19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 27 de novembro de 2011

Novos Mestres na Maçonaria de Brasília


N
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKhX5o5cv9PHgetZFfGOMysoHnCKjDWqPOOa8CGwCszcI9bLxZYh1La-p-W_V-PVet8xw42LreqNYzRAnF5ImHBTHWB7jWTjfahE-ByJPwJjI-jyk2rXbthRZhxgCzOS9nEBsusHAvpQwA/s400/CARTO_~1.GIFa maçonaria é sempre um momento de muita alegria e orgulho quando as lojas regulares conseguem promover a exaltação de seus membros a Mestres Maçons. Isso significa que estas lojas conseguiram conduzir os homens que, iniciados como Aprendizes e depois elevados a Companheiros, chegaram ao terceiro e último grau da Maçonaria Simbólica.  Ao evoluir na vida maçônica dizemos que os irmãos estão subindo a "Escada de Jacó". 
Em uma Loja de Maçonaria - que chamamos de Oficina - vestir o avental de mestre significa haver alcançado um estágio superior nas lides da vida. E não só da vida maçônica. Isso mesmo! Os maçons, em verdade, são homens que desde suas iniciações como aprendizes vão sendo modelados nas oficinas maçônicas para defender e trabalhar pelos valores mais positivos da humanidade.
Tanto é assim que a maçonaria esteve e está sempre posicionada ao lado dos movimentos libertários (Garibaldi), do humanismo e do iluminismo (Voltaire), das revoluções contra o despotismo e as tiranias (Joaquim Nabuco). 
Os maçons verdadeiros - principalmente os mestres - não se permitem envolvimento em atos e comportamentos de baixo calão, atitudes desonestas ou procedimentos mesquinhos. Se se deixarem corromper deixam de ser considerados maçons e serão, após processados dentro da Ordem, expulsos da maçonaria.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5HdIwWQEXfFQAR97tXmu3v8BHfBDvd0osuyE3Zaq0UHwFtW7InXJWtr55rqnvTDThAPjyG2muCI0Gge6hqoFnbtZm2B5eDCYHa3AuNDTCuRndo2VITcBKURSWd_TDF0Nh_YcWp5UUJG8/s320/a.jpg
Representação da Escada de Jacó
Mestres Maçons, aos milhares pelo mundo afora, continuam, silentes e discretos, a trabalhar pelo bem da humanidade nos governos das nações e nas organizações internacionais. 
Vez por outra "descobre-se" que determinados personagens importantes das ciências, das políticas, das artes, dos esportes e muitos outros quadrantes da História Universal são (ou foram) maçons. Poderia citar dezenas deles, centenas com certeza, mas deixaria de fora muitos outros que, silenciosamente em suas vidas de cidadãos comuns, cavam masmorras aos vícios sempre aplicando nos seus ofícios os princípios que aprenderam e desenvolveram como maçons em suas Lojas. Ser Mestre Maçom é iniciar esse caminho.
Por isso minha alegria, como maçom que sou com muito orgulho, em divulgar a exaltação de mais três irmãos maçons em minha Loja. Vejam a imagem do convite que a Loja Antonio Francisco Lisboa fez distribuir e divulgar para marcar o evento. 
Saudações a todos os meus irmãos da Loja do Aleijadinho e especialmente aos futuros Mestres. Um Tríplice e Fraternal Abraço em todos.

http://www.cayru.com.br/images/esqcomp.gif

2 comentários:

  1. Meus parabéns aos novos Mestres. Rogo ao GADU que lhes oriente e ilumine durante a subida da escada de Jacó. Espero ainda que vocês novos Mestres, não se esqueçam dos velhos Mestres e de seus ensinamentos. Eu mesmo guardo em meu convívio diário alguns velhos Mestres que são meus faróis, não só na vida dentro da Ordem, mas, também na vida profana. S.'. F.'. U.'. aos novos Mestres e à Loja Antônio Francisco Lisboa!

    ResponderExcluir
  2. Caro Ir:.
    Fico feliz por sua visita e seus votos de S:.F:.U:. aos jovens mestres da minha Loj:. Certamente que repassarei a eles.
    Que o G:.A:.D:.U:. continue iluminando suas trajetórias em ambas as col:. Volte sempre.
    Receba meu mais sincero T:.F:.A:.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.