19 DE OUTUBRO DE 2025 ||| DOMINGO ||| DIA MUNDIAL DE COMBATE AO BULLYING ||| a fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível (Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se a 20 de outubro. A data é um alerta internacional para o problema do bullying com que muitos jovens vivem. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente. Consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, são os desafios colocados por esta data, visto que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas. Nesta data são promovidas campanhas de prevenção e combate ao bullying, sobretudo nas escolas, e são revelados relatórios de estudo sobre este problema social.


Aurélio Agostinho de Hipona (em latim: Aurelius Augustinus Hipponensis;[2] Tagaste, 13 de novembro de 354 – Hipona, 28 de agosto de 430), conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo,[3] cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Foi bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África. Escrevendo na era patrística, é amplamente considerado como o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente. Suas obras-primas são De Civitate Dei ("A Cidade de Deus") e "Confissões", ambas ainda muito estudadas atualmente; (Aurélio Agostinho de Hipona (em latim: Aurelius Augustinus Hipponensis;[2] Tagaste, 13 de novembro de 354 – Hipona, 28 de agosto de 430), conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo,[3] cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Foi bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África. Escrevendo na era patrística, é amplamente considerado como o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente. Suas obras-primas são De Civitate Dei ("A Cidade de Deus") e "Confissões", ambas ainda muito estudadas atualmente. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Os 12 pontos-chave para a excelência em gestão (HSM)

Sempre que aparecer a newsletter da HSM aqui no blog pode confiar que tem conteúdo excepcional para que você o explore.
Este abaixo segue a regra. São muitos links que se abrem para artigos de mestres consagrados como o professor  Dr. John Kotter  da Harvard Business School e autor de 11 livros, todos best-sellers da área de gestão, que é considerado uma das maiores autoridades em liderança e mudança.
Outros links encerram vídeos, infográficos, pesquisas e muito mais. É um post para ser navegado com calma e com o espirito da degustação por quem gosta dos temas voltados para a gestão. As publicidades existentes eu as coloco voluntariamente como contrapartida pela utilização do material da HSM em meu blog.

Exclusivo: Prakash Mirchandani dá dicas sobre gestão de risco e otimização de processos
De acordo com o Professor da University of Pittsburgh, “sistemas modernos de apoio à decisão reúnem conceitos de áreas fundamentais, como a análise estatística dos dados, compilação de dados, pesquisa operacional e de economia, além de mais campos de aplicação, tais como marketing”.
 
John Kotter: Uma boa visão pode exigir sacrifícios
Nesta segunda parte da série de quatro artigos, mostraremos os conceitos de John Kotter sobre visão de mudança. Especialista participará do Fórum HSM de Gestão e Liderança em abril.
 
O líder, a equipe executiva e a execução da estratégia
Em artigo, Roberto Campos de Lima, Sócio-Consultor da 3GEN Gestão Estratégica, aborda os fatores mais críticos para a execução da estratégia.
 
Os 12 pontos-chave para a excelência em gestão
 
Fundação Nacional da Qualidade cria modelo de recomendações de melhores práticas em gestão para que o mercado de médias e pequenas empresas brasileiro evolua.

[...] "Com base no modelo de excelência em gestão, a FNQ elenca 12 pontos-chave para o desenvolvimento da gestão. São eles:
1. Conheça e ouça os clientes - Agrupe os tipos de clientes com características similares, identifique e analise suas necessidades, a fim de oferecer os serviços ou produtos adequados a esses grupos. Considerando suas diferenças, divulgue produtos e serviços no canal mais adequado para atingir os clientes. Promova avaliações periódicas do nível de satisfação e crie um meio de comunicação para ouvir as reclamações e sugestões, a fim de identificar oportunidades de melhoria.

2. Preocupe-se com o meio ambiente e seja socialmente responsável - Fique ciente dos danos que as atividades e instalações da empresa causam ao meio ambiente – faça o consumo controlado de água, energia elétrica e papel, e descarte corretamente sobras de produção, lixo, lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressora e embalagens. Promova ações e projeto sociais, conscientizando e envolvendo os colaboradores com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentado. Doações que auxiliam temporariamente a comunidade são atividades isoladas que não atingem esse objetivo.

3. Tenha a melhoria contínua como meta – Promova a melhoria por meio da inovação dos produtos, serviços, processos e métodos de gestão, a partir das contribuições de colaboradores e de informações obtidas externamente (com outras empresas, concorrentes, universidades, centros de pesquisa, associações, rede de relacionamentos etc.). Isso contribui para o aumento da competitividade da empresa.

4. Estabeleça sua missão, visão e valores – Toda empresa deve estabelecer e disseminar sua missão, visão e valores aos colaboradores, para que todos persigam os mesmos ideais e saibam o que os dirigentes esperam da organização no futuro.

5. Tenha um planejamento estratégico – Estabeleça estratégias para alcançar os objetivos da empresa, levando em conta informações relativas a clientes, mercados, fornecedores, colaboradores, sua capacidade de prestar serviços, produzir e vender. Isso permite posicionar a organização de forma competitiva e garantir a sua continuidade. Em seguida, elabore planos de ação, definindo responsáveis, prazos e recursos necessários para a execução de atividades que visam atingir as principais metas e estratégias." [...] (continue lendo ao clicar aqui)
.
Inovação de ruptura auxilia ganho de mercados
Executivo Clayton Christensen, que estará na HSM ExpoManagement 2011, defende inovação a partir da quebra de modelos de negócios já estabelecidos, como forma de criar novos produtos com margens maiores. Confira!
 


Movimento Brasil
Empreendedor de sucesso
Conheça o case de Carlos Martins, proprietário do Grupo Multi, das marcas Wizard, Yázigi, Skill, Microlins, SOS e Bit Company
 
Mosaico
Como você acha que será o líder do futuro?
Saiba o que as pessoas estão dizendo sobre liderança no Mosaico de Tendências
  
Você Pergunta
Inovação digital: em qual século você está? Parte II
A nova moeda do século XXI é a reputação! Usuários de redes sociais amam essa moeda.
 
Opine
Redes Sociais
Quais foram os cases mais inovadores em 2010?


 
Multimídia
Entrevista com Rogerio Mainardes
(parte 1/2)
 
Superintendente corporativo de marketing do grupo Positivo fala sobre os aspectos de inovação com base nos valores fundamentais da corporação.
 
Multimídia
Entrevista com Daniel Domeneghetti
CEO da DOM Strategy Partners e sócio fundador da E-Consulting Corp fala sobre chief Delivery Officer e Cloud Customization.
Próximos Eventos
Natura lança comunidade virtual
Natura lança comunidade virtual
Colaboradores
Blogueiro
Quem entendia de sustentabilidade era a minha avó
Por: Luiz Alves
Blogueiro
Ronaldo: mais um novo recomeço
Por: Daniel DAmeli
Colunista
O que um líder 5 estrelas deve saber
Por: César Souza
Colunista
A escolha do emprego certo
Por: Robert Wong


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.