Oficina de Gerência
10 de jan. de 2012
Os Filosófos e a Educação ( VII e VIII) - Rousseau e Descartes
E
ste é o último dos quatro posts que programei para publicar na Oficina de Gerência sobre o tema
Filósofos e a Educação
.
Nesse post estão os dois últimos vídeos da série de números sete e oito. Eles falam de
Jean-Jacques Rousseau
(vídeo sete) e
René Descartes
(vídeo oito).
Como tenho informado em cada um dos posts e
ssa coletânea está integralmente no
Vimeo
, melhor site do gênero na Internet. O conjunto que copiei a partir do Vimeo é composto de oito vídeos magnificamente montados e narrados.
Clique sobre a imagem
Na verdade os vídeos são as transcrições dos DVDs do
box
distribuído pela
Atta Mídia
sob o mesmo título
(veja imagem ao lado)
de
"Filósofos e a Educação".
O
s DVDs exibem conteúdos direcionados para professores e educadores. Os textos narrados e as imagens têm a virtude de ilustrar de forma didática as histórias de consagrados pensadores que contribuiram para formar e amalgamar a filosofia humana ao longo dos séculos.
A
o assisti-los podemos obter um
ótimo verniz de informação sobre as figuras dos sábios, suas histórias, as concepções de suas idéias e os pensamentos filosóficos que criaram e desenvolveram. Está tudo lá de forma fácil para o entendimento de todos.
T
enho defendido repetidas vezes aqui no blog da Oficina de Gerência que ter uma base de cultura geral consistente é um dos pilares mais sólidos para a formação de um bom executivo e de uma liderança respeitada. Posso afirmar com toda convicção que não conheci nenhum líder, gerente ou comandante de sucesso que não ostentasse no currículo uma dose considerável de conhecimentos intelectuais sobre história geral, literatura, políticas, artes, ciências, filosofia...
U
m breve resumo de alguns conteúdos está no texto abaixo que copiei do próprio site onde os DVDs estão à venda (
clique aqui
).
[Filosofos & Educação] Rousseau (Vol.7)
Em uma época em que a filosofia tratava do homem como um ser abstracto, Rousseau propôs uma visão radicalmente diferente e passou a pensar no homem como um ser concreto e histórico. Preocupado com a felicidade dos seres humanos, buscou saber o que tornava infeliz o homem, que julgava nascer feliz e em harmonia com a natureza.
Rousseau acreditava que a sociedade e suas regras corrompem o homem, e fazia uma proposta concreta e sistemática de como a convivência social pode dar sem violentar a liberdade, a consciência e a criatividade do indivíduo. Para ele, a educação está no centro dessa construção.
* Revolução filosófica: o homem concreto
* O homem e a natureza
* Contrato Social
* Naturalismo e antropocentrismo
* Emílio: uma proposta de Educação
* Rousseau e a educação contemporânea
[Filosofos & Educação] Descartes (vol.8)
René Descartes introduz as bases da ciência e da filosofia modernas, bem como lança as referências de uma nova educação, baseada no conhecimento objectivo da realidade. Trata-se do conhecimento científico metódico e criticamente estabelecido, mediante o qual se conhece também o modo de agir, o caminho adequado da acção.
* Um método seguro para o conhecimento da verdade: Discurso do Método
* Dualidade do homem: Corpo e espírito
* Penso, logo existo
* A extensão dos corpos e a substância divina
* Bases da ciência e filosofia modernas
* Educação baseada no conhecimento objectivo da realidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário