20 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dia 1 de Maio - Cabral toma posse da "Ilha de Vera Cruz" (1500); Morreu o iniguálavel Ayrton Senna, um ídolo dos brasileiros.

1 de maio

1 de Maio (ou 1º de maio) é o 121º dia do ano no calendário gregoriano (122º em anos bissextos). Faltam 244 para acabar o ano.

NOTA: Se você clicar sobre o dia primeiro de maio no calendario que abre o blog verá a relação completa dos eventos históricos deste dia. Abaixo, no post , estão os acontecimentos que selecionei, ilustrei, alguns, com imagens capturadas no "Google Imagens" e acrescentei informações adicionais naqueles mais destacados. Para quem aprecia conhecer os eventos do dia em que está vivendo estes posts (veja a tags "História a cada dia" e Hoje na Historia-JB") são muito prazerosos.

Eventos históricos

http://purl.pt/6942/1/e-297-a_JPG/e-297-a_JPG_24-C-R0072/e-297-a_0001_1_p24-C-R0072.jpg
GAMEIRO, Alfredo Roque, 1864-1935 - O desembarque dos portuguezes no Brazil ao ser descoberto por Pedro Alvares Cabral em 1500

Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado pelos descobridores portugueses ao Novo Mundo, que atualmente corresponde a parte do Nordeste da Costa Brasileira, relatado na Carta de Pero Vaz de Caminha. Aonde se localizava o Monte Pascoal, a primeira porção de terra da Américalusitanos, também segundo a Carta: vista pelos

Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz!

Além do relato do "descobrimento", Pero Vaz de Caminha data o dia 1º de Maio de sua carta já com a localização da Ilha de Vera Cruz[1]:

Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500.
Boston Tea Party
Tendo permanecido somente a taxação externa do chá, a Lei do Chá passa a atribuir monopólio à Companhia das Índias Orientais, onde os ingleses tinham interesses econômicos. Contra esse expediente desvirtuado de tributação, ocorre o episódio conhecido como Boston Tea Party, em que comerciantes disfarçados de índios destróem trezentas caixas de chá tiradas dos porões de barcos ancorados no porto de Boston

http://graodeareia-attac.weblog.com.pt/arquivo/primeiroMaio.jpg
http://static.hsw.com.br/gif/elvis-presley-biography-36.jpg
http://variasvariaveiz.files.wordpress.com/2009/04/ayrton_senna.jpg

Nascimentos

http://www.culture.gouv.fr/culture/actualites/celebrations2005/images/045.jpg

Falecimentos

http://mekwi.com/bcf/img/dlivingstone.jpg

Feriados e eventos cíclicos

http://www.amitadragonspell.com/uploaded_images/beltane_dance-735163.jpg
(clique na imagem)
"Também conhecido como Dia 1o de Maio, Dia da Cruz, Rudemas e Walpurgisnacht, o Sabbat Beltane é derivado do antigo Festival Druida do Fogo, que celebrava a união da Deusa ao seu consorte, o Deus, sendo também um festival de fertilidade. Na Religião Antiga, a palavra "fertilidade" significa o desejo de produzir mais nas fazendas e nos campos e não a atividade erótica por si só." (...)
Photobucket - Video and Image Hosting

Um comentário:

  1. O nome do autor do quadro dos Desembarque dos Portugueses é Oscar Pereira da Silva.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.