||| 25 de agosto DE 2026 ||| 3.ª feira ||| Dia Nacional da Educação Infantil ||| *Reflexão: "A infância é o chão que a gente pisa a vida inteira." – Lya Luft. |||

 

Bem vindo

Bem vindo

No dia 25 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento da médica pediátrica e sanitarista brasileira Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. A oficialização da celebração aconteceu a partir da Lei 12.602/2012, que também institui a Semana Nacional da Educação Infantil. A celebração aproveita a data para trazer à tona debates referentes à educação infantil no Brasil. A fase que atua com crianças de zero a seis anos de idade é a primeira etapa da educação básica. Neste momento, os pequenos são levados a desenvolver diferentes capacidades que os acompanharão até a vida adulta, como: • Motora; • Intelectual; • Sociais. Importância da educação infantil escolar Na educação infantil as crianças começam a ter os seus primeiros contatos com a experiência escolar. Dessa forma, o nível educacional é considerado um dos mais importantes do sistema educacional brasileiro. Com a educação infantil escolar, as crianças começam a interagir fora do convívio familiar. Dessa forma, elas passam a lidar com as diferenças dentro do desenvolvimento integral. Sendo assim, com seu desenvolvimento cognitivo sendo proporcionado com o auxílio dos professores. Todo o conhecimento passado durante a formação da educação infantil, é utilizado como uma base para as demais etapas da educação formal, e permitindo que os pequenos cresçam com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual. Durante os anos iniciais é possível descobrir os interesses das crianças, bem como sua forma de se expressar, ideias, etc.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Jean-Jacques Rousseau[a] (Genebra, 28 de junho de 1712 – Ermenonville, 2 de julho de 1778), foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor genebrino. As ideias de Rousseau influenciaram profundamente todo o Direito e outras áreas das ciências humanas na medida em que desenvolveram e aprofundaram conceitos como Estado, poder e soberania, tais quais conhecemos atualmente. Seu primeiro grande texto filosófico, Discurso sobre as Ciências e as Artes, ganhou o prêmio da Academia de Dijon em 1750, marcando o início de seu sucesso intelectual. Certas características da filosofia de Rousseau já emergiram em sua primeira obra: a dura crítica à civilização, entendida como a causa de todos os males e infelicidade na vida humana em contraste com a predominância da bondade humana em seu estado de natureza. Esses temas foram retomados e desenvolvidos em sua obra posterior, Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, de 1754, mas foi com a obra Do Contrato Social, de 1762, que Rousseau exerceu maior influência, sobretudo por transferir a titularidade de soberania da pessoa do governante para o povo. A filosofia política de Rousseau influenciou o progresso do Iluminismo em toda a Europa, bem como certos aspectos da Revolução Francesa e o desenvolvimento dos pensamentos políticos, econômicos e educacionais posteriores, embora grande parte das reflexões rousseaunianas contraste radicalmente com a corrente iluminista, tendo sido classificada como romântica ou até mesmo como irracionalista por alguns de seus pares. A relação de Rousseau com intelectuais iluministas de sua época, assim como com as instituições da República de Genebra, acabou se deteriorando devido a discordâncias filosóficas, suspeitas e brigas, levando Rousseau ao isolamento quase completo.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Rousseau]

 

sábado, 9 de maio de 2009

Management TV, um novo mundo para se aprender Gestão Empresarial.




A HSM é uma das organizações multinacionais dedicadas ao negócio da divulgação dos principais conceitos em gestão empresarial. Tem uma enorme credibilidade e seus produtos são divulgados no mundo corporativo em vários idiomas, seja pela alta qualidade, seja pela atualidade.
Sou um orgulhoso assinante da revista do grupo, HSM Management (clique no logotipo abaixo) e sempre que tenho oportunidade reproduzo, para os leitores do meu blog, artigos escritos pelos melhores autores que são, também, articulistas e colunistas da Management. Clique aqui e conheça a tag que criei para abrigar o material, dos diversos sites da HSM, que divulgo com muito prazer na Oficina de Gerencia.
Agora mesmo trago-lhes dois vídeos de um novo produto que o grupo HSM está oferecendo aos seus leitores e consumidores. É a página do YouTube dedicada a divulgar os vídeos do site ManagementTV (clique no logotipo abaixo).
O primeiro vídeo é uma apresentação da página. Já o segundo é o trecho (3 minutos) de uma entrevista com o mais famoso CEO do planeta, Jack Welch, que neste breve periodo emite conceitos valiosos para os habitantes do mundo corporativo dedicados à gestão de empresas.


"ManagemenTV é mais do que um canal feito para adultos de todas as idades com vocação para o sucesso. É uma comunidade que vive e que acontece, um espaço televisivo único, destinado aos que fazem negócio e aos que querem fazer. Para os que entendem de negócio e os que não entendem, porém admiram. Para os que procuram informação avançada e os que preferem a diversão inteligente. Para os que aprendem olhando e os que preferem aprender fazendo. Para os empreendedores e negociadores, profissionais e aspirantes." (texto de apresentação do site)
------------------------------------------------

------------------------------------------------
>
------------------------------------------------


.
Esta é uma publicidade voluntária.
Coloco-a no blog como uma forma de compensação pelo uso de material do site da HSM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.