15 DE JULHO DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo


José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 26 de novembro de 2011

O Brasil no Raio X do IBGE. Está melhor... "Ma non troppo"

Clique na capa e visite o site
Achei interessante trazer essa reportagem da revista Veja aqui para o blog. Considero que é do interesse geral que todos os brasileiros conheçam os resultados mais relevantes da ultima pesquisa do IBGE relativa ao Censo de 2010.
Entre múltiplos temas que constam na pesquisa a revista Veja destacou a diminuição flagrante da família do brasileiro médio e mais uma série de transformações que a pesquisa detectou nos ultimos dez anos.
Foram mudanças significativas nos ultimos anos que estão transformando de maneira profunda a vida dos brasileiros.
Leiam abaixo um trecho da matéria. 

[...] "A família brasileira está menor, mais fragmentada e se organiza de forma muito mais diversa do que há dez ou vinte anos. Até 1990, os casais tinham 2,8 filhos em média, 80% dos lares eram encabeçados por um homem e a estrutura da família nuclear era, com raras exceções, a clássica: pai, mãe e filhos. A segunda parte dos resultados do Censo 2010, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada, revela algumas das mudanças por que o país passou desde 2000, ano em que foi feito o último estudo. E, ao menos no que diz respeito à vida privada dos brasileiros, elas são profundas." [...]

O censo ainda está sendo digerido pelos analistas e as conclusões da pesquisa em seus variados temas vão sendo informados a conta gotas pelo IBGE. Certamente teremos mais novidades à medida que o Censo vai sendo digerido pelos analistas. As informações vão chegando a conta-gotas. Leiam outro trecho da reportagem. 

[...] "A taxa de analfabetismo, por exemplo, finalmente deixará de ser um problema – e a curto prazo. Hoje, 10% da população é analfabeta, mas um corte estatístico relativiza essa informação. Se, acima dos 65 anos de idade, o analfabetismo assola 29% das pessoas, dos 10 aos 14, apenas 4% não sabem ler e escrever. O futuro é promissor, portanto. Mas, em alguns campos, o Brasil avança a passos muito lentos rumo a ele. A infraestrutura é um exemplo." [...]

Convido-os a ler a matéria integralmente. Se tiver dificuldade com as letras (acho que está de bom tamanho) é só clicar sobre a imagem e buscar o zoom do sistema para ter uma melhor leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.