||| 14 de julho DE 2026 ||| 3ª feira ||| dia da queda da Bastilha e dia da liberdade de pensamento ||| *Reflexão: "Só conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento." -- Antoine de Saint-Exupéry |||

 

Bem vindo

Bem vindo

Dia da Liberdade de Pensamento 14 de Julho de 2026 O Dia da Liberdade de Pensamento é comemorado mundialmente em 14 de julho. Esta data celebra um dos princípios mais importantes da Declaração Universal dos Direitos Humanos: a liberdade de pensamento. A liberdade de pensamento é a garantia que o indivíduo possui de manter e defender a sua ideia ou posição em relação a um fato ou um ponto de vista. De acordo com o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 10 de dezembro de 1948: “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”. O artigo 19 da mesma declaração diz: “Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”. Origem dos Direitos Humanos É conhecido que os direitos humanos, os quais asseguram a liberdade de pensamento, foram definidos pela primeira vez com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em 1789, por meio da aprovação da Assembleia Nacional Constituinte da França. Aliás, o 14 de julho foi escolhido como Dia Mundial da Liberdade de Pensamento por representar o marco inicial da Revolução Francesa: a queda da Bastilha. No Brasil, a liberdade de pensamento é assegurada a todos os cidadãos através da Constituição Federal de 1988. cabeça de perfil mostrando cérebro e pássaros voando Atualmente, com a internet e as redes sociais, tornou-se muito mais fácil a disseminação de diferentes ideias e exposição de pensamentos particulares. No entanto, assim como todos têm o direito de expor livremente as suas ideias e pontos de vista, também devem estar preparados para arcar com as consequências sobre aquilo que dizem. Atualmente, por exemplo, várias pessoas utilizam o princípio da liberdade de pensamento para disseminar discursos de ódio contra diferentes grupos sociais e minorias. Todo mundo pode expressar seus pensamentos de modo livre, mas também precisa ter responsabilidade para responder pelo conteúdo daquilo que declara.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Jean-Paul Charles Aymard Sartre : 21 de junho de 1905 – 15 de abril de 1980) foi um filósofo, dramaturgo, romancista, roteirista, ativista político, biógrafo e crítico literário francês, considerado uma figura de destaque na filosofia francesa do século XX e no marxismo. Sartre foi uma das figuras-chave na filosofia do existencialismo (e da fenomenologia). Sua obra influenciou a sociologia, a teoria crítica, a teoria pós-colonial e os estudos literários. Ele recebeu o Nobel de Literatura de 1964 apesar de ter tentado recusá-lo, dizendo que sempre recusava honrarias oficiais e que "um escritor não deve permitir-se ser transformado em uma instituição". Sartre manteve um relacionamento aberto com a proeminente feminista e também filósofa existencialista Simone de Beauvoir. Juntos, Sartre e de Beauvoir desafiaram as suposições e expectativas culturais e sociais de suas criações, que consideravam burguesas, tanto no estilo de vida quanto no pensamento. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Paul_Sartre)

 

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Papa Bento XVI cochila durante cerimônia religiosa

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnnUox9ympNZxtwt_HU9_YWf7m0kyY6FOo5pFSl-OIj_jNbKqY8dI-crs030bE5lgTluBiD9ycMvX4crWSC5SZBQYWsVaiYZgXdcuxUyA92niCMxnT_ox9zZIyhP_Mv2iMZ00iPwtY0xuS/s1600-r/Logotipo+Bombou.bmp

Papa Bento XVI cochila durante cerimônia religiosa




Um vídeo que está circulando na internet mostra o Papa Bento XVI tirando aquela soneca durante uma cerimônia que acontecia em Malta, um pequeno país da Europa, no domingo (18).
Ao final da fala de algum sacerdote – que não devia estar das mais empolgantes – uma imagem mostra Sua Santidade dando a famosa pescada. Ele só acordou depois de um empurrãozinho de seu assistente.
Ao despertar, Benedictus levanta sem perder a compostura e saúda os fieis católicos que o aplaudiam.
 
PM impede suposta carteirada de desembargadora em Santa Catarina



A Polícia Militar, que vive sendo alvo de reportagens e críticas sobre problemas de corrupção interna, abuso de autoridade etc, deu uma aula de cidadania em Florianópolis, capital de Santa Catarina. E é sempre bom enaltecer o trabalho dos bons policiais.
Tudo começou numa blitz de trânsito corriqueira que acontecia no Norte da ilha, na última quinta-feira à noite. De acordo com reportagem do Diário Catarinense, um jovem foi parado no comando sem portar sua Carteira Nacional de Habilitação e sem o documento do veículo. Após uma consulta ao registro do Detran, a PM constatou que o veículo estava com a documentação irregular e decidiu apreender o carro.
O rapaz resolveu então recorrer a sua mãe, que chegou ao local da blitz pouco tempo depois. O vídeo, gravado pelos polícias, mostra o momento em que, supostamente, a desembargadora Rejane Andersen tenta intimidar os PM ao apresentar-se como uma autoridade superior:
-Você sabe quem eu sou?
-Não.
-Não sabe?
-Não sei.
-Desembargadora do Tribunal de Justiça.
-Que bom, então. A senhora deveria dar um exemplo melhor.

Segundo o Diário Catarinense, o capitão da Polícia Militar, Richard Westphal, confirmou que Rejane Andersen não queria que o carro fosse levado ao guincho. No relatório enviado ao comando da PM, os policiais afirmaram que ela teria se exaltado e tentado interferir na ação policial.
Em nota enviada ao Diário Catarinense, a desembargadora Rejane Andersen confirmou que esteve presente no momento da apreensão do veículo. Negou, porém, que tenha havido abuso de autoridade.
“Relativamente a assuntos recentemente veiculados, esclarece-se que tratou-se tão somente de ausência momentânea de documentos de um veículo automotor, o que já foi sanado, não tendo, em absoluto, utilizado-se de abuso de autoridade, sendo, lamentavelmente, dado conotação diversa ao ocorrido, que sob a nossa ótica encontra-se encerrado.”
(O vídeo foi postado no YouTube pelo blog  Tijoladas do mosquito)



 

Hannah está chorando. Sua mãe, filmando a cena, pergunta o motivo de tantas lágrimas. Do alto de seus 4 anos de idade, a menina responde que não quer abandonar Stephen, seu professor. A família está de mudança para o Japão. “Mas eu o amo tanto (…). E ele me ama!”, diz a pobre, com o coração partido. As agruras do primeiro amor de Hannah se espalharam rapidamente via Twitter e Facebook e, em apenas três dias, o vídeo se aproximou dos 500 mil views.



2 comentários:

  1. Nice post! Vou aproveitar imediatamente o seu rss como eu não pode encontrar o seu link de inscrição e-mail ou serviço de newsletter. Do que você tem algum? Por favor me avise para que eu possa apenas se inscrever. Obrigado ....aula ingles florianopolis Nossa escola oferece diversos tipos de cursos, regulares e intensivos, para adultos e adolescentes. Preparatório IELTS e Cambridge, aulas particulares, conversação, método eficiente.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.