19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 13 de novembro de 2011

Conflitos de Interesses nas relações humanas (TED)


A
s palestras do TED (Technology Entertainment and Design ou Tecnologia Entretenimento e Design) são sempre inspiradoras. Não as publico de forma mais frequente no blog por falta de afinidades com a temática da Oficina de Gerência. Sou assinante do TED e recebo seu newsletter com todas as palestras. Tem coisas maravilhosas para o crescimento pessoal de qualquer um de nós.
Nessa última passagem - clique aqui e visite a página de vídeos traduzidos para o português - descobri uma palestra que me aguçou muito a curiosidade porque trata de questões comportamentais que nos afligem de forma permanente. 
O palestrante é um nome ilustre no meio acadêmico dos EUA e com diversas aparições no site do TED. Chama-se Dan Ariely e é um pesquisador consistente sobre o comportamento humano e suas influências no dia-a-dia das pessoas. Ele escreve sobre si mesmo em seu site onde se lê: "Oi, eu sou Dan Ariely. Eu faço pesquisa em economia comportamental e tento descrevê-la em linguagem simples. Esses achados têm enriquecido a minha vida e minha esperança é que eles vão fazer o mesmo por você.”.
O tópico que ele aborda  - cujo título é "Cuidado com os conflitos de interesses" - é muito raro de aparecer em blogs e sites apesar de sua realidade presente - mas nem sempre percebida - em nossas vidas. Assista à palestra (cujo vídeo foi assistido mais de 284.000 vezes) e busque guardar dela alguns insights que certamente vão aparecer em suas mentes. Você se surpreenderá com as coisas que vai começar a pensar a partir de conhecê-los.

Por que você deve ouvi-lo:
http://images.ted.com/images/ted/78167_254x191.jpg
 Apesar de nossos melhores esforços, decisões ruins ou inexplicáveis ​​são tão inevitáveis ​​como a morte e os impostos e o supermercado funcionando sem vender o seu sabor favorito de sorvete. Eles também são muito previsíveis.  
Por que, por exemplo, estamos convencidos de que "avaliar" se vamos comer" nosso hamburguer favorito é uma boa idéia, mesmo quando não estamos com tanta fome? Por que nossas listas de telefone estão cheias de números, nunca chamados? Dan Ariely, economista comportamental, tem baseado a sua carreira em descobrir as respostas para estas perguntas, e no seu livro best-seller "Previsivelmente Irracional" (re-lançado em forma expandida maio 2009), ele descreve muitas experiências não ortodoxas e muitas vezes usadas de forma completamente estranha  na busca responder a esta pergunta.

Ariely tem sido fascinado com a forma como os estados emocionais, os códigos de moral e pressão dos colegas podem afetar nossa capacidade de tomar decisões racionais e muitas vezes extremamente importantes em nossa vida diária através de um espectro de nossos interesses, a partir de escolhas econômicas (como devo investir?),  pessoais (porque devo me casar?). 
Na Duke University, ele está alinhado com três departamentos (negócios, economia e neurociência cognitiva); ele também é professor visitante no Programa MIT no "Media Arts and Sciences" e membro fundador do "Center for Advanced Hindsight". Sua esperança é a de que estudar e compreender o processo de tomada de decisão pode ajudar as pessoas a conduzir melhor e de forma mais sensata o cotidiano de suas vidas.

Ele produz um podcast semanal, "
Arming the Donkeys", que são bate-papos com os investigadores em ciências sociais e naturais.
  • "Se você quer saber por que sempre vai comprar uma  televisão maior do que pretendia, ou porque você acha que é perfeitamente possível gastar alguns dólares a mais em uma xícara de café na Starbucks, ou porque as pessoas se sentem melhor depois de tomar uma aspirina de 50 centavos, mas continuam a queixar-se de um crânio latejante quando eles dizem que a pílula custou apenas um centavo , Ariely tem a resposta." Daniel Gross, Newsweek


http://www.ted.com/images/ted_logo.gif


Nesta curta palestra, o psicólogo Dan Ariely relata duas histórias pessoais que exploram o conflito de interesses na ciência: como a busca de conhecimento e 'insight' pode ser afetada, conscientemente ou não, por metas pessoais míopes. Quando pensamos nas grandes questões, ele nos lembra, devemos ter cuidado com nossos cérebros que são completa e demasiadamente humanos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.