19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lista de projetos para 2012. Já fez? Cuidado!


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvTjkepDp_VQhhiT4n20lcK57fq2jIo4gUkANUEkhT7EGLZ78u_D73LDQPPWuSiMZhb9Zt-NIpVgq6zRKtczHBWycW7qlC2iC1J3Imtbe4Ugv40L4ddVPo8vXd1NP952HbEv618zUWqdQ/s1600/datas-especiais-feliz-ano-novo-e70531.gif
Que beleza! Ano novo chegando e todo mundo jogando a ziguizira fora, fazendo novas listas de projetos para 2013 e renovando as esperanças. Essa é a magia de todos os anos novos. 
A grande questão é: Cada um de nós sabe fazer o planejamento do que deseja para cumprir as metas sem medo de ser feliz? Se sabe porque chegamos aos finais de anos e ao checarmos nossas listas lá estão eles... os itens dos desejos não cumpridos, dos objetivos não atingidos e dos sonhos não concretizados. 
É o carro que não foi comprado,  os quilos que não emagrecemos, a mudança de emprego que não conseguimos, a viagem que não aconteceu e mais um monte de tópicos que não são mais do que um elenco de fracassos de expectativas e desapontamentos. Ah! Mas ai está o Ano Novo! E de novo lá vamos fazer nossa "lista de desejos"...
O texto abaixo, que copiei do jornal O Globo, foi escrito pela jornalista Isabel Kopschitz e trata exatamente disso. Ensinar como fazer as coisas darem certo para que as metas e escopos projetados transformem-se em realidade.
As bases de seu artigo foram entrevistas e conversas com  diversos "coachs" profissionais. Estes consultores consagram seus trabalhos corporativos para "encorajar e motivar seus clientes, fazendo-os refletir a respeito de diversos aspectos de sua vida, sempre transmitindo capacidades e técnicas comportamentais, psicológicas e emocionais, fazendo com que aprimorem suas aptidões tanto pessoais quanto profissionais, visando o alcance de objetivos previamente estabelecidos" (definição do que é coaching compilada de vários sites e blogs)
Adaptando conceitos de coaching e suas ferramentas às expectativas mais comuns dos profissionais a jornalista conseguiu passar uma boa tela onde podem ser vistas as dicas que para que cada um faça sua lista de metas profissionais para 2012. Vale a leitura.
.
http://www.fantasygif.it/Web%20Design/Linee_divisorie/set55barra.gif

Na lista de metas para 2012, plano de carreira
Especialistas explicam como planejar e cumprir metas profissionais, sem cair nos erros mais comuns 

O Globo
Por Isabel Kopschitz

Publicado:

Muita gente se programa, todo fim de ano, traçando novas metas e objetivos para os 12 meses seguintes. Mas a maioria acaba estabelecendo metas inviáveis para a carreira que, naturalmente, acabam não sendo cumpridas. Para consultores de RH, esse período de festas é ideal para elaborar uma lista de objetivos profissionais para 2012. O primeiro passo, dizem, é planejar. Mas existem vários aspectos aos quais se deve prestar atenção, para que tudo o que foi idealizado não caia no esquecimento.
Segundo Ylana Miller, diretora executiva da Yluminarh Desenvolvimento Profissional, no Rio, os planos para 2012 precisam estar inseridos num projeto maior de carreira:
  •  As decisões táticas de curto e médio prazos devem estar alinhadas às de longo prazo. São essas estratégias que vão te ajudar a trilhar o caminho para o objetivo principal a ser atingido, lá na frente.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVAJFB56tuTExm42EV6KEJB4OHs5e7csVylxPBXhCLhT46oBUNAa4IYSBjwryagF3cg05MZBcqa3l4w0PMXzxV9WhJ0TgGcNSVbrY6EVndEavzoTrvJJr0fW4ZLEl13C8Tp4Tt-uDCI3Y/s1600/alvo.bmpSe a idéia é mudar de emprego, por exemplo, um passo importante é prestar atenção ao envio de currículos para bancos de dados. Ylana alerta que é importante cadastrar o documento apenas em sites de consultorias ou empresas que trabalhem com ética e profissionalismo, para garantir que as informações sobre a vida profissional sejam tratadas com o devido sigilo. Outra questão importante é manter ativas as redes de contatos profissionais, para criar oportunidades de carreira.
  • Para ser lembrado, é importante disseminar sua identidade - diz Ylana. - O final do ano é um bom período para retomar relações que estão defasadas, como ocorre às vezes com antigos colegas, clientes e outros profissionais. Essa época é propícia para expandir os relacionamentos .
Segundo pesquisa realizada pela coach Waleska Farias, cerca de 70% das pessoas que fazem a listinha esquecem suas metas já no primeiro semestre do ano. Para ela, a maioria dos que não têm sucesso no cumprimento das metas comete quatro erros
  1. O primeiro é ter um objetivo sem legitimidade; 
  2. O segundo, ter metas que não são viáveis; 
  3. O terceiro, é a falta de motivação; 
  4. E o quarto, é a perda da crença em si mesmo.
 Ela alerta que o brasileiro não tem hábito de planejar para longo prazo - o que considera um traço cultural.
  • Uma das maiores ‘pedras’ na qual os profissionais tropeçam é a legitimidade dos objetivos. Você só consegue se manter de pé numa carreira quando os objetivos realmente são seus, e não formas de agradar aos outros.
Explica Waleska, -Tive uma cliente que tinha pânico de avião, e precisava viajar no mínimo três vezes por semana. Mas não procurava outro emprego porque seu marido achava o máximo ter uma mulher executiva, que precisava viajar o tempo todo. Ela só se sabotava dentro da empresa, porque na verdade não queria mais estar ali.
Motivação e crença em si mesmo estão interligadas, afirma a coach. A falta de “automotivação”, explica Waleska, acaba fazendo com que muita gente culpe o chefe, o RH da empresa ou qualquer outro agente externo pelo fato de não ter conseguido o que deseja.
  • Quando o profissional começa a ‘terceirizar’ suas obrigações, fica ainda mais difícil de chegar aonde quer. O negócio é assumir as responsabilidades pelo que pode fazer para evoluir, e seguir em frente - aconselha. - Mas também não adianta determinar objetivos muito altos e depois ficar desmotivado.
Quem segue nesta linha, diz, acaba perdendo a crença em si mesmo, e fica imobilizado, o que é fatal para que o profissional não consiga avançar na carreira.
É como Shakespeare já disse: as pessoas são o que acreditam ser. Se o próprio profissional não acha que é capaz, ninguém vai conseguir convencê-lo do contrário - ressalta.
Segundo o coach Sandro Pereira, especialista em treinamentos corporativos, ter as metas escritas, em local visível, e lê-las em voz alta com regularidade ajuda a fixar as resoluções na mente e a se motivar para alcançá-las. Pereira explica também que é normal aparecer aquele desânimo nas primeiras semanas, principalmente se a realização do seu sonho for de médio a longo prazos. Nesses casos, ele aconselha que as pessoas tenham paciência consigo mesmas, mas que não desistam:
  • Não se castigue por ter preguiça de continuar investindo sua energia nas metas. Mas nunca deixe que esse sentimento o faça regredir. O êxito nunca virá se não houver total comprometimento.
-----------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.