19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Os Filosófos e a Educação (I e II) - Sócrates, Platão, Aristóteles e John Locke.

Clique sobre a imagem
D
escobri no Vimeo (excelente site de vídeos - que bate de longe o YouTube em qualidade de conteúdo) uma coleção intitulada "Filósofos e a  Educação".
São oito vídeos magnificamente montados e narrados que considerei uma benção para ilustrar de forma consistente a cultura geral de quem se disponha a assisti-los.
Na verdade os oito vídeos são as transcrições de quatro DVDs de uma coleção dirigida a educadores e distribuída pela Atta Mídia. O conjunto (veja imagem acima) tem o título de "Filósofos e a Educação". 
Embora os vídeos estejam direcionados basicamente para os professores os textos narrados e as imagens têm a virtude de transmitir as histórias de inúmeros filósofos que dominaram e amalgamaram o pensamento humano ao longo dos séculos. Assim é que ao assisti-los podemos obter um razoável verniz de informação sobre os filófosos. Suas histórias, as concepções de suas idéias e o pensamento filosófico que criaram e defenderam.  Está tudo lá de forma fácil para o entendimento de todos. Eu recomendo que os assistam.
Tenho defendido repetidas vezes aqui no blog da Oficina de Gerência que ter uma base de cultura geral consistente é um dos pilares mais sólidos para a formação de um bom executivo e de uma liderança respeitada. Posso afirmar com toda convicção que não conheci nenhum líder, gerente ou comandante de sucesso que não ostentasse no currículo um alta dose de conhecimentos intelectuais sobre história geral, literatura, políticas, artes, ciências, filosofias...
Vou postar os vídeos de dois em dois para cada post. Se meu tempo estiver disponível serão quatro dias seguidos e ao final irei organizá-los em uma sequencia direta de quatro post.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/94/Sanzio_01.jpg/773px-Sanzio_01.jpg
A Escola de Atenas (Scuola di Atenas no original) é uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Rafael e representa a Academia de Platão. Foi pintada entre 1509 e 1510 na Stanza della Segnatura sob encomenda do Vaticano. A obra é um afresco em que aparecem ao centro Platão e Aristóteles. Platão segura o Timeu e aponta para o alto, sendo assim identificado com o ideal, o mundo inteligível. Aristóteles segura a Ética e tem a mão na horizontal, representando o terrestre, o mundo sensível.
A imagem tem sido muitas vezes vista como uma perfeita encarnação do espírito da Alta Renascença. Em A Escola de Atenas, Rafael pintou os maiores estudiosos antigos como se fossem amigos que discutiam e desenvolviam as formas de pensar e de refletir a filosofia em si. Segundo o estudioso Fowler, o título do afresco era Causarum Cognitio e que somente após o século XVII passou a ser conhecido como A Escola de Atenas. (clique sobre a imagem e saiba mais na Wikipédia)
Sócrates, Platão, Aristóteles abrem a coleção seguidos de John Locke. No segundo post teremos Nietzshe e Kant. O resto da sequencia (Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, Marx, Rousseau e Descartes) e um breve resumo de cada conteúdo está no texto abaixo que copiei do próprio site onde os DVDs estão à venda (clique aqui).

Abaixo está um "trailer" de apresentação da coleção. Os vídeos são encontrados no YouTube, mas a qualidade deles no Vimeo é bem melhor.

  •  
Os dois primeiros vídeos estão abaixo: 
_________________________________________________
_________________________________________________

* Educação e o processo do homem rumo à perfeição
* A busca do sentido em nossas ações
* Sócrates e a defesa do conhecimento
* A instauração da pedagogia filosófica e da filosofia pedagógica
* Entendimento, moral e virtude
* Platão: o Mundo das Ideias
* Aristóteles: a natureza humana e a educação como atualização da potência
* O pensamento metafísico se desdobrando na Idade Média
_________________________________________________
_________________________________________________

* Comparação entre o projeto iluminista da Modernidade e filosofias anteriores. O conhecimento não atinge as essências, mas apenas os fenômenos!
* Uma nova e surpreendente teoria do conhecimento!
* A ciência e a moral na escola!
* As condições e a emancipação do sujeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.