29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições do Brasil em Portugal. (Limiano41)

Divulgo o texto abaixo, a pedido do meu dileto amigo Fonseca Lima, criador do blog Limiano41 em Lisboa e um dos primeiros camaradas que fiz na blogosfera. Fonseca encaminhou-me sua crítica antes das eleições (dia 1 de outubro) e eu não pude colocá-la tempestivamente no blog:

 "Por que razão este ano as eleições Presidenciais do Brasil não serão levadas a efeito no recinto da Embaixada do Brasil em Lisboa, como sempre tem ocorrido? O que nos deixou perplexos, a nós, brasileiros residentes em Portugal, foi pela escolha da Faculdade de Direito de Lisboa para lugar onde, no dia 3 de Outubro, decorrerão as eleições Presidenciais do Brasil relativas ao próximo mandato. Será caso para perguntar a quem de direito a razão que levou a esta mudança.
Falta de espaço é absolutamente injustificável para quem conhece o recinto enorme das instalações da Embaixada do Brasil, na Estrada das Laranjeiras, onde tem sido levadas a cabo as eleições anteriores. Além das instalações e dependências suficientes, o recinto é propício, magnífico, que pode albergar dentro de seus jardins milhares de eleitores sem que seja necessário controle de segurança como se ali fosse tudo brasileiro, só nosso. Sem falar, contudo, da imunidade territorial.
Já na Faculdade, eventualmente, poderão ocorrer situações que fogem ao controle dos membros de eleição, e que possam requerer intervenção de segurança portuguesa o que não é de boa nota.
E outras situações haveria que apontar . Fica à reflexão das autoridades brasileiras tal apontamento."

Para confirmar as certeiras previsões do Fonseca Lima veja o que foi publicado pelo site da BBC Brasil no dia de hoje. Acho que os brasileiros em Lisboa estão protestando da mesma forma que o meu querido amigo português o fez.


Clique no logotipo e visite o Limiano 41

terça-feira, 5 de outubro de 2010


ELEIÇÕES NO BRASIL EM LISBOA (clique no link e leia diretamente do blog)

Foto de Jair Rattner

Eleitores brasileiros enfrentaram longas filas em Portugal. 

"Os eleitores brasileiros que votaram em Lisboa neste domingo enfrentaram longas filas e atrasos na hora da votação.
Muitos eleitores deixaram para pegar o seu título de eleitor novo no mesmo dia da votação, o que provocou atrasos. Além disso, alguns sequer sabiam o local correto onde era feita a votação.
A capital portuguesa é o segundo local no exterior em número de votantes, com 12.348 – fica apenas atrás de Nova York. Cerca de 200 mil pessoas votam no exterior.
Uma fila com cerca de 400 pessoas formou-se para retirada do título de eleitor, na entrada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde ocorreu a votação.
“Eu cheguei aqui às 10h15, já são 10h55 e ainda estou na fila. Eu não esperava por isso. Tenho que trabalhar daqui a pouco. Fui na embaixada hoje e só lá fiquei sabendo que a votação foi transferida para cá”, contou à BBC Brasil o motorista de caminhão Jarbas Oliveira, de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, há dez anos em Portugal. A carioca Janete Ribeiro reclamava da confusão.
“Isso é a pior coisa que já vi; um tumulto. Quando chegamos, ainda tivemos que trocar o título de eleitor”, afirmava a empregada doméstica, há 18 anos em Portugal.
Segundo o cônsul do Brasil em Lisboa, Renan Paes Barreto, o motivo dos problemas é que os eleitores não haviam retirado seus títulos antes da votação.
“Houve um grande número de eleitores que transferiu seus títulos para Lisboa, até maio. Os títulos estavam no Consulado para serem retirados desde junho. Só que muitos vieram pegar só hoje”, explica."

Reportagem da BBC (clique e leia a matéria diretamente no site da BBC) 

Postado por Fonseca Lima no LIMIANO41

Um comentário:

  1. Caríssimo Herbert,
    Muito honrado com a sua fidalga referência no mais ilustre e completo BLOGUE do Brasil.

    Fica aqui a disponibilidade total para suas ordens.

    Abraço


    FonsecaLima

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.