30 DE ABRIL DE 2024 –3ª FEIRA - DIA NACIONAL DA MULHER


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 16 de abril de 2011

Bullying, como reconhecer e evitar. (Revista Visão)



O
 "bullying" (link Wikipedia) existe desde os tempos imemoriais. Sempre patético, sempre uma ação covarde dos fortes contra os fracos e sempre com a aceitação de uma "plateia" tão doente quanto o ou os agressores. Existem registros de "bullying" (outro link) em livros de todas as epocas da Historia Universal. Obviamente que não estava caracterizado como agora. As agressões ocorriam em todos os ambientes e principalmente nas escolas e entre os grupos jovens.

N
ão vou aqui nesse post escrever um "tratado" sobre o bullying, mesmo porque é só pesquisar na internet que a bibliografia é extensa. Quero aqui, apenas registrar a minha indignação como ser humano e parte dessa sociedade que infelizmente lamenta, mas faz muito pouco à sua volta para coibir essa pratica que está assolando escolas de todo o planeta com as consequencias que todos conhecem. Quero dizer que se a sociedade quiser erradicar ou pelo menos abolir o bullying das escolas ela pode sim! Nós podemos!

N
ão existem formulas fáceis, pois essas agressões são reflexos e fazem parte das deficientes estruturas sociais produtoras dos grupos agressores que não conseguem conviver com as minorias. Todavia determinadas ações de gerenciamento e fiscalização nas escolas, penalidades pesadas contra os praticantes e incentivadores do bullying (em quaisquer idades) e campanhas educativas massivas pelos meios de comunicação entre outras com certeza atingiriam o objetivo.

Q
ue cada um de nós faça a sua parte, pois o bullying principalmente nas escolas do primeiro e segundo graus está - entre outros motivos certamente... - propiciando que jovens considerados "fora da turma" sejam vitimados pelas crueldades dos seus colegas que (sempre) covardemente os agridem para saciar seus (também) desvios de conduta.

A

proveitei o tema para postar o infográfico abaixo reproduzido da revista portuguesa Visão e que dá uma ideia geral dos tipos mais praticados de bullying e suas consequencias sobre as vítimas




Visão - Homepage
Clique e visite o site da revista.

Como evitar o bullying?

A revista VISÃO revela casos, os sinais e os vários géneros do fenómeno que terá levado um menino de 12 anos ao suicídio. Indica também pistas para uma prevenção eficaz. 

 VEJA AQUI A INFOGRAFIA INTERATIVA PARA SABER MAIS SOBRE ESTE PREOCUPANTE FENÔMENO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.