19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Oculos e emprego, qual a relação?

Sinceramente não acredito muito nessa pesquisa que alguns sites - sérios - estão apresentando sobre  uso de oculos em entrevistas de empregos. O Canal RH e a revista Veja também (foi de onde reproduzi o post abaixo). Alguém dirá, perguntando-me, "Se não acredita porque publica?" Responderei: nem tudo que eu descreio o meu leitor é obrigado a desconhecer. Assim, achei a noticia interessante e como sempre faço estou compartilhando-a na Oficina de Gerencia.
A pesquisa diz que quem usa oculos - na Inglaterra e mais precisamente em Londres - tem mais chance de conseguir um emprego do que quem não usa. A informação da pesquisa é a de que as pessoas que usam oculos são associadas à inteligencia e ao profissionalismo e por isso já entram no jogo levando "vantagem".
Acho difícil que um entrevistador profissional se deixe levar por tão pouco.
Que óculos desde há muito tempo é associado a inteligencia nós sabemos, mas também é ligado à imagens como "doutor pardal", "cientista maluco e outros personagens folcloricos. De qualquer sorte acho que a informação dá uma boa discussão e como fala de emprego ei-la para degustação dos interessados. O que você acha?

Usar óculos aumenta chance de conseguir um emprego

Não é à toa que quando os quadrinhos deram vida e rosto ao Super-homem fizeram seu alterego Clark Kent usar um par de óculos. Segundo um estudo do The College of Optometrists, de Londres, na Inglaterra, as lentes conferem mesmo poderes especiais a quem as usa – pelo menos em uma entrevista de emprego.
Entre os 2.000 britânicos entrevistados, 43% disseram considerar que pessoas de óculos aparentam mais inteligência, enquanto 36% alegaram que elas parecem mais profissionais. E mais: 40% deles afirmaram que topariam usar um óculos sem grau só para fins de estilo.
Olhando esses números, ficou fácil concluir que as chances de cruzar um empregador que pensa da mesma forma são grandes."
O que já se sabia sobre o assunto.
(Ligia Marques, consultora de marketing pessoal)
Segundo a consultora em marketing pessoal Ligia Marques, já é consenso que os óculos são um símbolo de profissionalismo. “Não conhecia, até hoje, nenhum estudo formal sobre o assunto, mas a experiência nos ensina que pessoas de óculos se dão melhor, sim, nas entrevistas de emprego”, diz Ligia. “Eu recomendaria, inclusive, o uso de óculos sem grau, exclusivamente para fins profissionais”.
E por que os óculos – que remetem, antes de tudo, a um problema de saúde – são tomados como um dos maiores pendões da inteligência e seriedade? “Porque eles conferem aos que os usam um aspecto mais velho, mais maduro e esse dado induz, inconscientemente, a uma imagem de mais experiência e credibilidade”, explica Ligia.
O mesmo não vale para óculos de sol, que devem ser evitados. “Eles são importantes para a saúde e para a imagem, mas, em um contexto de entrevista, privam a pessoa de sua arma mais poderosa, que é o contato visual. Os olhos são o maior canal de mensagens de uma pessoa”, ressalta Ligia. Mais grave ainda é aparecer de óculos escuros em lugares fechados ou quando o sol já se pôs.
Ao contrário das roupas, o modelo e a cor dos óculos de grau usados em uma entrevista dependem exclusivamente do formato do rosto e da cor da pele de quem os usa. Até modelos mais extravagantes, como o “óculos de gatinha”, não são proibidos, desde que o candidato saiba manter uma atitude séria que se contraponha ao “descolado” da armação. O único pecado mortal são as armações de má qualidade ou de “aparência barata”, diz Ligia.
Jovens se beneficiam ainda mais dos óculos, segundo a consultora. “Quem nunca viu um médico novinho e não quis fugir do consultório? Nessas horas, os óculos podem ajudar os iniciantes a passar uma mensagem de mais credibilidade”. E quem fala é a voz da experiência: muito antes de se especializar em marketing pessoal, Ligia foi uma jovem veterinária. Como ela atendia? “De óculos, é claro!”.
Especialista: Ligia Marques, consultora de marketing pessoal.
Envolvimento com o assunto
: Ligia é antropóloga formada pela Universidade de São Paulo e especializada em psicologia da educação. Há mais de 15 anos ela atua como consultora de marketing pessoal.
Conclusão
O estudo britânico confirma um consenso antigo. Os óculos fazem com que as pessoas pareçam mais velhas, mais experientes e mais confiáveis. A mensagem que eles transmitem é tão importante, que talvez valha até gastar um tempinho lendo sobre o assunto ou consultando um especialista em moda antes de escolher a armação que mais se encaixa com seu rosto e tom de pele. A partir de hoje, não esqueça seus óculos antes de procurar um emprego. Sem eles você estará mais sujeito às criptonitas da entrevista…
Nana Queiroz

Um comentário:

  1. Meu caro, seu banner está fora ar. Favor consertar e me informar. Vou colocar, até que me avise, um link para o seu blog.

    Abraços do Empregador.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.