recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 11 de abril DE 2026 ||| sábado ||| Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson ||| “Nenhum dever é mais importante do que a gratidão.” (Cícero) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson é celebrado em 11 de abril, data estabelecida pela OMS em 1998 para reduzir o estigma e informar sobre o distúrbio neurodegenerativo que afeta mais de 250 mil brasileiros. O objetivo é educar sobre sintomas — como tremores e rigidez — e destacar tratamentos que melhoram a qualidade de vida.


Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo (Espanhol: Buenos Aires, 24 de agosto de 1899 – Genebra, 14 de junho de 1986) foi um escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino, considerado um dos maiores escritores do século XX . Sua obra, que dialogava com o surrealismo e a literatura fantástica, exerceu grande influência sobre o boom latino-americano e a literatura contemporânea em geral. Fez o colegial no Colégio Calvino, na Suíça. Estudou Direito na Universidade de Buenos Aires. Mais tarde, Borges estudou na Universidade de Cambridge para tornar-se professor. Foi, ainda, diretor da Biblioteca Nacional de Buenos Aires. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Luis_Borges}


sábado, 16 de abril de 2011

Acidente nuclear. Aprenda um pouco sobre esse flagelo que paira sobre o planeta.


Fukushima - cidade japonesa - virou "celebridade instantânea" por conta do (quase) acidente nuclear que foi ocasionado  o tsunami que atingiu a cidade em cheio. Era aquela que estava mais proxima ao epicentro do sismo e pagou (ainda está pagando e assim será por muitos anos) um alto preço.

Mas a cidade não ficou famosa pelo tsunami e sim por causa da Usina Nuclear que ali existe e não pára de emitir material radiativo para a atmosfera japonesa e do planeta.
Todo o planeta torce para não viver novamente período parecido com o Acidente de Chernobyl  em 26 de abril de 1986 onde não se conseguiu sequer chegar a um numero de vitimas das nuvens radioativas que se formaram na Europa e no planeta por conta da explosão de um dos reatores atômicos da usina.
Clique sobre a imagem para saber mais
Mas o que é esse negocio de acidente nuclear? O que é uma nuvem radioativa? Quais os efeitos da radioatividade sobre a saúde humana? O infográfico que reproduzo abaixo, copiado do site da revista portuguesa Visão nos dá uma idéia sobre esses problemas e responde as perguntas acima.

Visão - Homepage


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.