24 DE NOVEMBRO DE 2025 ||| 2ª feira ||| Dia do rio ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Rio é comemorado em 24 de novembro no Brasil, uma data criada para conscientizar sobre a importância da preservação desses recursos naturais e dos riscos que eles enfrentam, como a poluição e a degradação. A data ressalta que os rios são essenciais para a vida, o abastecimento público, a agricultura, a indústria e a geração de energia, além de abrigarem grande parte da biodiversidade.


Entre os séculos XIV e IV a.C. Dinastia Zhou Morte 531 a.C. Nacionalidade Chinês Etnia Chinês han Ocupação Superintendente judicial dos arquivos imperiais Profissão Historiador real Bibliotecário Principais trabalhos Tao Te Ching e Huahujing Escola/tradição Taoismo Laozi Caracteres chineses "Lao Zi" em escritura de selo (acima) e regular (abaixo) Chinês: 老子 Significado literal "Velho Mestre" [Expandir]Transliterações Parte da série da Filosofia acerca do Taoismo Taijitu Fundamentos Práticas Textos Deidades Gente Vertentes Lugares sagrados Organizações Portal Taoismo vde Lao Zi ou Laozi (também conhecido como Lao-Tzu[1], Lao-Tze e Lao Tsé[2][3] chinês simplificado: 老子, pinyin: Lǎozǐ, literalmente "Velho Mestre") foi um filósofo e escritor da Antiga China. É conhecido por ser o autor do importante livro Tao Te Ching,[4] por ser o fundador do taoismo filosófico[5] e por ser uma divindade no taoismo religioso e nas religiões tradicionais chinesas. Embora seja uma figura lendária, Lao Zi é geralmente situado por volta do século VI a.C. Pensa-se que foi contemporâneo de Confúcio, mas alguns historiadores acreditam que ele viveu no Período dos Estados Combatentes, algures nos séculos V e IV a.C.[6] É uma personagem-chave na cultura chinesa: tanto os imperadores da dinastia Tang como as pessoas hodiernas do apelido Li consideram-no o fundador da sua linhagem. O trabalho de Lao Zi tem sido adoptado por vários movimentos antiautoritários[7] e pelo legalismo chinês. [

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif


Visualizações no blog no mês de outubro.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"O Prazer da Vida Longa" (4): Serviços à medida para a terceira idade

"Costumamos acreditar que o futuro está nas mãos das crianças, mas o Brasil é um país que está envelhecendo. A cada ano temos menos bebês nascendo, e cada vez mais adultos e idosos ativos na população." (texto no site do Jornal da Band)

Este é o quarto vídeo da série especial de reportagens "O Prazer da Vida Longa" que o Jornal da Band apresentou recentemente.
A Oficina de Gerencia os está publicando como contribuição à geração daqueles que estão (principalmente) nas faixas dos quarenta anos em diante (não excluídos os jovens antecedentes a ela).
Na  reportagem  que está nesse post o tema abordado é a adaptação que o mercado está promovendo com a entrada da massa de idosos no mercado consumidor. Principalmente no segmento do turismo.
Outro mercados também estão se reinventando como, por exemplo, o dos celulares para idosos, os moveis e utensilios, o deslocamento urbano tais como taxis e onibus. Os motoristas assim como todos os profissionais que estão se envolvendo com os idosos têm que se ajustar às suas necessidades. Não deixem de assistir.
.
.
Aumento da renda e expectativa de vida muda rotina de brasileiros na terceira idade

O aumento da renda e da expectativa de vida no Brasil mudou para melhor a rotina de quem entrou na terceira idade. Esses consumidores já contam com produtos e serviços adaptados para garantir autonomia e bem-estar no dia a dia.
Para alguns idosos, nesta fase a correria diminui um pouco e o tempo pode ser mais aproveitado. Dalva Pires de Paula, de 63 anos, aproveitou o gosto de viajar para fazer negócio. Ela organiza passeios por todo o país com grupos da terceira idade.
O marido Francisco de Paula, de 69, acompanha a mulher nas viagens e diz que não gosta de ficar parado.
O mercado do turismo teve de se adaptar para atender a essa massa de idosos que a cada ano viaja mais. Todo cuidado é pouco na hora de atender esse público. Até os ônibus têm de ser escolhidos a dedo.
Outro mercado que começa a mirar na terceira idade é o da telefonia, que lança novos aparelhos para garantir a segurança do idoso. O aparelho não tem funções de internet, rádio ou vídeo, mas possibilita a programação de alguns números que possibilitam que o idoso seja atendido mais rapidamente.
Quando o botão S.O.S. é acionado uma mensagem de texto é enviada para os quatro telefones cadastrados e depois começa a fazer as ligações. Além disso, as teclas grandes também facilitam a utilização.
Atualmente, o aparelho só pode ser encontrado em uma loja especializada. Mas o preço é acessível, R$ 299, e é desbloqueado para qualquer operadora.
O deslocamento de pessoas idosas e com necessidades especiais é outro mercado pouco explorado, mas que está ganhando adeptos. Táxis acessíveis que podem ser encontrados em diversas capitais do país. Mas a maior frota está em São Paulo.
Para aprender a lidar com os passageiros, os taxistas devem passar por um curso. O preço da corrida é o mesmo de um táxi comum e o carro é preparado para acomodar cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade.
Além desses serviços, foi criada também uma espécie de creche para que os idosos possam passar o dia, enquanto a família vai trabalhar. O local é um tipo de segunda casa para os idosos da quarta idade, ou seja, que passaram dos 80 anos.
Eles chegam pela manhã e vão embora ao final da tarde. Durante o dia, participam de várias atividades, como a pintura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.