03 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 4ª FEIRA ||| Dia Internacional das pessoas com deficiências. ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência. Além disso, busca também conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural. dia da pessoa com deficiência De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência. A principal ideia desta data é refletir (e pôr em prática) os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.


Heraclito (português europeu) ou Heráclito (português brasileiro) de Éfeso (Ἡράκλειτος ὁ Ἐφέσιος, Éfeso, aproximadamente 500 a.C. - 450 a.C.) foi um filósofo pré-socrático considerado o "Pai da dialética". Recebeu a alcunha de "Obscuro" principalmente em razão da obra a ele atribuída por Diógenes Laércio, Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares. Na vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do "tudo flui" (em grego, πάντα ῥεῖ; transl.: panta rei, sintetizando a ideia de um mundo em movimento perpétuo, em oposição ao paradigma de Parmênides) e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda. De seus escritos restaram poucos fragmentos (encontrados em obras posteriores), os quais geraram grande número de obras explicativas. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito)

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 16 de abril de 2011

Bullying, como reconhecer e evitar. (Revista Visão)



O
 "bullying" (link Wikipedia) existe desde os tempos imemoriais. Sempre patético, sempre uma ação covarde dos fortes contra os fracos e sempre com a aceitação de uma "plateia" tão doente quanto o ou os agressores. Existem registros de "bullying" (outro link) em livros de todas as epocas da Historia Universal. Obviamente que não estava caracterizado como agora. As agressões ocorriam em todos os ambientes e principalmente nas escolas e entre os grupos jovens.

N
ão vou aqui nesse post escrever um "tratado" sobre o bullying, mesmo porque é só pesquisar na internet que a bibliografia é extensa. Quero aqui, apenas registrar a minha indignação como ser humano e parte dessa sociedade que infelizmente lamenta, mas faz muito pouco à sua volta para coibir essa pratica que está assolando escolas de todo o planeta com as consequencias que todos conhecem. Quero dizer que se a sociedade quiser erradicar ou pelo menos abolir o bullying das escolas ela pode sim! Nós podemos!

N
ão existem formulas fáceis, pois essas agressões são reflexos e fazem parte das deficientes estruturas sociais produtoras dos grupos agressores que não conseguem conviver com as minorias. Todavia determinadas ações de gerenciamento e fiscalização nas escolas, penalidades pesadas contra os praticantes e incentivadores do bullying (em quaisquer idades) e campanhas educativas massivas pelos meios de comunicação entre outras com certeza atingiriam o objetivo.

Q
ue cada um de nós faça a sua parte, pois o bullying principalmente nas escolas do primeiro e segundo graus está - entre outros motivos certamente... - propiciando que jovens considerados "fora da turma" sejam vitimados pelas crueldades dos seus colegas que (sempre) covardemente os agridem para saciar seus (também) desvios de conduta.

A

proveitei o tema para postar o infográfico abaixo reproduzido da revista portuguesa Visão e que dá uma ideia geral dos tipos mais praticados de bullying e suas consequencias sobre as vítimas




Visão - Homepage
Clique e visite o site da revista.

Como evitar o bullying?

A revista VISÃO revela casos, os sinais e os vários géneros do fenómeno que terá levado um menino de 12 anos ao suicídio. Indica também pistas para uma prevenção eficaz. 

 VEJA AQUI A INFOGRAFIA INTERATIVA PARA SABER MAIS SOBRE ESTE PREOCUPANTE FENÔMENO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.