||| 03 de junho DE 2026 ||| 4ª feira ||| dia mundial da bicicleta ||| “Triste não é mudar de ideia. Triste é não ter ideias para mudar.” (Francis Bacon) |||

Bem vindo

Bem vindo

É a 3 de junho que se comemora o Dia Mundial da Bicicleta. Os objetivos da data passam por promover o uso da bicicleta como meio de transporte, por destacar os seus benefícios e por chamar a atenção para os direitos dos ciclistas. Neste dia a bicicleta está no centro das atenções. Por todo o mundo se realizam iniciativas que incentivam o uso da bicicleta e a mobilidade sustentável. Vantagens da bicicleta O primeiro meio de transporte de muita gente faz bem à saúde, é económico e é amigo do ambiente, para além de transmitir um sentimento de liberdade. Seja por conveniência ou como passatempo, andar de bicicleta é uma prática que tem aumentado a nível mundial. Em cidades como Amesterdão, Copenhaga, Estocolmo e Barcelona, a circulação de ciclistas prolifera, e mesmo Portugal se veem cada vez mais bicicletas na estrada, sobretudo ao fim de semana.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Epiteto ou Epicteto (Hierápolis, 50 d.C. — Nicópolis, 138) foi um filósofo grego estoico que viveu a maior parte de sua vida em Roma, como escravo. Apesar de sua condição, conseguiu assistir às preleções do famoso estoico Caio Musônio Rufo. Sua vida é relativamente pouco conhecida e ele não deixou nenhum trabalho escrito de sua autoria. Seu discípulo Lúcio Flávio Arriano de Nicomédia, assegurou a transmissão de sua obra publicando as notas tomadas durante as aulas de seu mestre, em oito livros, metade dos quais já perdidos. De sua obra se conservam o Encheiridion de Epicteto (também conhecido como Manual de Epicteto) e as Diatribes (ou Discursos). A história da recepção do ensino de Epicteto é complexa. Os textos registrados por Arriano tiveram certa influência sobre o imperador Marco Aurélio. Após um primeiro breve apogeu no século II, Epicteto foi esquecido no ocidente durante a Idade Média. De forma indireta - por meio de escritos posteriores e transformações cristianizadas da tradição mais antiga - os conceitos de Epicteto influenciaram autores cristãos desde a antiguidade tardia até os tempos modernos, mesmo que esses escritos estivessem apenas vagamente ligados ao nome Epicteto. As notas de seu ensino tornaram -se conhecidas e influentes novamente durante o Renascimento.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Epiteto]

 

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mineiros chilenos são herois da vida.


.
O resgate dos mineiros chilenos é um elegia à vida. O mundo todo está olhando para aquele fim de mundo, no deserto de Atacama, onde a vida travou mais uma de suas eternas batalhas contra a morte e ao que tudo indica sairá vencedora.
É essa expectativa que emociona a todos que estão de olhos fixos nas imagens que as emissoras de todos os recantos da Terra irradiam de lá.
Eu só iria produzir um post após os resgates, mas não resisti. Estou acompanhando as movimentações que estão em todos os noticiários de todas as televisões do mundo e não canso de me emocionar com a expectativa de ver aqueles trinta e tres homens voltarem à vida depois de tantos dias enterrados a quase 700 metros nas profundezas de uma montanha.
Todos os cuidados técnicos estão sendo tomados para que o resgate seja um sucesso. É uma operação delicada e perigosa. Tudo indica, entretanto, que o governo do Chile e todos os especialistas envolvidos sabem o que estão fazendo e não arriscariam nada que pudesse dar errado para trazer de volta esses heróis da vida.
.

São muitas as oportunidades em que, nas tragédias desse tipo, a morte leva vantagem, tirando a vida de trabalhadores nos fundos das minas na China e na Africa, nos terremotos como o do Haiti, desmoronamentos de terra como os de Angra dos Reis e tantos outros. Dessa vez não! No Chile a vida vai ganhar essa batalha. É por isso que a humanidade está ligada naquela cápsula e vai ficar conectada em cada subida dela trazendo um dos mineiros. É uma corrente de energia que está eletrizando o mundo e mostrando o valor da vida. Essa é a grande lição que devemos extrair depois que tudo estiver terminado.
Por hora, vamos nos acalmar (estou "falando" por mim mesmo). Vamos rezar para que tudo dê certo. É o mundo inteiro, em comunhão espiritual, louvando a vida humana.  Esses  33 homens - 33 será apenas uma coincidência? - podem sim ser chamados de heróis. Após voltarem do fundo da terra trarão consigo uma experiência incrível e queiram ou não, serão símbolos de como a vida deve ser sobretudo valorizada  e de que nenhum esforço é tão grande que não valha a pena ser feito para salvar vidas humanas. É uma grande mensagem que infelizmente ainda não vi ser abordado pelos jornalistas que estão cobrindo o evento.
Espero que o mundo possa perceber a questão por este prisma. 
.



http://imgs.sidneyrezende.com/srzd/upload/s/r/srzd755.jpg 

Vejam abaixo um vídeo com animação de como o resgate está planejado para acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.