||| 06 de setembro DE 2026 ||| domingo ||| Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher ||| *Reflexão: “Agir com raiva é o mesmo que içar a vela na tempestade.”― Eurípedes . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

Celebramos nesta sexta-feira, 6 de setembro, o Dia Internacional da Ação pela Igualdade da Mulher, data originada nos Estados Unidos em 26 de agosto de 1920, quando foi aprovada a 19ª Emenda da Constituição Americana – que dava às mulheres o direito ao voto. Esta data comemorativa é mais um dos tantos marcos instituídos para a conscientização da necessidade da igualdade entre gêneros na sociedade atual. Em que pesem as diversas lutas em prol dos direitos das mulheres, o progresso para se alcançar tal objetivo continua lento, de modo que em 2020 foi feito um balanço para se verificar a implementação do Plano de Igualdade de Gênero (firmado por diversos países em 1995 – Plataforma de Ação de Pequim), que constatou* que nenhum país, até hoje, alcançou a efetiva igualdade de gênero. A situação que temos hoje, de uma sociedade ainda dominada pelo machismo estrutural, no entanto permite vislumbres de uma mudança positiva justamente pelas lutas travadas pelos movimentos de mulheres em todo o mundo. Diversos movimentos globais reivindicam a necessária igualdade de gênero e logram êxito em muitas ações. Segundo Phumzile Mlambo-Ngcuka (ex-vice presidenta da África do Sul e atual diretora-executiva da Onu Mulheres), “a igualdade de gênero não é apenas um quarto dos assentos nas mesas de poder”, mas sim, é “a realidade atual da representação das mulheres em geral”. Sabemos que apesar dessas vitórias pontuais, ainda há muito a ser feito a fim de se alcançar mudanças mais profundas e consolidadas para as gerações futuras.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Gustave Le Bon (Nogent-le-Rotrou, 7 de maio de 1841 – Marnes-la-Coquette, 13 de dezembro de 1931) foi um polímata francês cujas áreas de interesse incluíam antropologia, psicologia, sociologia, medicina, e física. Ele é mais conhecido por seu trabalho em 1895, A Multidão: Um Estudo da Mente Popular, considerado um dos trabalhos seminais da psicologia das multidões. [Ignorado e difamado pelo meio acadêmico francês durante sua vida devido a suas visões políticas consideradas conservadoras pelo establishment, Le Bon criticava a democracia e o socialismo. As obras de Le Bon foram influentes para diversas figuras como Theodore Roosevelt, Benito Mussolini, Sigmund Freud, José Ortega y Gasset, Vladimir Lenin e Monteiro Lobato.

 

sábado, 26 de dezembro de 2009

Curso Sobre Sustentabilidade. Conheça o brasileiro Roberto.

http://www.ecologiaurbana.com.br/wp-content/uploads/2008/10/planeta-sustentavel.jpg

A minha impressão é que todos os internautas "de fé, irmãos camaradas" conhecem o site do "Planeta Sustentável. Parto do principio que as pessoas que amam navegar na rede são, por principio, sedentas de informação e no geral estão engajadas nos muitos "movimentos e campanhas do bem" sejam elas humanitárias, ambientais ou sociais.
A partir deste patamar o Planeta Sustentável é inevitável para os navegantes brasileiros. Todavia como a realidade está longe do sonho, volto à terra e prefiro considerar que nem todos os irmãos internautas estão tão engajados ou informados como eu desejaria. Opto, então, em divulgar o site assim como mantenho um volume considerável e permanente de campanhas que divulgo no blog da Oficina de Gerência.
Este post está nesta "linha editorial". Por favor, visitem o site e o explorem. É sensacional e tem (quase) tudo que um cidadão preocupado com o bem estar do planeta Terra pode desejar em termos de conhecimento e conscientização.




http://planetasustentavel.abril.com.br/img/lgo_ps.gif

 [Clique no logotipo e visite o site]


Por um planeta, realmente, sustentável

Agir de maneira sustentável é atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem as suas próprias necessidades. Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.
Acreditamos que discutir, informar e produzir conhecimento sobre SUSTENTABILIDADE é essencial para informar e qualificar as ações que levarão à construção de um mundo melhor. Para cumprir essa missão de ampliar o conhecimento sobre o tema, criamos o PLANETA SUSTENTÁVEL.
(texto de apresentação do site)
  •  
Para ilustrar o post coloquei três vídeos encontrados no Planeta Sustentável que são apresentados como um "Curso Sobre Sustentabilidade". A inovação se reflete também no formato do curso: ele será apresentado em três vídeos, com duração média de 6 minutos, cada um, complementado por quizzes e textos, para que o participante possa se aprofundar nos temas abordados e receber o certificado.


O mais novo curso on line lançado pelo Banco Real/Grupo Santander, em seu site, tem como tema a sustentabilidade e integra o “Espaço Práticas”, lançado no final de 2007. Para falar do conceito, mas também de ações práticas, o curso se baseia no cotidiano de um personagem muito simpático e brasileiro: o Roberto.
Os três capítulos do “Curso on line de Sustentabilidade” – disponível no site do Banco Real – integra o “Espaço Práticas”, lançado no final de 2007. Para falar do conceito, mas também de ações práticas, o curso se baseia no cotidiano de um personagem muito simpático e brasileiro: o Roberto.
Aqui, apresentamos o primeiro capítulo, que revela um dia na rotina de Roberto sob o título: “Jeitos de ver o mundo”.


O tema do segundo capítulo do Curso on Line, do Banco Real/Santander, é o conceito de SUSTENTABILIDADE. Nele, o personagem Roberto apresenta suas implicações no dia-a-dia, nos negócios e no mundo.


O terceiro e último capítulo do Curso on Line, do Banco Real/Santander, mostra como o conceito de sustentabilidade – que resulta numa outra forma de ver o mundo - está influenciando novos comportamentos e abrindo oportunidades para indivíduos, sociedades e negócios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.