27 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO - DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Um teste de quem conhece o genero humano (ou pensa conhecer...)

Recebi como contribuição do mais novo leitor do blog, Luis Roberto Caneca, o e-mail com o texto abaixo. Trata-se de uma (pretensa) "metodologia" utilizada pelo famoso Marechal de Campo Helmuth von Moltke sobre como distribuir as tarefas entre os oficiais que estavam sob seu comando.

Achei a "classificação" interessante para compor um mosaico que deve fazer parte do ferramental de todos os "habitantes" do mundo corporativo que tenham pessoas sob sua liderança.

Deve ser dito que qualquer gerente sempre está (ou deveria estar) "catalogando" os tipos que cruzam pelo seu caminho. É na habilidade com o manejo deste elenco de tipos humanos que um líder consolida a sua experiencia.

Quanto mais ampla e variada esta lista, maior será a probabilidade do comandante de escolher seus colaboradores ou de resolver, com previsibilidade, os problemas de relacionamentos entre os membros de sua corporação.

Von Moltke foi um dos mais afamados generais da história das guerras. Sua inteligência e liderança na condução de homens no campo de batalha eram lendárias. Certamente a "metodologia" abaixo pode, sim, ter sido criada por ele.

Com as necessárias adaptações este sistema pode servir para quaisquer outras "escolhas" que os gerentes necessitem fazer para escolher bem os seus “oficias” e distribuir, com presteza, as tarefas de suas atividades.


Conheçam e tirem suas próprias conclusões.


Bullets


http://media-2.web.britannica.com/eb-media/39/9939-004-2D20C149.jpg

[clique na imagem]

Bullets

Um curioso dos métodos e almas das empresas descobriu uma preciosa catalogação de oficiais, feita pelo general Helmuth Von Moltke, chefe do Estado Maior alemão de 1857 a 1888.

Os oficiais dividem-se em quatro grupos:

Ø Os mentalmente vazios e fisicamente preguiçosos: a estes, Von Moltke dava tarefas simples e repetitivas.

Ø Os mentalmente vazios e fisicamente ativos: o general considerava esse grupo mais perigoso que o primeiro. São fábricas ambulantes de problemas. É necessário vigiá-los.

Ø Os mentalmente brilhantes e fisicamente ativos: Von Moltke nunca levou um oficial desse grupo para o coração do Estado Maior. Convenceu-se de que são pessoas hiper-ativas, obcecadas com irrelevâncias, incapazes de se tornar líderes.

Ø Os mentalmente brilhantes e fisicamente preguiçosos: esse era o tipo “herói” do general. Sua justificativa era que a preguiça faz com que essas pessoas busquem sempre a maneira menos trabalhosa de resolver um problema, inclusive o seu. Questões sem importância não conseguem parar na mão desse tipo de executivo.

Aproveite esta "classificação" e procure enquadrar (muito discretamente, aconselho) nela as pessoas que você conhece. Seus colegas, amigos do trabalho, amigos fora do trabalho, colaboradores, companheiros, parentes e todos os que lhe são proximos. Pode ter certeza que vão aparecer muitas surpresas.

http://www.gifs.cc/rule3.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.