27 de janeiro DE 2026 ||| 3ª feira ||| Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto ocorre anualmente em 27 de janeiro. Esta é uma data dedicada à homenagem das milhões de pessoas que foram torturadas e mortas nos campos de concentração comandados pela Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), sob o comando de Adolf Hitler. Os nazistas assassinaram, primeiramente, pessoas que tinham alguma deficiência mental ou física, e opositores do governo. Além disso, grupos sociais que eram considerados “inferiores”, segundo o nazismo, como negros, homossexuais, Testemunhas de Jeová e ciganos, pereceram nos campos de concentração. Vítimas do Holocausto Dentre as milhões de vidas perdidas, a maioria eram judeus, que foram perseguidos implacavelmente em todos os países ocupados pelos nazistas. Estimam-se que tenham sido assassinados mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto. A dimensão da crueldade que foi o Holocausto é tão assustadora que, para tentar evitar episódios semelhantes no futuro, foi criada a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Origem do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), através de uma Assembleia Geral, pela resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005. O 27 de Janeiro foi escolhido por ter sido a data, em 1945, que aconteceu a libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, considerado o principal complexo e mais terrível do regime nazista.




quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Elis Regina, trinta anos e ela está mais viva que nunca!

      Aqui está um post que produzi com muito carinho e dedicação. Estou entre os milhões de fãs de Elis Regina que ainda a consideram a melhor cantora do Brasil em suas gerações. Não tenho a menor dúvida em afirmar isso. Difícil, mesmo após 30 anos - Trinta anos, meu Deus! - ouvir Elis e não me emocionar.
      A cada ano cresce mais a nossa admiração por essa mulher tão pequenina quanto notável em sua arte, nas suas expressões, na coragem de dizer o que pensava e desafiar os poderosos. Exímia na arte de chutar o balde e jogar tudo para o alto. Um ser humano perfeito. Assim era Elis. Não aguentou a barra de viver e querendo escapar por um momento jogou-se na eternidade e nos deixou órfãos de sua arte.

      Hoje, 19 de janeiro os seus admiradores estão homenageando sua memória e lamentando que tenha partido tão cedo. Como diz o dito popular "Deus sabe o que faz". Fico aqui imaginando a nossa eterna "Pimentinha" com 66 anos, uma idosa... Não iria combinar com a imagem que guardamos dela. É... Deus sabe mesmo o que faz!
      Para lembrá-la fiquei aqui pensando que músicas vou escolher para celebrar a memória dessa artista notável? Dificil decisão, mas fiz minha seleção. Lembrei primeiro da sua magistral interpretação - ao vivo - da música/poema de Chico Buarque "Atrás da Porta" onde ela emocionou o Brasil inteiro cantando seu próprio drama pessoal, dilacerando-se interiormente e exibindo sem limites sua sensibilidade de mulher e artista. Emoção pura mesmo depois de trinta anos. Fantástico momento!

      Não poderia deixar de colocar no post uma das minhas preferidas que é "Fascinação" e fui longe para buscar "Carinhoso" que ela cantou ainda muito jovem em 1971. Finalmente coloquei aquela musica que, para mim, é a melhor interpretação de Elis Regina ao vivo, "O Bêbado e a Equilibrista". Jamais consegui ouvir ou ver Elis cantando essa canção sem marejar os olhos. Compartilho a minha emoção e minha saudade com os meus amigos e visitantes do blog. Pena que os jovens de hoje não tenham podido curtir essa genial e esquentada gauchinha que virou o Brasil de pernas para ar... algumas vezes.


      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.