tem que ter princípios de mordomia que consiste em administrar o que as coisas como se fosse para ele mesmo
Um líder chama pra si a responsabilidade, distribui as tarefas entre os colabores de acordo com as competências, reconhece os acertos, perdoa os erros, incentiva e motiva o grupo, dá bom exemplo e o principal, distribui entre todos os méritos pelas conquistas.
Como o próprio título diz, ser líder é liderar e decidir pelo grupo, se ele mesmo não estiver convencido do seu real papel de liderar em prol do seu grupo, com certeza os mesmos vão ficar a ver as oportunidade passarem sem conseguirem os resultados e atingir seus objetivos!!!''
''Um líder precisa ser moral.
Tem mais valores morais e interiores do que valores no banco.
Se ele dirige pessoas e processos é porque sabe, inevitavelmente, dirigir à si mesmo. Se foge à essa regra, o líder não pode liderar pois falhará nos processos diários. É tão simplesmente detentor de um título conquistado sem mérito, como é até comum hoje. Um líder precisa saber sobre o que está fazendo, entender e conhecer as pessoas, saber onde está para saber onde e como levará todos, e só depois vem a gestão. Entender que isso não é uma formação acadêmica e sim de experiência e instrução por quem é um líder reconhecidamente (moral novamente). Um líder não é corruptível, não tem um "preço". Sustenta seus ideais e trabalha visando o benefício geral. Ser líder é ser um ser-humano fazendo um "sacro-ofício", empregando a sua vida com veemência e não uma imagem social ou peça de um grande jogo. Um líder, é aquele que é respeitado desde todo o "chão de fábrica" até seus presidentes, mesmo que não diga uma palavra. Ele é a expressão em ações das suas palavras. Um líder não simplesmente fala muito bem, como é profundamente eficaz e concreto nas suas visões e fundamentalmente, ações. Saber liderar, é saber viver.''
Atributos de um líder: inspirador, competente, que goste de pessoas e que desenvolva p potencial de todos na equipe e que seja igualitário. Um líder sem preferências e preconceitos dentro de uma equipe habilidosa faz o impossível pela Cia.
''Quando falamos em líderes, podemos dizer que são pessoas diferenciadas que sabem ouvir e fazer com que pessoas produzam mais sem precisar serem orientadas a cada momento, líder é aquele que está ao lado de sua Equipe e não acima, que sabe processar e valorizar as idéias das pessoas que as tiveram.''
''Lideres nascem lideres enxerga valores onde ninguém vê, sua postura é épica, seu tom de voz seu timbre ecoa, se posiciona de forma correta, vê no outro sua qualidade, e a faz parecer, ajuda a desenvolvê-la. E seu coração o guia, se qualifica para o que faz, o empenho anda consigo, aliado a bons valores e costumes, segui-lo se torna algo natural, sabe ouvir, dialogar, apontar o caminho, e assim os segue.
Por minhas palavras, tento aqui demonstrar o que é ser um líder, sem muita teoria, mas sim com a prática, em meu trabalho assim faço jus o que aqui falei.''
''Primeiro eu preciso acreditar que eu sou líder de mim mesma, que eu aprendi a vencer meus medos, ultrapassar minhas barreiras. e que agora eu confio em minhas atitudes, acredito quando esse auto conhecimento estiver amadurecido nesse momento eu já posso ser um líder.''
''O principal atributo de um líder é a relação de confiança que ele desenvolve com sua equipe. Ele precisa pertencer à equipe. Ser um deles. Possuir não só a autoridade
''Um líder antes de tudo precisa ter paciência, a ansiedade, desapego as regras e até certa insubordinação das gerações x e y exigem um jogo de cintura fora do comum, saber lidar com vaidades e desvios de caráter também e essencial pois, e muito mais fácil dizer o quer mudar em seu chefe do que se auto examinar e promover a mudança por uma alteração de comportamento própria queira desencadear as mudanças que deseja.''
Um dos principais atributos do líder é saber ouvir, ouvindo ele vai conhecer a sua equipe, suas habilidades, suas fraquezas, os problemas que podem interferir no trabalho e no seu resultado.
Pena que a habilidade de ouvir esteja tão perdida, todos querem falar...
''1) Auto-conhecimento; conhecer forças e fraquezas e trabalhar os resultados para desenvolver-se. 
2) Gostar de gente; conseguir ouvir com presença, entender pontos de vista alinhando expectativas e ações. 
3) Desenvolver pessoas; identificar e gerir os talentos disponíveis gerando equipes fortes , complementares.
4) Focar nas metas e nas soluções, principalmente quando os outros não conseguem vê-la. Sua visão de futuro apresenta, esclarece e motiva pessoas à realização. 
5) É sistêmico; tem a visão do todo e entende as relações de causa-efeitos e pontos de influência para alavancagens de impactos positivos.
6) ( e mais importante...) FAZ AS 5 CONSISTENTEMENTE.''
''O Bom Líder é a figura naturalmente reconhecida pelo seus liderados somado a isso, o bom líder precisar ter competências, além, é claro, do conhecimento do negócio/processo,ser um bom ouvinte,ser elegantemente persuasivo, ser gentil com as pessoas,ter coragem e assumir riscos.''
''liderança é influenciar para um bem comum. A liderança saudável é aquela em que a comunicação tem uma linha horizontal, que não oferece privilégios a grupos seletos em detrimento de outros grupos que fazem parte da mesma visão.
Uma vaidade presente na vida de alguns líderes é percebida quando este tem medo de dividir as tarefas e treinar seus liderados para fazer melhor do que ele.
Quero usar a frase de um grande treinador de liderança: "O verdadeiro líder trabalha para sair da empresa e não para ficar ". Parece um paradoxo porém é fácil de entender: quando preparamos alguém para executar nossa tarefa estamos livres para desafios maiores.''
''Primeiro:ter Auto Conhecimento - saber quem é, onde está forte, onde é falho, o que quer, onde quer chegar e como e o que fará para chegar onde deseja. Segundo: Alinhar-se com suas respostas, pois, após ter auto-conhecimento é fundamental saber se os caminhos estão de acordo com os desejos, competências, qualidades e conhecimentos.  Terceiro: Profundo Conhecimento do que FAZ e de COMO SE FAZ. Nunca conheci uma pessoa que tenha as 3 competências/qualidades acima e que não fossem altamente carismáticas, ponto final e fundamental para se liderar qualquer atividade, qualquer quantidade de seres humanos num mesmo rumo. Não há quem não se renda aos atributos acima e não siga um líder como este.''
Os principais atributos valoráveis: Ético, humilde e humano; ser um bom ouvinte e influenciador.
Quanto as competências essenciais: conhecer o próprio negócio (missão, visão e valores do projeto estratégico empresarial), empreendedor, criativo, estrategista, visionário, ser focado em resultados, saber planejar e tomar decisão, visão globalizada e estar conectado nas TICs e nas ferramentas da Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin