14 DE JULHO DE 2025 ||| 2ª FEIRA ||| DIA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO - DIA DA QUEDA DA BASTILHA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo



José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Um velho dilema: tarefas ou horários?



[Artigo republicado]
A imagem abaixo é o fac-simile de uma página da Harvard Business Review, edição de fevereiro de 2008. Resolvi publicá-lo pelo tema e conteúdo super atual. 
O título - do artigo- que fala em "geração Y",  refere-se aos nascidos de 1980 em diante. Ou seja, a turma jovem que está - atualmente - se iniciando no mercado de trabalho.
Ninguém pense que é fácil gerenciar tarefas sem se preocupar com horários. Cobrar horas trabalhadas do seu time é a forma mais confortável de gestão. Longe de poder ser classificada como uma atitude de liderança o sistema "cadeira-bunda-hora" (que me desculpem os puristas...) esconde na verdade uma certa incapacidade de transformar o poder e a autoridade do cargo de chefe em reconhecimento de liderança. Obviamente não vamos levar a expressão ao pé da letra. Existem casos e casos. No geral aquele chefe que exige horários de trabalho rígidos e sem flexibilidade (exceção feita às corporações que têm de trabalhar privilegiando as tarefas sem muita preocupação com as "humanidades", por exemplo, os militares) é um lider inseguro que se refugia na autoridade do cargo. É mais fácil punir e demitir do que transformar, ensinar e orientar para os resultados positivos. É fato!
Esse artigo trata desse tema. Vale a leitura.
.
Tarefa sim, horário não:
.
PS: A "janela Tendência Sustentável" ao final do texto não tem nada a ver com ele. Está na página copiada e não foi possível retirá-lo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.