18 DE OUTUBRO DE 2025 ||| SÁBADO ||| DIA DO MÉDICO ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Médico é celebrado anualmente em 18 de outubro. Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas. Por este motivo, a data é destinada a homenagear o trabalho destes profissionais. Os médicos podem ser generalistas, que atuam em Clínica Geral e Saúde da Família, ou especialistas, quando são peritos em alguma área. São exemplos de médicos especialistas: endocrinologista, cardiologista, otorrinolaringologista, ginecologista, obstetra, pediatra e etc. Esta data foi escolhida para celebração por causa do Dia de São Lucas, o padroeiro dos médicos. Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão pela qual se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia da festa deste santo.


Honoré de Balzac (Tours, 20 de maio de 1799 – Paris, 18 de agosto de 1850) foi um prolífico escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na literatura moderna. Sua magnum opus, A Comédia Humana, consiste em 91 romances, novelas e contos que procuram retratar todos os níveis da sociedade francesa da época, em particular a florescente burguesia após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Honor%C3%A9_de_Balzac)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 26 de novembro de 2011

O Brasil no Raio X do IBGE. Está melhor... "Ma non troppo"

Clique na capa e visite o site
Achei interessante trazer essa reportagem da revista Veja aqui para o blog. Considero que é do interesse geral que todos os brasileiros conheçam os resultados mais relevantes da ultima pesquisa do IBGE relativa ao Censo de 2010.
Entre múltiplos temas que constam na pesquisa a revista Veja destacou a diminuição flagrante da família do brasileiro médio e mais uma série de transformações que a pesquisa detectou nos ultimos dez anos.
Foram mudanças significativas nos ultimos anos que estão transformando de maneira profunda a vida dos brasileiros.
Leiam abaixo um trecho da matéria. 

[...] "A família brasileira está menor, mais fragmentada e se organiza de forma muito mais diversa do que há dez ou vinte anos. Até 1990, os casais tinham 2,8 filhos em média, 80% dos lares eram encabeçados por um homem e a estrutura da família nuclear era, com raras exceções, a clássica: pai, mãe e filhos. A segunda parte dos resultados do Censo 2010, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada, revela algumas das mudanças por que o país passou desde 2000, ano em que foi feito o último estudo. E, ao menos no que diz respeito à vida privada dos brasileiros, elas são profundas." [...]

O censo ainda está sendo digerido pelos analistas e as conclusões da pesquisa em seus variados temas vão sendo informados a conta gotas pelo IBGE. Certamente teremos mais novidades à medida que o Censo vai sendo digerido pelos analistas. As informações vão chegando a conta-gotas. Leiam outro trecho da reportagem. 

[...] "A taxa de analfabetismo, por exemplo, finalmente deixará de ser um problema – e a curto prazo. Hoje, 10% da população é analfabeta, mas um corte estatístico relativiza essa informação. Se, acima dos 65 anos de idade, o analfabetismo assola 29% das pessoas, dos 10 aos 14, apenas 4% não sabem ler e escrever. O futuro é promissor, portanto. Mas, em alguns campos, o Brasil avança a passos muito lentos rumo a ele. A infraestrutura é um exemplo." [...]

Convido-os a ler a matéria integralmente. Se tiver dificuldade com as letras (acho que está de bom tamanho) é só clicar sobre a imagem e buscar o zoom do sistema para ter uma melhor leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.