24 DE NOVEMBRO DE 2025 ||| 2ª feira ||| Dia do rio ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Rio é comemorado em 24 de novembro no Brasil, uma data criada para conscientizar sobre a importância da preservação desses recursos naturais e dos riscos que eles enfrentam, como a poluição e a degradação. A data ressalta que os rios são essenciais para a vida, o abastecimento público, a agricultura, a indústria e a geração de energia, além de abrigarem grande parte da biodiversidade.


Entre os séculos XIV e IV a.C. Dinastia Zhou Morte 531 a.C. Nacionalidade Chinês Etnia Chinês han Ocupação Superintendente judicial dos arquivos imperiais Profissão Historiador real Bibliotecário Principais trabalhos Tao Te Ching e Huahujing Escola/tradição Taoismo Laozi Caracteres chineses "Lao Zi" em escritura de selo (acima) e regular (abaixo) Chinês: 老子 Significado literal "Velho Mestre" [Expandir]Transliterações Parte da série da Filosofia acerca do Taoismo Taijitu Fundamentos Práticas Textos Deidades Gente Vertentes Lugares sagrados Organizações Portal Taoismo vde Lao Zi ou Laozi (também conhecido como Lao-Tzu[1], Lao-Tze e Lao Tsé[2][3] chinês simplificado: 老子, pinyin: Lǎozǐ, literalmente "Velho Mestre") foi um filósofo e escritor da Antiga China. É conhecido por ser o autor do importante livro Tao Te Ching,[4] por ser o fundador do taoismo filosófico[5] e por ser uma divindade no taoismo religioso e nas religiões tradicionais chinesas. Embora seja uma figura lendária, Lao Zi é geralmente situado por volta do século VI a.C. Pensa-se que foi contemporâneo de Confúcio, mas alguns historiadores acreditam que ele viveu no Período dos Estados Combatentes, algures nos séculos V e IV a.C.[6] É uma personagem-chave na cultura chinesa: tanto os imperadores da dinastia Tang como as pessoas hodiernas do apelido Li consideram-no o fundador da sua linhagem. O trabalho de Lao Zi tem sido adoptado por vários movimentos antiautoritários[7] e pelo legalismo chinês. [

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif


Visualizações no blog no mês de outubro.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Os Filosófos e a Educação ( III e IV) - Nietzshe e Gramsci

E
Clique sobre a imagem

ste é o segundo dos quatro posts que publicarei no blog sobre o tema Filósofos e a Educação. Aqui estão estão mais dois vídeos do conjunto, os de numero três e quatro que versam sobre Friedrich Nietzshe e Immanuel Kant.   
Conforme disse no primeiro post essa coletânea de vídeos está no Vimeo que é o melhor site do gênero na Internet (é a minha opinião). São oito vídeos no total, magnificamente montados e narrados. Na verdade os oito vídeos são as transcrições dos DVDs de um box distribuído pela Atta Mídia. O conjunto (veja imagem ao lado) tem o título de "Filósofos e a Educação". 
Os conteúdos dos DVDs (e logicamente os vídeos do Vimeo) estão voltados para os professores e educadores. Os textos narrados e as imagens têm a virtude de transmitir as histórias de inúmeros pensadores que contribuiram para formar  e amalgamar a filosofia humana ao longo dos séculos. Ao assisti-los podemos obter um ótimo verniz de informação sobre as figuras dos sábios, suas histórias, as concepções de suas idéias e o pensamento filosófico que criaram e desenvolveram. Está tudo lá de forma fácil para o entendimento de todos.
Tenho defendido repetidas vezes aqui no blog da Oficina de Gerência que ter uma base de cultura geral consistente é um dos pilares mais sólidos para a formação de um bom executivo e de uma liderança respeitada. Posso afirmar com toda convicção que não conheci nenhum líder, gerente ou comandante de sucesso que não ostentasse no currículo uma alta dose de conhecimentos intelectuais sobre história geral, literatura, políticas, artes, ciências, filosofia...
Um breve resumo de cada conteúdo está no texto abaixo que copiei do próprio site onde os DVDs estão à venda (clique aqui).

Os vídeos três e quatro estão abaixo:



* Razão e sensibilidade: o dionisíaco contra o apolíneo
* Uma filosofia construída a marteladas
* A crítica à cultura decadente do mundo ocidental
* Questionando a ciência, a filosofia, a religião e a moral ocidentais
* Propondo a constituição de um homem superior
* A educação em busca da liberdade do espírito



* O lugar da filosofia na existência dos homens e como todos os homens são filósofos
* A capacidade de sairmos do senso comum para chegarmos ao bom senso
* O novo papel da ideologia e como esta é pensada como cimento da sociedade
* A educação, a ideologia e a contra-ideologia
* A educação como força de transformação
* Consciência teórica e vida real
* Actividade teórica e actividade prática


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.