DIA NACIONAL DO BOMBEIRO

DIA NACIONAL DO BOMBEIRO
DIA NACIONAL DO BOMBEIRO - O Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado no dia 2 de julho. Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc. Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade. Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes. Dia do Bombeiro Brasileiro Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios. Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

sábado, 6 de junho de 2009

Diego Velásquez nasceu neste dia (6 de junho) em 1599. Conheça um pouco da arte deste gênio da pintura universal.

Archivo:Diego Velázquez Autorretrato 45 x 38 cm - Colección Real Academia de Bellas Artes de San Carlos - Museo de Bellas Artes de Valencia.jpg
Autorretrato de Velázquez (1650), Museo de Bellas Artes de Valencia

No dia 6 de junho de 1599 nascia Diego Velasquez.
Ele foi, um dos mais magníficos (insisto no pleonasmo) pintores de todas as épocas. É o meu preferido disparado entre os pintores históricos que admiro. Quando passei por Madrid, anos atrás, fiz questão de ir ao Museu do Prado com a motivação única de conhecer os seus quadros, ai incluido o mais famoso de todos, que inicia lista que reproduzo abaixo.

http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/velazquez/velazquez.meninas.jpg

La Familia de Felipe IV, 1656 (Las Meninas)




LAS HILANDERAS OU "LA FABULA DE ARACNE"- 1657/Madrid - Diego Velazquez, 1644-1648

http://www.the-athenaeum.org/art/display_image.php?id=21145
Diego Velásquez, Los Borrachos, 1629




Nenhum comentário:

Postar um comentário