19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 11 de dezembro de 2011

Os Filosófos e a Educação ( III e IV) - Nietzshe e Gramsci

E
Clique sobre a imagem

ste é o segundo dos quatro posts que publicarei no blog sobre o tema Filósofos e a Educação. Aqui estão estão mais dois vídeos do conjunto, os de numero três e quatro que versam sobre Friedrich Nietzshe e Immanuel Kant.   
Conforme disse no primeiro post essa coletânea de vídeos está no Vimeo que é o melhor site do gênero na Internet (é a minha opinião). São oito vídeos no total, magnificamente montados e narrados. Na verdade os oito vídeos são as transcrições dos DVDs de um box distribuído pela Atta Mídia. O conjunto (veja imagem ao lado) tem o título de "Filósofos e a Educação". 
Os conteúdos dos DVDs (e logicamente os vídeos do Vimeo) estão voltados para os professores e educadores. Os textos narrados e as imagens têm a virtude de transmitir as histórias de inúmeros pensadores que contribuiram para formar  e amalgamar a filosofia humana ao longo dos séculos. Ao assisti-los podemos obter um ótimo verniz de informação sobre as figuras dos sábios, suas histórias, as concepções de suas idéias e o pensamento filosófico que criaram e desenvolveram. Está tudo lá de forma fácil para o entendimento de todos.
Tenho defendido repetidas vezes aqui no blog da Oficina de Gerência que ter uma base de cultura geral consistente é um dos pilares mais sólidos para a formação de um bom executivo e de uma liderança respeitada. Posso afirmar com toda convicção que não conheci nenhum líder, gerente ou comandante de sucesso que não ostentasse no currículo uma alta dose de conhecimentos intelectuais sobre história geral, literatura, políticas, artes, ciências, filosofia...
Um breve resumo de cada conteúdo está no texto abaixo que copiei do próprio site onde os DVDs estão à venda (clique aqui).

Os vídeos três e quatro estão abaixo:



* Razão e sensibilidade: o dionisíaco contra o apolíneo
* Uma filosofia construída a marteladas
* A crítica à cultura decadente do mundo ocidental
* Questionando a ciência, a filosofia, a religião e a moral ocidentais
* Propondo a constituição de um homem superior
* A educação em busca da liberdade do espírito



* O lugar da filosofia na existência dos homens e como todos os homens são filósofos
* A capacidade de sairmos do senso comum para chegarmos ao bom senso
* O novo papel da ideologia e como esta é pensada como cimento da sociedade
* A educação, a ideologia e a contra-ideologia
* A educação como força de transformação
* Consciência teórica e vida real
* Actividade teórica e actividade prática


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.