19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 17 de dezembro de 2011

Ex- presidente do Yahoo foi demitida e abriu a "caixa de ferramentas"...

O
 personagem central da novela das vinte e uma horas na TV Globo, "Pereirão”, que já foi até capa da revista Veja quando se sente ameaçada apela imediatamente para brandir uma ferramenta pesada, chave de boca, balançando-a na cara do desafeto devolvendo o desaforo.
Foi mais ou menos isso que fez a ex-presidente do Yahoo, Carol Bartz, após receber o "cartão vermelho" comunicado por telefone pelo presidente do conselho da corporação.
Imediatamente ela passou um e-mail para os 13 mil empregados do Yahoo e informou que estava demitida. ("Estou muito triste por dizer a vocês que eu acabei de ser demitida por telefone pelo presidente do conselho do Yahoo. Foi um prazer trabalhar com todos vocês e desejo a vocês apenas o melhor para o futuro.")
Na entrevista que deu após a saída não teve papas na língua e abriu a caixa de ferramentas do Pereirão. O que eu mais gostei da história toda foi ela ter dito ao presidente do Conselho quando ele lia por telefone um comunicado formal da sua demissão

– Porque você não tem os “c...” (the balls, em inglês) para me dar a noticia pessoalmente?

http://2.bp.blogspot.com/_O-4kO21pv7Q/TTxpE0BY3CI/AAAAAAAAATo/2JGGeBd0NY8/s1600/images.jpgNa mesma coletiva ela soltou os cachorros sobre o conselho de administração do Yahoo e disse textualmente para os jornalistas

- Essas pessoas me f... (fucked me over, em inglês).

Achei interessante o fato por ser inusitado. É raro ver um CEO desse quilate ser demitido e sair “soltando fogo pelas ventas” como se diz no meu Nordeste. Normalmente a gente tem vontade, mas se contém e fica com o gosto amargo na boca.  
Algo semelhante já aconteceu comigo. Em 1999 eu era diretor da Codevasf e fui exonerado sem prévio aviso. Pior, soube por um funcionário subalterno que me trouxe o Diário Oficial da União com a publicação do ato. Eu estava trabalhando normalmente em meu gabinete e incrédulo fiquei sem ação imediata. O sangue desceu, a pressão caiu... Um horror! Foi um dos piores momentos que vivi na minha carreira de administrador. Um dia ainda conto a história direitinha.
Fiz esse parêntese para ilustrar a vontade de botar a boca no trombone contra os comandantes, os chefes que não tem a coragem de demitir pessoalmente seus auxiliares diretos. Eu classifico esse comportamento como o mais covarde dos defeitos que um gestor possa ter. Nem o chamo de líder, pois uma pessoa que age assim jamais o terá sido ou será.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiH5ufNd58DQ3aKBvZS4JM0cFy1s5BXbvW-nV48A1EDBekv3JV_WYV20fKRcykp4W3gM0Z0Ik_b60wiL_-YGoIPsFapNwSGUsVIQhZH35xam-TEI875qhECeoq9Sku7iKH5m2tio6szRBkw/s400/boca_no_trombone.pngNem todos têm a oportunidade de dar entrevistas como a ex-presidente do Yahoo, Carol Bartz, mas que todos gostariam de agir como ela... Aaah! Não tenham dúvidas disso.
A lição que destaco do episódio é essa. Quem quer que esteja ocupando cargos de chefia e decidirem demitir algum dos seus colaboradores diretos nem pense em mandar recados ou telefonar. Chame-o à sua sala e diga-lhe direta e pessoalmente olhando-lhe nos olhos, que ele está fora dos seus planos. Por pior que possa ser a reação de momento com certeza será melhor do que receber a noticia de forma indireta.
Demitir alguém sem a coragem de falar-lhe cara a cara além de ser um ato explícito de covardia é também de desumanidade.
Abaixo está a reportagem que a Folha de São Paulo publicou no dia seis p.p. quando a executiva foi demitida.



2 comentários:

  1. ola herbet sou do dihitt vi seu blog legal cara , sua profissão é a que pretendo fazer se deus quizer ainda tem 17 anos e tem muito o que aprender pela frente , mas enfim conheça meu blog e me segue abraços clica para entra no site e seguir

    ResponderExcluir
  2. Meu caro autor do blog "Filmes Megavídeos" (infelizmente você não informou seu nome), fiquei muito feliz com seu comentário. Visitei os seus blogs e fiquei encantado com o Megavídeos. Já me inscrevi e coloquei o banner na minha lista de blogs indicados. Adoro cinema e séries de TV e o seu trabalho é muito bom. Vou visitar regularmente o Megavídeos. Vi, pela imagem que você é muito jovem e certamente tem um belo caminho pela frente. O que posso lhe dizer é que não perca o foco, estude e trabalhe muito, mas principalmente que acredite muito em você mesmo. Grande abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.