OFICINA NA COPA

OFICINA NA COPA

 

||| 20 de junho DE 2026 ||| sábado ||| Dia Mundial dos Refugiados ||| * Reflexão: “A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.” ― Sun Tzu |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial do Refugiado é uma data internacional estabelecida pelas Nações Unidas para reforçar o direito de toda pessoa buscar segurança e proteção, contando com diversos parceiros engajados para assegurar que as pessoas refugiadas tenham oportunidades para mostrarem o que são capazes de fazer. O direito de buscar segurança é para todas as pessoas Há 75 anos, após a Segunda Guerra Mundial, a comunidade internacional assumiu um compromisso histórico: garantir proteção às pessoas forçadas a fugir. Esse compromisso segue mais atual do que nunca, com necessidades crescentes de apoiar as pessoas refugiadas a reconstruírem suas vidas com dignidade e segurança nos países de acolhida, como no Brasil. Proteger refugiados significa salvar vidas em risco, fortalecer comunidades e promover estabilidade por meio de sua efetiva inclusão na sociedade. Quando uma pessoa refugiada encontra segurança e meios de prosperar, toda a sociedade se fortalece e amplia seu desenvolvimento econômico, social e cultural. Neste Dia Mundial do Refugiado, o ACNUR convida governos, empresas, organizações, instituições de ensino e todas as pessoas a manter vivo o compromisso da proteção internacional: até que todas as pessoas estejam seguras e estejam incluídas na sociedade, nosso trabalho não termina.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Esopo (Nessebar, 620 a.C. – Delfos, 564 a.C.) foi um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares. A ele se atribui a paternidade da fábula como gênero literário. Sua obra, que constitui as Fábulas de Esopo, serviu como inspiração para outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine. Malgrado sua existência permaneça incerta e pouco se saiba quanto à origem de várias de suas obras, seus contos se disseminaram em muitas línguas pela tradição oral. Em muitos de seus escritos, os animais falam e têm características humanas. Biografia: O fabulista grego teria nascido no final do século VII a.C. ou no início do século VI a.C. Heráclides do Ponto na obra Acerca dos Samios, afirmava que Esopo nascera na Trácia. Em suas origens, porém, várias hipóteses foram formuladas: Frígia, Egito, Etiópia, Samos, Atenas, Sardes e Amório. A hipótese de sua origem africana hoje é bastante creditada: o mesmo nome "Esopo" poderia ser uma contração da palavra grega para "etíope", um termo usado pelos gregos para se referir a todos os africanos subsaarianos. Além disso, alguns dos animais que aparecem nas fábulas de Esopo eram comuns na África, mas não na Europa (devemos ter em mente a diferente distribuição na época de animais como o leão berbere, hoje extinto). Também deve ser notado que a tradição oral de muitos povos africanos (mas também dos povos do Oriente Próximo e dos Persas) inclui contos de fadas com animais personificados, cujo estilo muitas vezes se assemelha ao de Esopo.* Certo é que morreu em Delfos, tendo sido executado injustamente, segundo descreve Heródoto (Histórias, II, 134) e a Suda. Segundo Heródoto, Esopo foi escravo do filósofo Janto (Xanto), um cidadão de Samos, juntamente com uma outra escrava chamada Rodópis [https://pt.wikipedia.org/wiki/Esopo]

 

domingo, 25 de dezembro de 2011

Feliz Natal!!



Esta imagem, justiça se faça, é parte do cartão de natal do Hemocentro de Brasília. É dos mais lindos que vi este ano. Não resisti e cortei a parte do texto institucional e aproveitei a mensagem de natal. Gostei do resultado. 
FELIZ NATAL A TODOS!

Um comentário:

  1. Querido amigo Drummond,

    Nos processos quase que automáticos de reproduzirmos fórmulas sociais de saudações em épocas festivas, tradicionais e que para muitos é apenas mais um feriado, revestido de obrigações, muitas vezes cansativas, enfadonhas e sem profundidade, lembramo-nos, que a despeito destes muitos irmãos de jornada estarem desatentos e desligados do verdadeiro sentido de nos saudarmos e comemorarmos juntos o Natal, e que mesmo reconhecendo a superficialidade e vazio de muitas celebrações ricas em paramentos festivos, comilâncias e estímulo ao consumismo, sabemos no fundo que a Lembrança da passagem de Jesus e sua mensagem viva de apelo ao ser humano à vivência real e fraterna, traduzida na vivência do amor, ainda é o mais valioso estímulo, à todos nós, que necessitamos ainda muito aprender a conviver com real respeito e verdadeiro entendimento de estarmos em família. Aliás, a família que se reúne, as vezes por afinidade, ou por necessidade, obrigação, caminha invariavelmente na sua função principal que é formar e reformar o homem, na sua conduta, no seu caráter. O que se deveria criticar não é o vazio, ou a hipocrisia do momento festivo em si. Vazios, muitos estamos, por não deixarmos de fato, novamente, este Cristo nascer entre os homens através da incorporação real dos seus ensinamentos eternos nos corações e pensamentos dos homens. Agradeço em nome de minha família, da família espiritual, que transcende os laços consanguíneos a oportunidade da nossa convivência amiga, mesmo que não tão estreita. Compartilho, no teu blog, nossa despretenciosa reflexão, no sentido de exercitar o compartilhamento mais amplo daquilo que julgamos, no momento, como nossos melhores sentimentos e desejo de renovação e melhoria, sob a luz do Divino Mestre e seu olhar compassivo e amoroso, uma vez mais,neste Natal.
    Um grande abraço em todos! familiares, amigos, blogueiros e irmãos.
    Maurício Curi

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.