05 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| Dia Nacional do Médico de família e comunidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||
Bem vindo
Neste sábado (5/12) é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, profissional essencial para a Atenção Primária à Saúde (APS). Aproximadamente 85% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas por um médico de família - os demais são encaminhados para outras especialidades. No Brasil, é comum haver confusão entre médico de família e clínico geral, mas tratam-se de funções diferentes, embora complementares. Enquanto o clínico trata especificamente da doença, o médico de família foca na pessoa, acompanhando o paciente durante todas as fases da vida. “A clínica geral é pontual, e a medicina da família é longitudinal”, resume a médica de família do SUS, Fernanda Melchior, atuante em Florianópolis (SC). Além dos sintomas, o estilo de vida, os hábitos, as emoções, as condições de trabalho e a moradia são levados em conta para que o médico de família aponte um diagnóstico. Ou seja, o indivíduo é analisado de forma integral. “Como costumam dizer: quando a boca cala, o corpo fala, e é nisso que nós prestamos atenção”, observa a médica.
A WONCA é a Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors). Ela é uma entidade global que representa médicos de família e comunidade em todo o mundo, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de cuidados médicos integrais. A WONCA é considerada a voz global da medicina de família e comunidade, defendendo que sistemas de saúde fortes começam pela atenção primária. Seu trabalho inspira políticas públicas e práticas médicas em diversos países, incluindo o Brasil, onde a especialidade é cada vez mais valorizada.
Visualizações no blog no mês de novembro/2025.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Os riscos de ser chefe. Conheça-os e fuja deles...
Navegar (na Internet) é preciso! Apesar do verso famoso de Fernando Pessoa ("Navegar é preciso; viver não é preciso") referir-se à exatidão do ato de navegar e não à necessidade de navegar vou utilizar o verso na interpretação mais popular que é a da necessidade de navegar na rede.
Ufa! Acho que a explicação não ficou muito precisa (Ops!), mas interpretar Fernando Pessoa não é para o meu intelecto. Tudo que eu queria escrever era que para se descobrir coisas interessantes na Internet é necessário navegar na rede. Pronto, falei! E foi assim que encontrei o blog "Room 4D" do consultor Pablo Aversa cujo logotipo coloquei abaixo com link e tudo mais. Nele há um excelente conjunto de artigos sobre as coisas do mundo corporativo e todos com a qualidade e a segurança de quem tem a bagagem para passar experiência. Selecionei um ótimo texto. O título aparentemente tem um pouco de clichê - "Ninguém É Perfeito Mas Há 10 Coisas Que os Gerentes Nunca Devem Fazer", mas é meramente uma falsa impressão. As dicas de Aversa são ótimas e totalmente aproveitáveis. Gostei muito da forma como ele conseguiu selecionar e expressar as deficiências mais importantes das quais os gerentes devem estar atentos para não cultivá-las nas suas carreiras. Além do mais o estilo de Pablo Aversa é leve e coloquial. Fácil de ler. Gostei muito de conhecê-lo e espero trazer muitos artigos do Room 4D" para cá. Como sempre faço nesses casos vou dar uma palinha do artigo que estão prestes a ler. Só para despertar a curiosidade e afastar a preguiça. Leiam.
[...] "Mas
algumas vezes um erro pode se transformar numa verdadeira casca de
banana. E aí, o que era para ser uma exceção pode acabar virando uma
regra generalizada. O que quero dizer é que há fronteiras que os
gerentes não devem cruzar, comportamentos que não devem ser exibidos e,
sem querer ser excessivamente dramático, atalhos que levam para o lado
negro." [...]
Não deixem de ler o texto inteiro e visitar o blog onde tem muito mais. Com certeza não vão deixar de colocá-lo entre seus favoritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.