21 de abr de 2010

Habilidade para Suportar Pressões (R.Shinyashiki)

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/images/roberto1.jpg

N
em me atrevo a querer fazer uma "apresentação" de Roberto Shinyashiki Parto do principio que todos os leitores do blog o conhecem. Todavia se alguem ainda não tiver tido contato com os livros ou artigos deste consagrado escritor e palestrante é só clicar a imagem ao lado.
Tenho publicado vários artigos de Shinyashiki no blog. Gosto do estilo dele. É, sim, um autor de livros de autoajuda cujo estilo foge completamente ao lugar comum de seus congêneres. Escreve fácil, sem preciosismos e ligado a temas cotidianos e corriqueiros; como este que transcrevo agora e aborda os "erros" que as pessoas (quer dizer, todos nós...) cometem e não sabem como fazer para enfrentá-los e corrigi-los.
Ás vezes penso - hoje no topo dos meus muitos anos - "Que a vida pode ser vista como uma "corrida" contra os erros que ainda iremos cometer; se chegarmos na frente deles os prêmios serão o sucesso, a felicidade, a boa saúde, a paz, o "fim do arco-iris". Oops! Acho que exagerei na "filosofia". Vou pensar direito sobre isso. Por enquanto recomendo recolher alguns insigths do artigo de Shinyashiki.
Para dar uma "pitada" do texto copiei um trechinho para despertar o interesse de vocês:
  • "Quando as pessoas colocam a responsabilidade por seus erros nos outros acabam tendo mais dificuldades em resolver os problemas. Infelizmente, a arrogância é uma praga que impede a pessoa de perceber a bobagem que fez e de aprender com os próprios erros ou de pedir desculpas aos prejudicados.".
Que tal? Típico texto de um livro de autoajuda não é? Mas leia-o por inteiro e verá que há uma mensagem por lá além de um mero amontoado de clichês. Não é à toa que o cara tem 14 livros publicados e é um dos palestrantes mais requisitados há 25 anos no mercado.
Recomendo Roberto Shinyashiki e para aqueles que "torçam o nariz" contra os autores e livros de autoajuda permitam-me dizer que é puro preconceito. Como em todos os campos do conhecimento e das atividades humanas existem os bons e os maus escritores de livros do gênero. Posso dizer - porque fui e ainda sou um leitor de muitos deles - que Shinyashiki está entre os primeiros. 
Nunca o vi pessoalmente e nem fiz qualquer contato, mas sou um admirador declarado deste vencedor. Chega de confetes que ele não precisa disso e vamos ao texto.
  •  
(clique no logotipo e visite o site do autor)
Habilidade para Suportar Pressões
Por Roberto Shinyashiki

Ter sucesso significa enfrentar problemas cada vez maiores! É fundamental ter segurança para agir em momentos em que um erro pode ser fatal. Precisamos ser fortes para suportar as adversidades da vida. Lembro que durante a faculdade de Medicina alguns dos melhores alunos, aqueles que tiravam nota 10 na maioria das provas, ficavam apavorados na hora de cuidar de uma pessoa muito doente que chegava ao pronto-socorro. Uma coisa é ser competente com um livro nas mãos, outra bem diferente é ter presença de espírito na hora de agir sob pressão. Muito semelhante a isso é quando um jogador se destaca em um time do interior, mas desaparece na hora de jogar em um time grande.
http://3.bp.blogspot.com/_0SqXpta46wM/Stifyrkq7iI/AAAAAAAAADo/eDdpcedX0_s/s400/pressao_no_trabalho.jpgTer sucesso significa enfrentar problemas cada vez maiores! É fundamental ter segurança para agir em momentos em que um erro pode ser fatal. A vida às vezes se torna muito difícil. Há momentos em que tudo o que a gente faz parece não dar certo. Mas mesmo assim precisamos suportar as pressões e seguir em frente. Os colegas de trabalho nos olham como se fôssemos a última esperança para que os resultados aconteçam. O chefe nos cobra, ameaçando nos demitir, caso as metas não sejam atingidas. E, ainda assim, temos de sair daquela reunião, para fechar um negócio, com a maior confiança do mundo.
No amor é a mesma coisa: você está apaixonada pelo seu namorado, mas sua futura sogra está fazendo a maior pressão para vocês terminarem. Todos os dias você percebe que ela está tentando convencê-lo a desistir desse namoro. A ex-namorada vive ligando para ele, tentando reatar o namoro. E, ainda assim, você tem de manter a presença de espírito, porque sabe que somente uma boa relação mantém-se viva e forte.
O pior é quando tudo acontece ao mesmo tempo: pressão no trabalho, no amor e, para complicar ainda mais, uma doença grave na família. O momento culminante dessa pressão acontece quando as cobranças externas se somam às nossas inseguranças. Por exemplo: seu pai vive lhe cobrando que passe naquele concurso público, mas, se você não acreditar em si mesmo, as coisas ficarão muito piores. Na caminhada pela vida, muitos desafios vão aparecer. Com eles, virão dúvidas, ansiedade, medo e muita pressão. É natural que seja assim. Sua resposta a esses desafios deverá ser a superação de tudo isso. Coisas novas e importantes na nossa vida sempre nos dão um frio na barriga.
Lembro-me até hoje do dia em que o obstetra do hospital em que eu trabalhava pediu que eu fizesse uma cesariana. Era um quadro de sofrimento fetal grave. Eu tinha apenas alguns poucos minutos para tirar a criança de dentro da barriga da mãe. O obstetra de plantão estava em outra cirurgia de emergência. Somente eu podia atender àquela mãe. Preparei-me para iniciar a cirurgia. Na minha cabeça, ecoavam vozes repetindo um sem-número de frases com conteúdo negativo:
http://2.bp.blogspot.com/_Wc5alABRDj8/SNL569fao9I/AAAAAAAAAPg/zfHXriFrGwc/s400/calvin_fora.JPG
— E se eu não souber o que fazer?— E se tudo der errado?— E se a criança tiver falta de oxigenação cerebral?— E se a criança morrer?— E se eu tiver um branco e não lembrar as coisas que aprendi?
Somente tive tempo de rezar um pai-nosso e começar. Felizmente, no momento em que fiz a primeira incisão, as vozes pararam, concentrei-me somente na cirurgia e graças a Deus deu tudo certo. Lógico que pensei em recusar o pedido do obstetra, pois não era minha obrigação fazer a cirurgia naquelas condições. Mas o desejo de cuidar da mãe e da criança foi maior que a minha insegurança.
Nunca deixe o medo impedi-lo de realizar suas metas de vida. Já pensou o que teria acontecido com minha carreira se eu tivesse deixado o medo me vencer em situações como essa? Uma das melhores maneiras de enfrentar o medo é ter o preparo adequado para o desafio. Eu já tinha feito muitas cesarianas sob a supervisão dos meus professores. Lógico que nenhuma sob a pressão de ter de ser rápido e preciso como naquela situação.
Mas saber o que fazer e ter praticado muitas vezes aumenta a autoconfiança. Os atletas sabem disso, por isso treinam tanto. Sem dúvida, na hora da competição podem sentir medo de falhar. Mas fica mais fácil controlar o medo quando se tem a certeza de ter treinado muito, estudado o adversário e se preparado fisicamente. Os cantores e atores experientes procuram controlar a ansiedade da estréia de um novo espetáculo com muito ensaio. Na condição de estreante em um novo palco da vida, quando enfrenta situações com as quais não está habituado, você também está sujeito a dores de barriga nas horas mais impróprias, justamente quando soar o terceiro sinal e a cortina estiver prestes a subir.
Por que seria diferente com você? Especialmente agora, que está pronto para encenar um espetáculo que ainda não tem roteiro. Vai amarelar? Prepare-se bem, concentre-se em seu objetivo, mentalize o cenário, sinta que tem muitas pessoas torcendo por você e vá sempre em frente. Se algum problema aparecer no meio do caminho, confie em você e lembre-se de um ditado que nos ensina a manter a fé: “No final, tudo dá certo. Se não deu certo até agora, é porque você ainda não chegou ao final”.

Roberto Shinyashiki é psiquiatra, palestrante e autor de 14 títulos, entre eles: Os Segredos dos Campeões, Tudo ou Nada, Heróis de Verdade, Amar Pode Dar Certo, O Sucesso é Ser Feliz e A Carícia Essencial (www.clubedoscampeoes.com.br).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin