28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Você tem medo das entrevistas de seleção?

N
http://www.marketinginternetdigital.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/08/066_067_geracao_y01-00.jpgão sei quanto a vocês, mas esse negócio de "Geração Y" já está meio exagerado por parte dos consultores, palestrantes e articulistas que vivem sob a força de gravidade da comunidade das corporações. Virou um artigo de consumo. Já estou há muito tempo nesse universo para saber o que é modismo de consultores ou não. 
Lembro-me muito da "Qualidade Total" que surgiu entre nós lá nos meados dos anos 70 e dai em diante o aparecimento de uma série de novas "ferramentas de gestão" com suas respectivas terminologias e conceitos que ajudaram a vender muitos livros, muitas palestras, consultorias a rodo e girou muitos milhões de dólares e euros mundo afora. E continua... 
Inegável que estas ferramentas reorganizaram idéias antigas e codificaram algumas coisas que estavam desordenadas no antigo universo corporativo. Todavia a proliferação delas e um "consumo" excessivo banalizou-as. E tome de Balanced Scorecard, Gestão por Objetivos, Benchmarking, Re-engenharia de Processo, Downsizing, Estratégias de Crescimento, Outsourcing, Inovação Colaborativa, Core Competency e mais uma pá de termos conceituais que fazem a festa e a alegria de muitos consumidores.
http://brainstormdeti.files.wordpress.com/2010/08/geracao-y.jpg
Não pensem que sou refratário a esses conceitos, mas não me deixei ficar ligado demasiadamente a eles. Na verdade, em meu estilo de gestão, utilizo-me de alguns desses instrumentos para manter certo nível de atualização com as novidades que a todo o momento estão sendo "inventados" pelos "gurus" e "xamãs" do mundo corporativo.
O conceito de Geração Y está na moda já muito tempo.  E francamente, até acho as denominações muito pobres em termos de criatividade. Temos várias "gerações" com seus respectivos apelidos: Geração Baby BoomerGeração X, Geração YGeração Z, Geração XY, Geração Alfa (ou Alpha Generation) e outras menos votadas. É ou não um exagero?
A tudo isto, sem querer ofender seus defensores e os profissionais que encontram seus nichos de trabalho nesses contextos, considero-os como "nomes novos para conceitos velhos".  E aqui faço um "pit-stop" no meu discurso. Em outra oportunidade voltarei ao assunto.
Peço desculpas pela introdução meio ácida, mas o objetivo do post é apresentar quatro vídeos que "descobri" na pagina da HSM no YouTube (HSM-Inspiring Ideas) que fazem parte, no conjunto, de uma palestra que gostei muito de uma jovem executiva, Bruna Dias, que é gerente de orientação de carreiras da Cia de Talentos (ela mesmo) e que discorre com muita desenvoltura sobre os mitos verdades dos processos de seleção nas empresas.
As apresentações foram promovidas sobre o tema "HSM Especial Geração Y". Foram várias palestras que podem ser encontradas facilmente no YouTube na pagina acima citada. Esta da Bruna foi a melhor de todas que assisti. E foram quase todas. Por isso compartilho-a com os leitores e recomendo que assistam aos quatro vídeos. Principalmente a turma mais jovem que está se iniciando nos mistérios do mundo corporativo. A palestrante, além de demonstrar segurança e experiência é uma bela moça e sabe como segurar a atenção de sua platéia.






3 comentários:

  1. Oiêeee, como vai meu querido amigo?
    Adorei o post e vou repassar para um bocado de gente.
    Muito legal, muito útil e... perfeito.

    Beijos doces

    ResponderExcluir
  2. Oiêeee New.
    Não imaginas a alegria de ver-te aqui novamente. Você é uma das personagens inesquecíveis na minha "vida blogueira". Tenho uma alegria enorme e genuína quando consigo tua atenção. É verdade!
    Grato pela visita e pelo comentário. Como já me conheces sabes bem que o que está no meu blog é de todo mundo e principalmente dos meus "amigos de fé, irmãos camaradas".
    Brevemente vou "retribuir" a gentileza da tua presença aqui. Não com o mesmo brilho, claro, mas com a mesma energia certamente.
    Devolvo-te os beijos...

    ResponderExcluir
  3. Oiêee!
    antes de mais nada: uma sexta-feira repleta de coisas boas.
    Querido amigo, sabes que estou sempre de olho e que a minha ausência não representa abandono. Apenas falta de tempo de curtir os amigos, principalmente, os mais queridos como você e o Gato Guga, que tomou outro rumo mas continua amado como sempre.
    Não gosto de vir aqui correndo. Não dá. É como ir ao banquete estando de dieta. É melhor não ir.
    Por isso, às vezes demoro mais a aparecer e quase sempre o faço na calada da madrugada, pois como sabes, sou notívaga, e só assim posso curtir tudo com calma.
    Quanto a você, sei que és super ocupado também e jamais cobraria sua presença lá no meu blog. Relaxa!
    Sou convencida o bastante para saber que me ama. Não sou insegura... kkkkkkkkkkk...

    Brincadeiras à parte, sabes que sempre é muito bem vindo e se não aparecer... bem, meu carinho por você nunca diminuirá por isso.

    Bom descanso.

    Beijos doces, melados e quentes.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.