||| 01 de junho DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia nacional da imprensa ||| Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente. (William Shakespeare) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Imprensa é comemorado no dia 01 de junho. A data foi escolhida em 1999 para homenagear o dia em que começou a circular pelo Brasil a primeira publicação do periódico Correio Brazilienze, em 1808, criado pelo jornalista Hipólito José da Costa. O Correio Brazilienze era impresso mensalmente em Londres, mas foi o primeiro jornal a exercer a atividade jornalística e formar opinião pública no Brasil. Antes disso, até o governo de Fernando Henrique Cardoso, o Dia Nacional da Imprensa era comemorado no dia 10 de setembro, data em que começou a circular o jornal Gazeta do Rio de Janeiro, também no ano de 1808.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Mohandas Karamchand Gandhi (Porbandar, 2 de outubro de 1869 — Nova Deli, 30 de janeiro de 1948), mais conhecido como Mahatma Gandhi ("Venerável Gandhi", sendo Mahatma um título), foi um advogado estadista, líder espiritual e ativista indiano. Considerado também um líder religioso, além de nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiana. Ficou conhecido por ter empregado a resistência não violenta para liderar a campanha bem-sucedida pela independência da Índia do Reino Unido e, por sua vez, por inspirar movimentos pelos direitos civis e pela liberdade em todo o mundo. O título honorífico Mahātmā (do sânscrito: "de grande alma", "venerável"), aplicado-lhe pela primeira vez em 1914 na África do Sul, é agora usado em todo o mundo. O aniversário de Gandhi, 2 de outubro, é comemorado na Índia como Gandhi Jayanti, um feriado nacional e em todo o mundo como o Dia Internacional da Não Violência. Gandhi nasceu e foi criado em uma família hindu no litoral de Guzerate, oeste da Índia, e se formou em Direito no Inner Temple, Londres, Inglaterra. É comumente — embora não formalmente — considerado o Pai da Pátria indiana, também chamado de Bapu (Guzerate: carinho por pai, papa). Seguia o princípio da não violência incorporado à desobediência civil, e empregou pela primeira vez a desobediência civil não violenta como advogado expatriado na África do Sul, na luta da comunidade indiana pelos direitos civis. Após seu retorno à Índia em 1915, começou a organizar camponeses, agricultores e trabalhadores urbanos para protestar contra o imposto sobre a terra e a discriminação excessiva. Assumindo a liderança do Congresso Nacional Indiano em 1921, Gandhi liderou campanhas nacionais para várias causas sociais e para alcançar o Swaraj ou o autogoverno. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi}

 

imagem

imagem

domingo, 6 de dezembro de 2009

Beau Lotto e ilusões de ótica.

http://caldeiradigital.files.wordpress.com/2008/10/espiral-de-fraser.pngUma ilusão de ótica é sempre caracterizada por imagens visualmente percebidas que, ao menos em termos de bom senso, são enganadoras ou capciosas. No entanto a informação reunida pelos olhos é processada pelo cérebro para dar, naquela superfície, a impressão de que concorda com as medidas físicas da fonte de estímulo. [texto do site HypeScience]
Apresento-lhes abaixo um vídeo que "descobri" no site da TED (clique no logotipo abaixo] junto com muitos outros (todos sensacionais).
Destaquei especificamente este vídeo que está no post porque trata de um tema que eu curto demais: as ilusões de ótica com enfoque nas cores. Além do mais "conheci" o cientista Beau Lotto. Coloquei o que encontrei sobre ele e seu trabalho na internet. Todos os textos são reproduções de outros que falam sobre este cara de quem nunca tinha ouvido falar, mas é muito famoso no meio em que opera.
Vejam o vídeo (são 16 minutos) e depois, podem crer, alguma coisa os fará pensar. Por isto quis compartilha-lo com vocês.

http://www.ted.com/images/ted_logo.gif

Beau Lotto: Ilusões óticas mostram como enxergamos

Beau Lotto é fundador da Lottolab, um estúdio de arte híbrida e laboratório de ciências. Com a escultura, a brilhante interativo - e bom, investigação - ele está iluminando os mistérios do sistema visual do cérebro.


“Para entender o cérebro é necessário entender o que vemos e por que vemos. As cores sugerem uma resposta para esta questão, pois o cérebro se adapta para encontrar relações úteis nos padrões de luz que alcançam os olhos”, disse Beau Lotto.


Para ele, a ciência da cor demonstra que nenhum de nós é um observador externo da natureza. “O que vemos e acreditamos é definido pela nossa interação com a natureza”, disse Beau Lotto, que possui vários trabalhos de cunho social e tem procurado estimular na sociedade a discussão de temas como sustentabilidade, ecologia e percepção, entre outros.


Especializado nos campos da ilusão de ótica, percepção e padrões, Beau Lotto é o criador do estúdio Lottolab, um centro de pesquisa em ciência, design e arte localizado em Londres. O trabalho científico do estúdio Lottolab inclui experimentos com abelhas, humanos e máquinas, que proporcionam um grande mural para o papel de Beau Lotto como comunicador e criador de arte.

Os jogos de cores de Beau Lotto vão embaralhar a sua visão, mas também destacam o que você normalmente não consegue ver: como o seu cérebro funciona. Essa divertida visão em primeira mão de nosso sentido de visão revela como a evolução molda sua visão e sua percepção do mundo.
  •  


2 comentários:

  1. Oiêee!
    Nosso cérebro é mesmo um mistério. O Beau Lotto esteve aqui no Brasil esse ano, em Sergipe, salvo engano no mês de dezembo.
    Ouvi falar dele mas não tive a oportunidade de saber mais. Agora clareou... rsrsrs...
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Olá New!

    Como sempre bem informada. Realmente o Dr. Beau Lotto esteve em Sergipe a convite do BANESE (Banco) para fazer uma palestra.
    Um dos trechos do texto que está no post foi retirado da matéria que o site do banco fez sobre o evento.
    Sempre grato pela delicadeza da tua visita e pelo comentário.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.