19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cobra gigante assusta os pântanos da Flórida-EUA

http://festivalpaulistanodevideonasescolas.files.wordpress.com/2011/10/misterios-da-natureza.jpg?w=300&h=190Passei pelo site da revista alemã Der Spiegel (veja capa e link na aba lateral do blog) e vi um vídeo que me chamou a atenção para a reportagem publicada. Traduzi da melhor maneira que pude e publico aqui no blog.
Nos pântanos da Flórida nos EUA conhecidos por Everglades uma espécie dessas cobras gigantes (conhecidas como Python e Anaconda; nossa sucuri, por exemplo, é uma espécie de anaconda) está se multiplicando de forma descontrolada e alterando o equilíbrio ambiental da área onde proliferam. 
Trouxe o assunto para este espaço para compartilhá-lo com os leitores porque fiquei impressionado com o vídeo e as informações que o site traz. Pura curiosidade despertada.
Algumas informações que consegui traduzir do texto em alemão estão abaixo:
•    [...] a diversidade está ameaçada e o perigo tem um nome: Python molurus bivittatus (link em espanhol) mais conhecida como The Dark Tiger Python (algo como a "Python Tigre Negro"). Ela é originária do Sudeste da Ásia, mas há anos encontrou o seu habitat nos Estados Unidos [...]
•     [...] No clima tropical úmido de pântanos da Flórida oferecem excelentes condições às
vidas desses monstros e eles se multiplicam de forma explosiva por muitos anos. A python põe em torno de 50 ovos e por isso dezenas de milhares de serpentes vivem no Everglades, e todas estão com fome.
•    [...] Resultado: os mamíferos de pequeno e médio porte, mas também muitas outras
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxolQdRD97QcXoUeH_6muoqVF3_WR3cM6V_AysblyfLK_nsyfK6DJWkLQZir34I_gSemPshvJ8lzuPyzS_p0Zvm71xDDdfcTy5Vo0L1MtZ568GRMj8Z2s36rP7StKUx4-sr3ryfpWvMSeh/s1600/cobra-eua-everglades.jpgespécies são consumidas pelas pytho a um ritmo alucinante. Coelhos, guaxinins, gambás, raposas e linces - que são as espécies mais comumente encontradas nos Everglades - quase desapareceram.[...]
•    [...] Assim, dentro de um pythons já foi encontrado um cervo adulto. Também foram achados ovinos, cães de guarda e até cobertores elétricos que parecem agradá-las. Pythons também gostam de lutar com jacarés. Ás vezes vencem as cobras, outras vezes os jacarés e outras vezes o duelo é um empate - por exemplo, quando uma python engoliu um jacaré e ele explodiu. "Não há muitos animais nativos que não podem ser  engolidos por uma python"

Muitos cientistas norteamericanos estão estudando como conter o aumento da população das cobras uma vez que os danos que essas predadoras estão provocando no meio ambiente da região já começam a preocupar.
Vejam o vídeo e depois cliquem aqui para ver uma galeria de 14 fotos no site da Der Spiegel que trazem imagens impressionantes sobre essas gigantescas serp

Os pântanos do Everglades são um habitat ideal para os animais que não tem nenhum negócio lá, nada realmente. Assim como uma espécie importada da Ásia: o python tigre. Há oeste de Miami, há agora mais cobras do que o senso comum realmente permitiria. 


2 comentários:

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.