15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

sexta-feira, dezembro 16, 2011

Vida em outro planeta? Parece que estamos chegando perto!


A
 ansiedade e a angústia coletivas que nós humanos temos em descobrir vida em outros planetas é quase uma obsessão.
Livros, filmes, reportagens, documentários, conferências e tudo quanto é tipo de mídia de comunicação já foram e continuam sendo produzidas para sustentar a tese de que não estamos sós no universo.
Bilhões de dólares já foram investidos nessa aventura que apesar do (aparente) fracasso de ainda não haver encontrado o nosso planeta gêmeo fez avançar a ciência indubitavelmente. A construção e a colocação no espaço dos super-telescópios são realidades para mostrar que a busca por vida no espaço infinito  rende conhecimento e faz avançar a sabedoria e a ciência humanas.http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/83/Telescope_Kepler-NASA.jpeg/300px-Telescope_Kepler-NASA.jpeg
Um desses telescópios, na verdade uma sonda espacial, é o Kepler (imagem ao lado)que foi projetado exatamente para "caçar planetas" com características semelhantes ao nosso. E achou! O Telescópio localizou um planeta que a NASA batizou de Kepler-22b (veja imagem mais abaixo). Na verdade o que foi descoberto foi um planeta que "reúne possibilidades de ter água e por consequência o potencial de abrigar vida". Parece pouco, mas não é.
O fato e a notícia compreensivelmente alvoroçaram os cientistas e aguçaram a curiosidade do mundo inteiro. A pergunta irresistível: porque queremos descobrir um planeta gêmeo do nosso? Com a palavra os sábios. Tenho minhas teorias, mas prefiro não revelá-las porque estão mais próximas dos livros e filmes de ficção científica que eu insisto - e desde criança - em consumir de forma (neste caso é fato) quase obsessiva.
Por favor, se estiver no grupo dos curiosos leia a excelente matéria que "transportei" da edição digital da Folha de São Paulo para o blog. Vale a pena.









Nenhum comentário:

Postar um comentário