20 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Hitler está sendo muito focado no site da BBC-Brasil.

O
site da BBC em português ultimamente está publicando muitas matérias seguidas sobre  Hitler, a Alemanha nazista, seus personagens e fatos da  2ª Guerra Mundial. Isto denota em primeiro lugar que pode estar faltando assunto na BBC (o que acho impossível). Em segundo lugar comprova um fascínio mórbido que a opinião publica de todo o planeta (notadamente na Inglaterra, terra da BBC) ainda demonstram para compreender sobre Hitler e seu tempo. 
Ninguém de bom senso pode admirar Hitler, todavia as matérias jornalísticas sobre este personagem  abominável da historia continuam despertando interesse de leitores diversos. Por que será?  Eu tenho minha teoria e aposto que você também tem a sua. Não vamos discorrer sobre isso agora...
Aqui no post reproduzi duas matérias sobre o assunto publicadas no  site  da BBC-Brasil. A rigor, considero os assuntos de pouca importância histórica, mas certamente devem aguçar a consulta ao post, nos sites de busca (Google e outros). Vou pagar para ver.
.
 


Morte de assistente de Hitler pode revelar detalhes sobre Holocausto

As memórias de um dos assistentes mais próximos do ditador Adolf Hitler poderão esclarecer mais fatos sobre o envolvimento pessoal do líder nazista no Holocausto.
Fritz Darges, que morreu no último final de semana em sua casa perto de Hannover aos 96 anos, foi assistente de Hitler por quatro anos durante a Segunda Guerra Mundial e esteve presente durante todas as grandes conferências dos nazistas, de acordo com o jornal britânico Daily Telegraph.
Historiadores acreditam que seus manuscritos podem fornecer informações e provas importantes de que Hitler ordenou as mortes de seis milhões de judeus.
Segundo o jornal, se isto for provado, vai desacreditar as teorias de historiadores revisionistas que afirmavam que o ditador não sabia do Holocausto.
Em uma entrevista para um jornal alemão pouco antes de sua morte, Darges contou como conheceu Hitler em uma reunião do partido em Nuremberg, em 1934.
"Ele parecia simpático, era bondoso", teria dito Darges.
"Eu devia e sempre estava à disposição dele, em todas as conferências, em cada reunião, todas as conferências de guerra. Devo dizer que eu achava ele um gênio. Todos sonhávamos com um grande império alemão. Por isso eu o servi e faria tudo de novo." 

Mosca
Darges tinha sido treinado para trabalhar como secretário de exportação, mas se juntou à SS em abril de 1933.
Adolf Hitler (arquivo)
Hitler enviou Fritz Darges para o front oriental devido a incidente com mosca
O ex-assistente também contou na mesma entrevista ao jornal alemão como ele foi demitido por Hitler devido a um incidente bizarro envolvendo uma mosca.
A mosca estava voando em uma sala onde estava ocorrendo uma conferência importante dos líderes nazistas em julho de 1944, o que irritou Hitler.
O ditador então ordenou que Darges matasse a mosca, mas o assistente da SS sugeriu que, como era uma "praga aérea", a tarefa deveria ser realizada pelo assistente da Luftwaffe, Nicolaus von Below.
Darges conta que Hitler ficou furioso e o dispensou de seu cargo, afirmando "Você vai para o front oriental".



  
Venda de casa de Hitler alerta vizinhos na Áustria

Hitler nasceu em uma pequena cidade perto da fronteira com a Alemanha. A venda da casa da família de Adolf Hitler na cidade austríaca de Braunau am Inn levantou a preocupação de que o local se torne uma espécie de “santuário” para simpatizantes do nazismo.
A casa onde Hitler nasceu em 1889 foi colocada à venda ao preço de 2,2 milhões de euros (cerca de R$ 5,6 milhões).

Adolf Hitler
Os moradores da cidade e políticos locais temem que a casa caia nas mãos de extremistas de direita. O prefeito da cidade, Gerhard Skiba, quer evitar que isso ocorra, mas a prefeitura não tem recursos para comprar a propriedade.

Atualmente, a residência está sendo usada por uma organização de ajuda a deficientes e no passado já abrigou uma biblioteca, um banco e um instituto técnico.

Alguns historiadores sugeriram que o prédio deveria ser transformado em um museu, mas o prefeito se opõe vigorosamente à ideia, afirmando que isso poderia encorajar pessoas de vários países a visitar o local. Por enquanto, a única menção ao passado da casa é um memorial dedicado às vítimas do nazismo.


3 comentários:

  1. Talvez desvendar o cérebro humano para descobrir a fonte do mal seja um dos motivos para tanto interesse.
    Que esta fase da história da humanidade é muitíssimo interessante, já concordamos anteriormente.
    Segue abaixo um link para lá de interessante, mostrando um dos muitos vídeos produzidos pelos americanos sobre o Brasil durante a Segunda Guerra.
    E principalmente, este link serve para garimpar tudo que foi perdido na internet.
    Lá vai:

    http://www.archive.org/details/Brazilat1943

    JB

    ResponderExcluir
  2. Caro Brain,

    O link que você enviou é maravilhoso. Vou ver se consigo colocá-lo no blog. Ele merece!
    Mais uma vez grato pela visita e pelo comentário.
    Até breve.

    ResponderExcluir
  3. Na Época saiu uma matéria sobre uma biografia de Hitler, focando nos fatores que levaram um sujeito que tinha tudo para morrer anônimo a se tornar um dos maiores monstros da história.

    Achei fascinante, uma viagem no tempo...

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.