28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 29 de agosto de 2009

Escreva bem. Não há nenhum segredo nisso!



 http://www.mgrande.com/weblog/images/partosdepandora/duras6.gif
         Trabalho todos os dias lendo documentos. Na sua maioria são textos contendo relatos, relatorios, memorandos e toda sorte de escrita que um executivo pode ter sobre sua mesa. Faz parte do trabalho e não me queixo do volume de serviço. Lastimo isto sim, é pela qualidade do conteudo que está no texto.
         Vejo jovens, brilhantes tecnicamente, que não conseguem expressar uma idéia no papel. Técnicos do mais alto nível de conhecimento (mestrados e doutorados em profusão) que são desastrosos ao expor um pensamento ou descrever um cenário.
         Obviamente não é questão de inteligencia. É, sim, de preparo pessoal para enfrentar este tipo de "obstaculo".  Aliás, nem sei por que escrevi isto. Expressar-se bem, saber transmitir de forma escrita e inteligível as próprias ideias não pode ser considerada uma dificuldade profissional.
         Nem vou discorrer sobre isto aqui no espaço do blog. Existem toneladas de papel que versam sobre o tema. O que posso dizer é que escrever bem - e não estou falando de ser um "escritor" - tem um unico ponto de partida: querer escrever bem. 
         Por trás dessa simples frase está uma enorme força de vontade e um habito que deve ser cultivado eternamente pelos candidatos a uma boa escrita. Muita leitura para começar. Pode ser do que quiser: livros (de preferência, pois dificilmente alguem que escreva mal conseguirá publicar um), jornais, revistas (menos aquelas que querem, exatamente, descrever a vida sem qualidade) e tudo que possa estar ao alcance e tenha garantia de qualidade dos autores. É um universo infinito à disposição.
         Escrever bem impulsiona carreiras e traz respeito profissional. Principalmente nestes tempos onde os bons escribas estão ficando cada vezes mais raros. 
         Com base nisto, venho fazendo “campanha" sistematica no blog para buscar "despertar as vocações dos escribas potenciais" que passem por aqui. Notadamente os jovens. Nesta linha descobri estes dois arquivos no SlideShare e achei que poderia ser uteis uma vez que foram produzidas, segundo os créditos, pelo site "Scritta on Line" que é especializado no assunto. Cliquem e aproveitem, mas não esperem formulas mágicas... 
  •    
NOTA - Recomendo clicar no link a seguir e conhecer a série Superdicas Escrever Bem  que publiquei no blog com base no audiolivro da Doutora Edna Maria Barian Perroti que contem dezenas de dicas para os interessados.
  •  





°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.