28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 6 de dezembro de 2009

Beau Lotto e ilusões de ótica.

http://caldeiradigital.files.wordpress.com/2008/10/espiral-de-fraser.pngUma ilusão de ótica é sempre caracterizada por imagens visualmente percebidas que, ao menos em termos de bom senso, são enganadoras ou capciosas. No entanto a informação reunida pelos olhos é processada pelo cérebro para dar, naquela superfície, a impressão de que concorda com as medidas físicas da fonte de estímulo. [texto do site HypeScience]
Apresento-lhes abaixo um vídeo que "descobri" no site da TED (clique no logotipo abaixo] junto com muitos outros (todos sensacionais).
Destaquei especificamente este vídeo que está no post porque trata de um tema que eu curto demais: as ilusões de ótica com enfoque nas cores. Além do mais "conheci" o cientista Beau Lotto. Coloquei o que encontrei sobre ele e seu trabalho na internet. Todos os textos são reproduções de outros que falam sobre este cara de quem nunca tinha ouvido falar, mas é muito famoso no meio em que opera.
Vejam o vídeo (são 16 minutos) e depois, podem crer, alguma coisa os fará pensar. Por isto quis compartilha-lo com vocês.

http://www.ted.com/images/ted_logo.gif

Beau Lotto: Ilusões óticas mostram como enxergamos

Beau Lotto é fundador da Lottolab, um estúdio de arte híbrida e laboratório de ciências. Com a escultura, a brilhante interativo - e bom, investigação - ele está iluminando os mistérios do sistema visual do cérebro.


“Para entender o cérebro é necessário entender o que vemos e por que vemos. As cores sugerem uma resposta para esta questão, pois o cérebro se adapta para encontrar relações úteis nos padrões de luz que alcançam os olhos”, disse Beau Lotto.


Para ele, a ciência da cor demonstra que nenhum de nós é um observador externo da natureza. “O que vemos e acreditamos é definido pela nossa interação com a natureza”, disse Beau Lotto, que possui vários trabalhos de cunho social e tem procurado estimular na sociedade a discussão de temas como sustentabilidade, ecologia e percepção, entre outros.


Especializado nos campos da ilusão de ótica, percepção e padrões, Beau Lotto é o criador do estúdio Lottolab, um centro de pesquisa em ciência, design e arte localizado em Londres. O trabalho científico do estúdio Lottolab inclui experimentos com abelhas, humanos e máquinas, que proporcionam um grande mural para o papel de Beau Lotto como comunicador e criador de arte.

Os jogos de cores de Beau Lotto vão embaralhar a sua visão, mas também destacam o que você normalmente não consegue ver: como o seu cérebro funciona. Essa divertida visão em primeira mão de nosso sentido de visão revela como a evolução molda sua visão e sua percepção do mundo.
  •  


2 comentários:

  1. Oiêee!
    Nosso cérebro é mesmo um mistério. O Beau Lotto esteve aqui no Brasil esse ano, em Sergipe, salvo engano no mês de dezembo.
    Ouvi falar dele mas não tive a oportunidade de saber mais. Agora clareou... rsrsrs...
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Olá New!

    Como sempre bem informada. Realmente o Dr. Beau Lotto esteve em Sergipe a convite do BANESE (Banco) para fazer uma palestra.
    Um dos trechos do texto que está no post foi retirado da matéria que o site do banco fez sobre o evento.
    Sempre grato pela delicadeza da tua visita e pelo comentário.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.