19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 29 de janeiro de 2012

Como você se comporta no avião? Veja aqui.

Não pude resistir em colocar esse vídeo aqui no blog. Ele mostra, de forma divertida, mas realista, situações de maus hábitos e comportamentos dentro dos aviões.
http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/files/2010/04/aviao2.jpg
Quem viaja muito - e no mundo corporativo as viagens e deslocamentos são fatos comuns e constantes nas vidas dos profissionais - é comum se presenciar situações inusitadas de falta de civilidade e comportamentos de absoluta má educação dentro das aeronaves.
Vi esse vídeo por acaso no programa Mais Você da Rede Globo. Digo "por acaso" porque assistir o programa não está nos meus hábitos. Todavia ao passar pelo canal o vídeo estava sendo exibido. Achei interessante e me deixei ficar. Foi ótimo! Imediatamente resolvi buscá-lo no site da Globo Vídeos e "transportá-lo" aqui para o blog.
Conselho para os meus prezados amigos, visitantes e leitores da Oficina de Gerência: prestem muita atenção no vídeo e identifiquem as situações que lá estão. Como diria minha avó, "Fujam delas como o diabo foge da cruz".
Nada mais desagradável do que topar nas vizinhanças de sua cadeira no avião com uma pessoa desprovida de educação social para conviver com seus semelhantes. E olha que já encontrei gente que aparentava nível alto de status social, mas que não tinha a menor compostura para estar dentro de um avião e vice-versa. Ser mal educado e grosseiro não é questão de classe social. Muitas vezes tive de me conter para não reagir contra aqueles caras que simplesmente baixam os encostos de suas cadeiras no ponto máximo sem se importar com quem está atrás deles. Atualmente já consigo assimilar e procuro me acomodar sem esquentar a cabeça, mas já discuti com essas toupeiras várias vezes por conta disso.
http://3.bp.blogspot.com/-CvI8KHQIMbM/TlzN67FeLhI/AAAAAAAAAHM/oC21M6ZI57M/s1600/Gentileza.jpgCreio ser correto afirmar que essas pessoas demonstram nos seus maus hábitos quem realmente são nos variados círculos das suas vidas pessoais. Certamente estamos habituados a ver esses personagens nas praias, nos hotéis, nos clubes...
O meu objetivo aqui é chamar a atenção daqueles que ainda não são "casos perdidos" e muitos deles não o são. É perceptível e com clareza que principalmente aos jovens nessas situações lhes faltam as orientações e os conselhos das pessoas mais experientes à sua volta. Outros não! São mal educados mesmo!
No mundo corporativo são comuns as ocasiões em que executivos foram demitidos por portarem-se de forma odiosa e incomodando passageiros e tripulantes. Clique aqui para conhecer um dos casos mais recentes. 

2 comentários:

  1. HD,

    Como vc pode constatar, até Ana Maria Brega é cultura. Bem oportuna a reportagem em questão e a abertura do debate aqui no Oficina.
    Porém, modos e educação diria eu que é pré-requisito para qualquer coisa.
    Até para viajar de avião...

    SDS

    JB
    "Back again"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo (de volta) meu caro JB. Folgo em vê-lo novamente prestigiando a Oficina de Gerência.
      Sobre o post vou acrescentar mais uma pitada de mau comportamento. Ontem, viajando de Salvador para Brasília sentei-me na poltrona do corredor e um determinado passageiro já estava na janela (quase) ao meu lado. Antes de iniciado o voo ele, que "calçava" sandálias havaianas, cruzou as pernas com o pezão descalço virado para meu lado e começou a massageá-lo de forma interminável. Quer coisa mais desagradável? E assim foi quase que durante todo o trajeto. Com a mesma mão ele comeu o lanche do avião. ARGH! Avião lotado, não tive alternativa senão ficar na minha e procurar esquecer o infeliz "vizinho".
      Para completar o cara da minha frente deitou a cadeira antes da decolagem e por meu azar o comissário de bordo passou e não viu.
      Pensei comigo, só pode ser castigo por haver colocado o vídeo da Ana Maria Braga no blog...

      Excluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.