25 de out de 2010

Museu abre mostra sobre Hitler em Berlim (BBC)

F
iquei em duvida se colocaria esta noticia, que está no site da BBC, aqui no blog. Respeito muito o acordo tácito existente entre  todos os seres humanos civilizados para não publicar ou difundir nada que possa parecer exaltação ou propaganda relativa ao período mais negro e moralmente abominável da historia contemporânea que foi o de Adolf Hitler. 
Entretanto pelo que pude depreender essa mostra que o Museu Histórico Alemão está promovendo em Berlim não fere esse entendimento. É claro que muitas pessoas se sentirão constrangidas ou até protestarão ao saber que um museu está apresentando coisas do período nazifascista que a Europa viveu há (apenas) 65 anos. De certa forma eu também fiquei chocado, mas também acho que não podemos esconder a história. O povo alemão nos deu a demonstração disso com sua força e determinação ao sair de uma guerra e de uma derrota humilhantes, moral e militar, mas que conseguiu se transformar na nação que é hoje.
Assisti ao vídeo e pesquisei na internet sobre essa mostra e acho que ela é positiva para refletirmos sobre aqueles acontecimentos em que um povo inteiro entregou-se à idolatria de um líder que veio a revelar-se falso e vil, mas foi eleito com apoio popular e instalou-se no poder com o beneplácito da sociedade alemã e financiado pelos seus maiores empresários e industriais.
Vejam o vídeo e observem os símbolos e as apologias que os alemães daquela época tão conturbada da sua história aceitaram e consumiram alegremente.


Museu abre mostra sobre Hitler em Berlim

O Museu Histórico Alemão, em Berlim, abriu nesta sexta-feira a primeira exposição sobre o líder nazista Adolf Hitler desde a sua morte, em 1945.
Museus já dedicaram espaços ao Holocausto, ao trabalho escravo e a outros ângulos da Alemanha nazista, mas nunca se concentraram no homem que arquitetou tudo isso.
"A exibição de suásticas e de imagens de Hitler é proibida por lei, a não ser em um contexto científico. E esta não é uma exposição de propaganda", afirmou o diretor da instituição, Hans Ottomayer.
Algumas peças em exibição chegam a ser comoventes, como uma pintura amadora feita no verso de escrituras sagradas judaicas.
Mas a mostra divide opiniões. Hans Coppi, morador da capital alemã cujos pais morreram no Holocausto, afirmou à BBC que a exposição lhe traz sentimentos ruins.
Mesmo 65 anos depois de sua morte e tema de uma grande exposição, tratar do assunto Hitler na Alemanha ainda é traumático.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin