||| 08 de fevereiro DE 2026 ||| DOMINGO ||| fEVEREIRO rOXO E lARANJA ||| "O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte.” (Mahatma Gandhi) |||

Bem vindo

Bem vindo

O mês de fevereiro recebeu as cores roxo e laranja com o propósito de conscientizar a sociedade brasileira sobre Lupus, Mal de Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia. Apesar de atingir um número significativo da população, muitas pessoas ainda não entendem as dificuldades vividas diariamente pelos pacientes portadores dessas doenças graves. Mas, nos próximos tópicos vamos explicar mais sobre cada uma delas. Fevereiro Roxo: o que é? O Fevereiro Roxo surgiu em 2014 para conscientizar a população em relação ao Lúpus, ao Alzheimer e à Fibromialgia. A campanha teve início em Uberlândia, Minas Gerais, e passou também a ser promovida por ONGs e pelo Governo Federal. Ainda que tenham diferentes sintomas e tratamentos, as três doenças têm uma coisa em comum: o fato de não possuírem cura. É por isso que o Fevereiro Roxo enfatiza tanto a importância do diagnóstico correto e precoce. Assim, o paciente tem acesso mais rápido a um tratamento eficaz que pode aumentar significativamente sua qualidade de vida.Fevereiro Laranja: o que é? O Laranja é a cor usada no mês de fevereiro para chamar atenção da população sobre a prevenção, diagnóstico e combate à leucemia, tipo de câncer mais frequente entre crianças e adolescentes. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que, entre 2023 e 2025, o Brasil tenha mais de 11 mil casos de Leucemia por ano. A informação pode ser encontrada no documento Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil. Assim, para conscientizar o público sobre a doença e incentivar a doação de medula óssea, a Assembleia Legislativa de São Paulo criou a iniciativa Fevereiro Laranja em 2019.


Quinto Horácio Flaco (em latim Quintus Horatius Flaccus, Venúsia, 8 de dezembro de 65 a.C. — Roma, 27 de novembro de 8 a.C.) foi um poeta e filósofo romano, amplamente reconhecido como um dos maiores e mais importantes poetas da Roma Antiga. Sua Odes exerceram grande influência na literatura e língua latina, e seu poema didático Ars Poetica é uma das bases teóricas da poesia de tradição clássica. A obra de Horácio, assim como a de Virgílio, foi patrocinada por Caio Clínio Mecenas com o intuito de reestabelecer a ordem após a consolidação do Império Romano por César Augusto. Por conta disso, ambos os poetas foram considerados, ao longo do séculos, como os maiores da Roma Antiga, no entanto, muitos críticos modernos rejeitam essa posição. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1cio]


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mineiros chilenos são herois da vida.


.
O resgate dos mineiros chilenos é um elegia à vida. O mundo todo está olhando para aquele fim de mundo, no deserto de Atacama, onde a vida travou mais uma de suas eternas batalhas contra a morte e ao que tudo indica sairá vencedora.
É essa expectativa que emociona a todos que estão de olhos fixos nas imagens que as emissoras de todos os recantos da Terra irradiam de lá.
Eu só iria produzir um post após os resgates, mas não resisti. Estou acompanhando as movimentações que estão em todos os noticiários de todas as televisões do mundo e não canso de me emocionar com a expectativa de ver aqueles trinta e tres homens voltarem à vida depois de tantos dias enterrados a quase 700 metros nas profundezas de uma montanha.
Todos os cuidados técnicos estão sendo tomados para que o resgate seja um sucesso. É uma operação delicada e perigosa. Tudo indica, entretanto, que o governo do Chile e todos os especialistas envolvidos sabem o que estão fazendo e não arriscariam nada que pudesse dar errado para trazer de volta esses heróis da vida.
.

São muitas as oportunidades em que, nas tragédias desse tipo, a morte leva vantagem, tirando a vida de trabalhadores nos fundos das minas na China e na Africa, nos terremotos como o do Haiti, desmoronamentos de terra como os de Angra dos Reis e tantos outros. Dessa vez não! No Chile a vida vai ganhar essa batalha. É por isso que a humanidade está ligada naquela cápsula e vai ficar conectada em cada subida dela trazendo um dos mineiros. É uma corrente de energia que está eletrizando o mundo e mostrando o valor da vida. Essa é a grande lição que devemos extrair depois que tudo estiver terminado.
Por hora, vamos nos acalmar (estou "falando" por mim mesmo). Vamos rezar para que tudo dê certo. É o mundo inteiro, em comunhão espiritual, louvando a vida humana.  Esses  33 homens - 33 será apenas uma coincidência? - podem sim ser chamados de heróis. Após voltarem do fundo da terra trarão consigo uma experiência incrível e queiram ou não, serão símbolos de como a vida deve ser sobretudo valorizada  e de que nenhum esforço é tão grande que não valha a pena ser feito para salvar vidas humanas. É uma grande mensagem que infelizmente ainda não vi ser abordado pelos jornalistas que estão cobrindo o evento.
Espero que o mundo possa perceber a questão por este prisma. 
.



http://imgs.sidneyrezende.com/srzd/upload/s/r/srzd755.jpg 

Vejam abaixo um vídeo com animação de como o resgate está planejado para acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.