16 de abr de 2011

Acidente nuclear. Aprenda um pouco sobre esse flagelo que paira sobre o planeta.


Fukushima - cidade japonesa - virou "celebridade instantânea" por conta do (quase) acidente nuclear que foi ocasionado  o tsunami que atingiu a cidade em cheio. Era aquela que estava mais proxima ao epicentro do sismo e pagou (ainda está pagando e assim será por muitos anos) um alto preço.

Mas a cidade não ficou famosa pelo tsunami e sim por causa da Usina Nuclear que ali existe e não pára de emitir material radiativo para a atmosfera japonesa e do planeta.
Todo o planeta torce para não viver novamente período parecido com o Acidente de Chernobyl  em 26 de abril de 1986 onde não se conseguiu sequer chegar a um numero de vitimas das nuvens radioativas que se formaram na Europa e no planeta por conta da explosão de um dos reatores atômicos da usina.
Clique sobre a imagem para saber mais
Mas o que é esse negocio de acidente nuclear? O que é uma nuvem radioativa? Quais os efeitos da radioatividade sobre a saúde humana? O infográfico que reproduzo abaixo, copiado do site da revista portuguesa Visão nos dá uma idéia sobre esses problemas e responde as perguntas acima.

Visão - Homepage


Nenhum comentário:

Postar um comentário