19 de jan de 2012

Internet continua livre. Protesto deu certo!

http://4.bp.blogspot.com/-h-F7Mi6J_5o/TxcMowk-igI/AAAAAAAAXlw/hLHjUj2ZXpA/s640/Internet+Livre.jpg

Acho que a batalha foi ganha e a guerra, pelo menos por enquanto está prestes a ser vencida. O protesto dos grandes sites da Internet, liderado pela Wikipédia, contra a lei que estava em discussão no congresso dos EUA valeu a pena.
A mobilização foi tão expressiva lá e no resto do planeta que os deputados e senadores norteamericanos que estavam dando suporte político aos projetos de lei voltaram atrás. Até o presidente Obama se pronunciou contra a legislação da forma em que ela estava sendo discutida.
Lá os políticos respeitam a opinião pública e não se sentem constrangidos em recuar nas suas manobras quando percebem que seus eleitores podem ameaçá-los com perda de popularidade e de votos. Democracia é assim.
Hoje a Folha de São Paulo noticiou o recuo dos apoiadores. De nada adiantou o lobby dos gigantes das indústrias do cinema, da música, dos games e adjacências. Venceu a liberdade de expressão. Todos os que foram contrários à legislação se disseram contra a pirataria (e quem não o é), mas não concordaram em criar uma lei mal discutida que tinha tudo para estabelecer censuras e limitações ao livre trânsito de informações e dados na rede.
Com certeza a turma do contra vai volta à carga em algum momento, mas perderam feio a primeira cartada. Como diriam os mineiros... "deix'eles"! Quando vierem de novo que estejam mais bem preparados e coerentes para não ofenderem a inteligência dos internautas. Foi uma beleza!
Aqui no Brasil, como com certa timidez o pessoal que frequenta a rede se mobilizou e muitos sites e blogs se posicionaram firmemente colocando tarjas negras ou ostentando banners com palavras de ordem a favor do protesto.
Assim foi no mundo inteiro e principalmente nos EUA cuja reação exposta por todas as redes sociais fez com que os os lobistas que brigavam pela aprovação das duas leis recuassem rapidamente. Pelo menos por enquanto a internet está livre da censura que andou sobrevoando-a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin