14 de janeiro DE 2026 ||| 4ª feira ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo



Otto Eduard Leopold von Bismarck-Schönhausen, Príncipe de Bismarck, Conde de Bismarck-Schönhausen, Duque de Lauemburgo (em alemão: Fürst von Bismarck, Graf von Bismarck-Schönhausen, Herzog zu Lauenburg, Schönhausen, 1 de abril de 1815 — Aumühle, 30 de julho de 1898) foi um estadista e diplomata prussiano e mais tarde alemão. A Realpolitik e o governo poderoso de Bismarck levaram-no a ser chamado de Chanceler de Ferro. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Otto_von_Bismarck)


domingo, 23 de agosto de 2009

RH Estratégico. Qual é o seu papel? (Eugen Pfister)


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqVHOJFUk9bGE72RCf3ANxSCJ8RRw4JhdA5UpYgLJ-V65lbGxevXDdaRoCeyT7oxSq4B0nLeXM-dCLZFfAS-yKuNqRB9gc3ASn1wmQyouAqkPp_oIume2oKWTlhMlmBnvq4qetUyY1Lkw/s320/rh_carrasco.gif

Faz tempo que não publico um artigo do professor Eugen Pfister. Ele é um dos bons amigos que fiz a partir da criação do blog. Sendo leitor um regular  da Oficina de Gerencia Pfister, sempre que pode  envia-me e-mails com indicações de artigos e vídeos recheados de observações do mundo cotidiano atual com muitas pinceladas de fino humor.
Neste artigo que lhes apresento agora o professor aborda o tema da administração dos chamados recursos humanos (RH) das empresas. E nos apresenta o seu pensamento sobre o funcionamento das corporações sob a égide do conceito (novo) de RH Estratégico.

Leiam um trecho do artigo que deverá despertar-lhes a curiosidade:

  • [...] "Tudo bem! O conceito RH estratégico é charmoso e popular. Porém, quais são os benefícios estratégicos tangíveis e intangíveis para a Organização, acionistas, clientes internos e externos aportados por RH? A realidade é inimiga mortal da retórica. Ela exige provas, fatos, dados. Aquém e além, só resta a ironia de Hamlet: “palavras, palavras, palavras”. Para superar a utopia, precisamos de um conceito com alvo definido e maior sentido operacional que a meu ver tem nome, CPF e RG: PERFORMANCE HUMANA. [...]

O professor Pfister sabe o que diz e as suas conceituações não inovadoras. Tem experiencia e autoridade como consultor de desempenho humano e gerencial que é entre outras muitas habilidades (veja o link ao final do post).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.