||| 28 de maio DE 2026 ||| 5ª feira ||| dia internacional do brincar ||| “A ingratidão é o mais horrendo de todos os pecados.” ― Alexandre Herculano |||

Bem vindo

Bem vindo

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Karl Groos (10 de dezembro de 1861, em Heidelberg – 27 de março de 1946, em Tübingen ) foi um filósofo e psicólogo alemão que propôs uma teoria instrumentalista evolucionista do brincar. Seu livro de 1898, " O Brincar dos Animais", sugeriu que o brincar é uma preparação para a vida adulta. Groos foi professor titular de filosofia em Gießen , Basileia e de 1911 a 1929 em Tübingen . Sua ideia principal era que o brincar é fundamentalmente útil e, portanto, pode ser explicado pelo processo normal de evolução por seleção natural . Quando os animais "brincam", estão praticando instintos básicos, como lutar, para sobreviver. Isso é traduzido do original como "pré-ajuste". Apesar dessa percepção, a obra de Groos raramente é lida hoje em dia, e sua conexão entre brincar e estética foi considerada "equivocada". Outra área de estudo foi a psicologia da literatura, incluindo análise estatística. Entre seus discípulos está o filósofo alemão Willy Moog (1888–1935) (doutorado sobre Goethe supervisionado por Karl Groos em Gießen, 1909). {https://en.wikipedia.org/wiki/Karl_Groos}

 

imagem

imagem

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Elis Regina, trinta anos e ela está mais viva que nunca!

      Aqui está um post que produzi com muito carinho e dedicação. Estou entre os milhões de fãs de Elis Regina que ainda a consideram a melhor cantora do Brasil em suas gerações. Não tenho a menor dúvida em afirmar isso. Difícil, mesmo após 30 anos - Trinta anos, meu Deus! - ouvir Elis e não me emocionar.
      A cada ano cresce mais a nossa admiração por essa mulher tão pequenina quanto notável em sua arte, nas suas expressões, na coragem de dizer o que pensava e desafiar os poderosos. Exímia na arte de chutar o balde e jogar tudo para o alto. Um ser humano perfeito. Assim era Elis. Não aguentou a barra de viver e querendo escapar por um momento jogou-se na eternidade e nos deixou órfãos de sua arte.

      Hoje, 19 de janeiro os seus admiradores estão homenageando sua memória e lamentando que tenha partido tão cedo. Como diz o dito popular "Deus sabe o que faz". Fico aqui imaginando a nossa eterna "Pimentinha" com 66 anos, uma idosa... Não iria combinar com a imagem que guardamos dela. É... Deus sabe mesmo o que faz!
      Para lembrá-la fiquei aqui pensando que músicas vou escolher para celebrar a memória dessa artista notável? Dificil decisão, mas fiz minha seleção. Lembrei primeiro da sua magistral interpretação - ao vivo - da música/poema de Chico Buarque "Atrás da Porta" onde ela emocionou o Brasil inteiro cantando seu próprio drama pessoal, dilacerando-se interiormente e exibindo sem limites sua sensibilidade de mulher e artista. Emoção pura mesmo depois de trinta anos. Fantástico momento!

      Não poderia deixar de colocar no post uma das minhas preferidas que é "Fascinação" e fui longe para buscar "Carinhoso" que ela cantou ainda muito jovem em 1971. Finalmente coloquei aquela musica que, para mim, é a melhor interpretação de Elis Regina ao vivo, "O Bêbado e a Equilibrista". Jamais consegui ouvir ou ver Elis cantando essa canção sem marejar os olhos. Compartilho a minha emoção e minha saudade com os meus amigos e visitantes do blog. Pena que os jovens de hoje não tenham podido curtir essa genial e esquentada gauchinha que virou o Brasil de pernas para ar... algumas vezes.


      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.