25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 28 de novembro de 2009

Aprenda como destruir sua carreira com cinco atitudes.

As melhores coisas que a gente acha na internet normalmente são fruto do acaso não é mesmo? 
Estava eu navegando sem rumo certo na rede e eis que me deparo, pela via do Google Imagens (meu preferido para buscas), com a reportagem abaixo no site da revista "Computerworld". 
Já conhecia a revista, tradicional e consagrada na sua corporação, mas a materia é sensacional para quem está trafegando na avenida do mundo corporativo. A partir do título "5 Maneiras Fáceis de Matar Sua Carreira" já atrai a curiosidade do leitor interessado. Sim, porque todos nós temos uma carreira ou em curso ou em construção.
Além do mais reduz a cinco itens a possibilidade de alguém destruir a própria vida profissional o que, convenhamos, é uma simplificação brilhante. É claro que existem diversas outras circunstância que levam alguém a "matar a própria carreira", todavia são mais dificeis de acontecer nos cotidianos das empresas.
56504335, Shape&Content /Stock Illustration Source
O melhor do artigo é que os cinco itens listados correspondem perfeitamente à realidade do universo corporativo. Qualquer uma das cinco alternativas apontadas vai detonar a carreira do infeliz que as tenha produzido. E o mais incrivel disso tudo é que qualquer uma delas tem sempre oportunidade de acontecer, pois são frutos de comportamentos e maus-hábitos que muitos profissionais não se preocuparam em corrigir ao longo de suas trajetórias. 
São elas: Enviar e-mail impróprio; Humilhar colaboradores; Contradizer o chefe em público; Cometer erros sociais grosseiros em um evento da companhia; Eliminar possibilidades de retorno ao sair.
Posso dizer que já presenciei todas elas acontecerem. Algumas por profissionais que estavam a mim subordinados. E é verdade. Não há desculpas para nenhuma delas. Quem as praticou ou vier a pratica-las, pelo menos comigo, perdeu e perderá a chance de fazer parte da minha equipe.

dv1162005, David Ellis /Digital Vision
Ah! Faltou dizer que nem no meu período de início de carreira profissional e mesmo nas atividades extracurriculares consegui cometer nenhum destes deslizes. E não tive dificuldade em fazer isto porque são maus hábitos que não contrai ou não desenvolvi por conta da educação recebida e por cultivar a sensatez que, de resto, está gratuitamente disponível para quem queira dela fazer uso.
Leiam com atenção, pois são ótimos conselhos. E não pense que está isento de cair em uma dessas armadilhas. A vaidade exacerbada, a arrogância da autoconfiança e a cabeça quente são os maiores detonadores dessas atitudes. Já vi profissionais inteligentes e preparados contradizerem seus diretores, em reuniões importantes, por conta de presunção, pretensão e jactância. Apesar de alguns terem até pedido desculpas, em pouco tempo nenhum deles "sobreviveu" na corporação. 

 
[clique sobre o logotipo e visite o site]

5 maneiras fáceis de matar sua carreira

1 - Enviar e-mail impróprio 
  • 1 - Enviar e-mail impróprio: A maioria das pessoas é suficientemente lúcida para evitar piadas de mau-gosto na comunicação corporativa. O maior problema dos funcionários é o das respostas impulsivas a e-mails. Leia bem antes de responder para evitar má-interpretação e evite as respostas coléricas.
2 - Humilhar colaboradores
  • 2 - Humilhar colaboradores:Nunca despreze funcionários ou critique-o na sua ausência, mesmo se for em conversa com terceiros  ou com clientes. Essa informação pode chegar aos ouvidos da pessoa humilhada e sua situação pode ficar delicada. Mesmo que você considere algum membro de sua equipe um idiota, não diga isso a colegas ou a clientes.



    3 - Contradizer o chefe em público


  • 3 - Contradizer o chefe em público:Você pode até achar que está fazendo um favor para seu chefe ao corrigi-lo em público, durante alguma apresentação. Mas na verdade, o mais provável é que ele fique aborrecido e imagine que você o colocou em uma situação em que fez papel de bobo. Aproveite algum intervalo e fale sobre o equívoco de forma delicada para que ele mesmo corrija posteriormente.
4 - Cometer erros sociais grosseiros em um evento da companhia
  •  4 - Cometer erros sociais grosseiros em um evento da companhia: As festas da empresa são momentos agradáveis de socialização, mas você não precisa comer demais e beber ao ponto de se embriagar. Tome cuidado com os convidados que você leva e não reclame da empresa ou do seu chefe. Só fale de trabalho se for algo positivo.
5 - Eliminar possibilidades de retorno ao sair 
  •  5 - Eliminar possibilidades de retorno ao sair: Muitas pessoas têm a fantasia de sair da empresa criticando o chefe e falando tudo o que tem vontade. No entanto, você nunca sabe quando precisará novamente da empresa em momentos de turbulência do mercado. Procure sair bem relacionado, sempre deixando as portas abertas.  
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjEnXKvt3LydM5_EPxWzG2lsGxlwCQ9T-qUIu_w18cLv4aIsi8cFqusC4xdGhvuZIMQJCwaXyIbgd1nwRFk6FlVN8Cwa2vCS5e-jUIoAOOwHoTy1uo5EPyoM1MiHKu6T-VHTqTvxYDUrIA/s320/imagens_25_set007.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.