19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 11 de maio de 2010

A Copa do Mundo começa com a convocação da seleção do Dunga.

Este post foi atualizado no dia 11 de maio (day after da convocação do Dunga)




L
á vamos nós para mais uma Copa do Mundo. Desta vez, nada diferente das anteriores. Quero dizer, estou sentindo falta de um  entusiasmo maior da torcida com a nossa seleção.
Sei lá! Talvez o povo ainda esteja muito ligado no dia-a-dia das suas vidas e não despertou direito para as emoções que vamos viver com a seleção do Dunga na África do Sul. Eu disse "seleção do Dunga"?  Foi! Exatamente o que eu escrevi. Porque não falei "seleção brasileira”? Pois bem, escrevo agora: "Talvez o povo ainda esteja muito ligado no dia-a-dia e não despertou direito para as emoções que vamos viver com a seleção brasileira na África do Sul."
Quem sabe não é isto que está arrefecendo a animação da moçada que em outras copas já estaria com ruas pintadas, camisas desfilando nas calçadas e musicas, e piadas e tudo o mais que estamos acostumados a fazer nas vésperas das copas anteriores? Não quero reconhecer, mas sinto certa desconfiança no ar quanto ao sucesso da seleção e o centro disso tudo, creio, é o nosso “técnico”.
Em outras oportunidades já escrevi aqui mesmo no blog que Dunga é um factóide criado pelo presidente Ricardo Teixeira da CBF. Nunca foi técnico de futebol e não o é. E escrevo isso com todo respeito à sua historia como atleta e grande capitão, campeão do mundo da copa de 94. Dai a reconhecê-lo como treinador vai uma distancia enorme. 
Tenho convicção de que o Brasil só terá êxito nesta campanha de 2010 se os jogadores - dentro do campo - substituírem o tecnico fora dele. Ou seja, se o time necessitar do chamado "dedo do treinador" podem esquecer... O Dunga, coitado, não tem expertise para "ler" um jogo de futebol e experiencia para tomar decisões sob pressão à beira de um gramado em plena Copa do Mundo. Não tem mesmo! E digo mais, torço para estar errado e morder a língua.
Amanhã ele começará a sua jornada da verdade com a convocação do grupo que irá para a copa. Como sempre – remember Romário com Scolari, o famoso “bota ponta Telê” da copa de 1982... – temos agora os “pedidos” da torcida e das mídias esportivas. É moda nas convocações da seleção. Agora o lobby é pelos jovens atletas do Santos, Neymar e Paulo Roberto Ganso. Duas jovens (e brilhantes) revelações produzidas pelo sempre pródigo futebol brasileiro. E ainda tem o Ronaldinho Gaucho que também está na corda bamba para ser (des) convocado.
Todos têm suas apostas e eu também tenho a minha. Afinal, eu também sou “filho de Deus”, tenho um blog para escrever o que eu quiser e – modéstia às favas – adoro futebol e acompanho tudo desde 1963 quando fui radialista esportivo em Recife – e dos bons – até 1970 (inclusive).
Ainda vou postar aqui algumas fotos minhas entrevistando ele. Ele mesmo, o Pelé - que tive o privilégio de ver jogar muitas vezes à beira dos campos de futebol de Recife e outras cidades. E vi jogar outros craques da época (Tostão, Dirceu Lopes, Gerson, Rivelino) e toda aquela geração vencedora da Copa do Mundo de 1970. Vi jogar o Santos de Carlos Alberto a Pepe; o Cruzeiro de Raul a Dirceu Lopes passando por Piazza e Tostão, do Náutico de Recife com Salomão, Nado, Nino, Bita e Lala  e tantos outros times maravilhosos da época de ouro de nosso futebol.
Estou até pensando em “abrir” um blog para a copa do mundo. É provável que o faça. Alô, Alô Gato Guga o que acha da idéia?
Mas vamos lá, vou dar meus palpites para a convocação do Dunga amanhã. Vou testar minha bola de cristal e amanhã explicarei meus critérios para erros e acertos. Espero acertar 85%.
O Dunga não vai convocar nem Neymar e nem o Ganso, mas vai chamar o Ronaldinho Gaucho (talvez no lugar do Ramires) e Adriano vai ficar de fora para entrar o Grafite. Se cometer o erro de convocar a Adriano (é aonde o Dunga pode se perder inteiramente, pois o “Imperador” já deixou de jogar futebol há algum tempo), talvez convoque o Grafite no lugar do Nilmar, mas não boto muita fé nisso não.
No mais serão os mesmos que ele já vem convocando: Júlio César e Doni (outro erro) - não tenho palpite para o terceiro goleiro - Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos, Gilberto, Lúcio, Juan, Luisão, Thiago Silva, Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué, Kleberson (aqui seria o lugar do Ganso), Elano, Kaká, Júlio Baptista, Robinho, Luis Fabiano e Nilmar ou Grafite.
E fico por aqui. Amanhã volto para comentar as convocações e os meus Eros/acertos.
Para dar um tempero no post coloquei abaixo dois comentarios de colunista famosos. O Tostão (que eu considero o melhor de todos) e o Juca Kfouri (que eu acho antipático, mas escreve bem e entende de futebol).
Entrem no clima, pois a partir de amanhã o Brasil vai respirar Copa do Mundo e pouca coisa se fará com profundidade até a disputa da final que ocorrerá no dia 11 de julho.

São Paulo, domingo, 09 de maio de 2010


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhG4IbZrJjPc6ebu_pbbPlwOgliLVnZZaQFx-RYVAsBFyJEtAoiYTQ76Ir2fgY1dYfQ5HWbS1rZxwWyf_iN2A8MeJCOPywxa95ukRAqE9wXbdwBNva_7KAud1QCKgJc_eHjQvuB2IInpo7d/s400/Tost%C3%A3o.ontem.hj.png
TOSTÃO

Pior é o técnico confuso


Dunga diz que não haverá surpresas na convocação. Outros, que sempre há, no mínimo, uma novidade. Qual?


HOJE, VOU especular, tentar descobrir quem serão os 23 jogadores que irão ao Mundial na África do Sul e o que se passa na alma de Dunga. É muito difícil. Não compreendo nem minha alma, ainda mais a de Dunga.
Vou me basear em suas convocações, em seu pragmatismo e em sua tão elogiada coerência. Nem sempre a coerência é uma virtude. "Coerente é o sujeito que nunca teve outra ideia." (Millôr Fernandes)
Para o gol, seriam Júlio César, Doni (acredite, se quiser) e Victor. Nas laterais, Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos e Gilberto. Na zaga, Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva. No meio, Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué, Kleberson, Elano e Ramires. Kaká e Júlio Baptista seriam os meias de ligação e, na frente, Robinho, Luis Fabiano, Nilmar e Adriano. Nenhuma surpresa. Os outros sete de sobreaviso seriam Gomes, Alex (Chelsea), Leonardo Moura, André Santos, Lucas, Diego Tardelli e Grafite.
Nos meus 23 preferidos, entrariam o goleiro Fábio, Marcelo, André Santos, Zé Roberto (da Copa de 2006), Ronaldinho, Ganso e Diego Tardelli. Sairiam Doni, Gilberto, Michel Bastos, Kleberson, Ramires, Júlio Baptista e Nilmar. Seriam sete mudanças. Para completar os 30: Gomes, Jonathan, Michel Bastos, Lucas, Alex (Chelsea), Alex (Fenerbahce) e Neymar. E ainda sobrariam Nilmar e Grafite.
Em meu time titular, Marcelo entraria no lugar de Gilberto ou de Michel Bastos, Daniel Alves, no de Elano, e Zé Roberto, no de Felipe Melo. Ganso seria o primeiro reserva de Kaká, e Ronaldinho, o de Robinho. Ganso (ou Ronaldinho) substituiria Elano, se fosse necessário mudar o esquema tático.
Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué e Elano são apenas bons jogadores, comuns, mas não há outros melhores em suas posições, com exceção de Zé Roberto, que continua jogando muito bem.
Se Fábio jogasse no Tottenham, time de Gomes, na Roma, equipe de Doni, ou no Porto, time de Helton (outro cotado), muitos pediriam sua convocação. O Cruzeiro não é pior que nenhum desses times.
Ronaldinho continua jogando bem e dando os mesmos passes espetaculares de quando pediam sua convocação. O Milan é que não o ajuda. Mas, como todos pedem Ganso e Neymar, esquecem Ronaldinho. Querem ainda que Ronaldinho jogue como em seus melhores dias no Barcelona. Isso nunca mais vai acontecer.
No mesmo raciocínio, criticam Robinho para elogiar Ganso e Neymar. Os três são excepcionais e decisivos para o Santos. Robinho é um dos jogadores mais importantes da seleção brasileira. Ataca e ainda volta para marcar pela esquerda. Dunga adora isso.
Se minha seleção treinasse e jogasse várias partidas, eu certamente perceberia coisas novas e mudaria alguns jogadores. Por isso, discordo, mas entendo algumas preferências de Dunga.
Compreendo ainda a relutância de Dunga para convocar um jogador que nunca foi chamado. Para ele, seria trair seus princípios, sua cara, sua alma e sua coerência. Sua cara está colada na alma. Se tentar separá-las, rasga. Pior que ter um técnico rígido e teimoso é ter um técnico confuso, que não sabe o que quer, um ""Maria vai com as outras".


São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2010

http://jornalismob.files.wordpress.com/2008/08/foto-juca-kfouri.jpg
JUCA KFOURI

Dia Dunga

Hoje talvez seja o último dia para o treinador pensar na equipe que irá à Copa do Mundo. Mas, vai ver, nem é


Bom dia, Dunga! Que todos os deuses do futebol iluminem seus pensamentos nesta segunda-feira. Tomara que, daqui a exatos dois meses, eu possa mandar nova carta desejando que, no dia seguinte, você seja campeão mundial mais uma vez, agora como técnico da seleção.
Eu me lembro bem de você fazendo o diário da Copa de 1990, para a "Placar". Era eu quem o colhia, como você talvez se lembre.
Ali aprendi a admirar seu jeito de ser, mesmo quando divergia de seus pontos de vista. E ainda na Itália achei injusto o rótulo de "Era Dunga" como sinônimo de mau futebol, porque você jamais foi um botinudo.
Ao contrário. Bem sei, e pudemos falar sobre isso, a profundidade da ferida aberta na sua alma por aquela marca injusta e, como não é do seu estilo frequentar o analista de Bagé, onde houver um crítico sempre haverá um Dunga disposto a reagir com quatro pedras.
Nem mesmo sua brilhante atuação na Copa dos EUA serviu para cicatrizar a mágoa pelo que você considera uma infâmia.
E talvez a de 1998, na França, tenha reavivado aquilo tudo, ainda mais depois que você quase deu uma cabeçada para valer no Bebeto, no jogo contra Marrocos.
Não me esqueço de você amuado, e mudo, porque alguns jogadores mais sensíveis se incomodavam com seu estilo de liderar.
Ora, se eu não me esqueço, imagino o quanto você se lembra. E como todas essas experiências devem ser importantes para a montagem do grupo que irá à África do Sul, que amanhã tem seu Dia Dunga.
E já que nós nos afastamos, mais por minha culpa, reconheço, resolvi escrever estas mal traçadas, sem maiores pretensões, até porque nem a carta do PVC, enviada há uns seis meses, você respondeu. Como o Lula também não respondeu a minha da semana passada...
Aposto que a lista está pronta faz tempo, mas e se não tiver?
Júlio César e Victor estão de bom tamanho. Mas diga ao bom Doni que com ele na reserva não dá, o Juan entenderá, e chame o Hélton, ou o Gomes, ou, quem sabe, conte com a experiência de um Marcos.
A lateral direita você resolveu muito bem, pois tanto o Maicon como o Daniel Alves são até melhores que o Cafu, e acho que você acabará dando um lugar no meio de campo para o Daniel, um talento que não pode ficar no banco.
Os quatro zagueiros são os de todo mundo e ponto final: Lúcio, Juan, Thiago Silva e Luizão.
Na outra lateral, eu contaria com o tempo de casa do Gilberto e, acredite, do Roberto Carlos, embora não saiba que impressão você tem dele após jogarem juntos a Copa de 1998.
No ataque, com Luis Fabiano, Nilmar, Robinho e Neymar, você estará bem resolvido, porque o problema está no meio de campo.
E aí, Dunga, acredite, se por todos os motivos você não abre mão de Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo, Júlio Baptista, Elano, Ramires, como de Kaká, é claro, não duvide de Paulo Henrique Ganso.
Não cometa o desrespeito com o futebol que Emerson Leão fez contigo no Inter. Nem o crime que fizeram com Falcão em 1978. Ave, Dunga!


Dunga convocou para a Copa do Mundo 22 jogadores relacionados para o último amistoso, contra a Irlanda, em março

MATERIA COPIADA NO SITE DA CBF
Dos 23 jogadores convocados para a Copa do Mundo de 2010, o técnico Dunga relacionou 22 chamados para o último amistoso da Seleção Brasileira, no dia 2 de março, contra a Irlanda, em Londres. Gomes, que foi o goleiro no primero amistoso da Seleção Brasileira com Dunga, em agosto de 2006, foi o 23° jogador.
Luís Fabiano, que também fora relacionado para o amistoso contra os irlandeses, e desconvocado por contusão, foi substituído na época por Grafite. 
 O grupo da Copa do Mundo de 2010 tem ainda a base do trabalho desenvolvido pelo técnico nos seus quase quatro anos à frente da Seleção Brasileira - Dunga assumiu em agosto de 2006. Um grupo determinado, comprometido com os objetivos traçados pela comissão técnica e que, segundo o treinador, tem verdadeiro prazer de jogar com a camisa da Seleção.
- Esse grupo já mostrou que é vencedor e devolveu a confiança ao torcedor na Seleção Brasileira. Vamos para um grande desafio, que é a Copa do Mundo, mas o torcedor pode ter certeza que estaremos preparados.
Veja a relação dos convocados: 

Julio  Cesar - Internazionale  * Doni - Roma  *  Gomes - Tottenham Hotspur  * Maicon - Internazionale   *  Daniel Alves - Barcelona  * Lucio - Internazionale   * Juan - Roma  *  Luisão - Benfica * Thiago Silva - MilanGilberto - Cruzeiro  *  Michel  Bastos - Lyon   Gilberto Silva - Panathinaikos  *  Felipe  Melo - Juventus  * Josué - Wolfsburg   *   Elano - Galatasaray  Ramires - Benfica  * Kleberson - Flamengo  * Kaká - Real Madrid   Julio Baptista - Roma  *  Robinho - Santos  *  Nilmar - Villareal   * Luís Fabiano - Sevilla   Grafite - Wolfsburg.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.