20 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 9 de outubro de 2010

Você sabe administrar os talentos da sua equipe?

Sustentabilidade
Examine com muito cuidado o gráfico abaixo. Com calma também. Ele trata da Administração de Talentos
Trabalhar com pessoas talentosas pode parecer algo muito comum entre tantas outras coisas incomuns no mundo corporativo. Entretanto, é exatamente ai que ocorre um dos maiores desperdícios  de energia entre os chefes e gerentes dos muitos departamentos e seus subordinados existentes nas empresas. Falo do desperdício de talentos.
Sabe aquele cara que é bom de serviço, mas o chefe não consegue fazê-lo trabalhar com todo o seu... Talento? Pois é, fique sabendo que a culpa é 90% de quem comanda um grupo e não consegue formar um time. Ou seja, dele mesmo, o chefe. 
Os indivíduos talentosos são raros nos grupos, mas eles existem. Estão lá à disposição do líder e do gerente que souberem trabalhar com eles. É isso mesmo! Temos que aprender a operar com os talentos. Se você o tratar da mesma forma que os demais companheiros não conseguirá extrair deles o que tem de diferente em relação aos demais colegas.
É a Lei da Igualdade (clique no link) sobre a qual já escrevi aqui no blog. 
  • A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade... Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real.
Este é o grande segredo da administração de talentos. Por isso aconselho que leiam o infográfico que a HSM preparou e enviou na ultima newsletter que recebi e transmito a você. Bom proveito.
Ah! Existem mais tres excelentes artigos cujos links estão ao final do post.  Leia os trechos que selecionei de cada um dos artigos para despertar a curiosidade dos leitores:
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ISWqbLt4Of0IzM:http://inlinethumb06.webshots.com/33285/2486360100094359391S600x600Q85.jpg&t=1
Clique na imagem e conheça a íntegra da Oração aos Moços
  • "Para desenvolver os líderes da Geração Y é preciso entender as suas ambições. Estudos apontam que estes jovens querem um ambiente de trabalho que lhes dê espaço para desempenhar suas atividades e, acima de tudo, reconhecimento profissional. Mais do que “Melhores empresas para se trabalhar”, a Geração Y está em busca das “Melhores empresas para crescer”. “Os lideres da Geração Y querem crescer e rápido e as empresas que não souberem criar as oportunidades e os desafios de crescimento vão perder os melhores talentos e vão ficar com aqueles meio-acomodados, que podem até ser competentes, mas não serão os melhores”, (De geração para geração)
  • "Será que os jovens estão cansados dessa prática de trocar de empresa para progredir na carreira sem sequer se dar ao trabalho de gostar dela? Será que muitos deles já não se arrependeram de eventual atitude tomada nesse sentido? Será que, como demonstrou a pesquisa, muitos gostariam de ser reconhecidos, ter um bom ambiente de trabalho, ter desenvolvimento profissional, ter uma boa qualidade de vida e também gostar da empresa e ficar comprometido com a organização por um longo período? Será que não é uma mudança que está aí estampada?" (Retenção de talentos e casamento)
  • "Em relação a boas práticas, além da priorização e centralização, recomendo dois outros hábitos saudáveis: organização e backup. Sendo assim, você precisa organizar pastas, arquivos e documentos (eletrônicos e físicos). Uma dica é scanear documentos importantes e os salvar no computador. Costumo fazer isso com contratos, recibos, documentos pessoais e outros. Assim, posso tê-los sempre à mão e a pesquisa é mais fácil também." (Guia do executivo mochileiro: organização e método)
 

Infográfico mostra como fazer uma boa gestão de talentos


 
De geração para geração
No momento em que quatro gerações de profissionais compõem o capital humano das empresas, confira como identificar e cultivar os líderes da chamada “Geração Y”.
  •   
Retenção de talentos e casamento
Consultor em RH faz análise sobre a pesquisa da empresa dos sonhos dos jovens e conclui: voltar a ter um bom emprego, amar apaixonadamente, ter filhos, constituir uma família e se orgulhar disso tudo é o futuro 
  •   
Guia do executivo mochileiro: organização e método
Este artigo é para aqueles que acreditam que o tempo é um dos ativos mais preciosos que temos, logo usá-lo eficientemente é importante.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.