19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 8 de maio de 2010

Ibrahimovic e Piqué. O preconceito zombeteiro ataca novamente. Lamentável.


http://estaticos03.marca.com/blogs/fuera-de-juego/imagenes_posts/2010/05/05/pique.jpg
Uma foto do atacante Zlatan Ibrahimovic com o zagueiro Gerard Piqué tem causado polêmica na Europa. Tudo porquê os dois foram fotografados de mãos dadas na frente de um carro, ao deixar o treino do Bracelona, na última quarta-feira. A foto correu por sites e blogs do mundo inteiro com piadas sobre a sexualidade de ambos. Os dois ainda não se pronunciaram (este foi o texto que acompanhou a foto em quase todos os sites e blogs).


Esta foto está causando uma onda incrível de especulações no mundo esportivo do planeta  e nas corporações das chamadas mídias sensacionalistas. No Google em apenas 24 horas são mais de 3.000 links indicados e continua crescendo a busca.
Não demora muito e vamos ter pronunciamentos de ONGs defensoras dos direitos civis, sensacionalismo rasgado em mídias, programas humoristicos, cartoons em profusão, entrevistas dos lideres de comunidades gays, campanhas contra os preconceitos, tudo em polvorosa e... vendendo jornal, vendendo noticias movimentando o negocio. São muitos milhõe$$$ em ação.

.
Os mesmos dois atletas em ação pelo time do Barcelona
Vamos nós, por aqui, fugir disso tudo e fora do sensacionalismo refletir um pouco para entender o fato. Analisem a imagem. Realmente à primeira vista causa impacto. Se o fotografo fosse um paparazzi a teria vendido por uns bons milhares de euros.  Vamos lá; se visualizada como está, congelada, é uma cena e tanto de intimidade e caricias entre namorados gays. o
Se por outro lado a contextualizarmos veremos que pode ser meramente um gesto  (em movimento) de cumprimento entre amigos íntimos que têm assuntos em comum, trocam confidências e afinidades. Nas corporações masculinas (femininas também) sejam elas esportivas, militares, religiosas, sociais ou outras quaisquer não são cenas incomuns. Um gesto de intimidade em movimento.
Posso listar, com base na mesma foto, uma infinidade de interpretações. Não é sensato se chegar a uma conclusão tão... digamos, completa e decisiva sobre a opção sexual de duas pessoas com base em única foto. Acho que toda esta celeuma é uma grande tolice da mídia sensacionalista. Perda de tempo.
Por outro lado, é uma tremenda crueldade especular-se desta maneira sobre a amizade de dois homens, colegas de trabalho que devem amigos próximos ou mesmo íntimos, só por conta de uma imagem capturada no estacionamento publico de seu clube, o Barcelona, após um treino. 
É só pensar com um pouquinho de logica e Inteligência. Será que estes caras, se efetivamente fossem... namorados, seriam tão burros para trocar gestos de intimidades em um local como este?  Um estacionamento publico? Dentro do clube? Com uma torcida fanática e após um treino? Ainda mais sabendo que por serem celebridades são perseguidos pelas lentes de paparazzis e torcedores o tempo inteiro? Ora, isto foge a mais comezinha interpretação! Não creio que eles sejam tão inexperientes assim com suas imagens (que diga-se de passagem valem milhões de euros).
Embora o noticiário (de ontem) tenha registrado que os atletas não se pronunciaram eu já li (hoje) que Ibrahimovic respondendo a uma reporter que lhe perguntou "na lata" se ele era gay convidou-a para ir ao apartamento dele para saber a resposta. Não poderia ter respondido de outra forma, mas também não explica nada. 
Nós, humanos comuns, vamos tirar uma lição disso tudo?
O episódio, certamente, ainda vai alimentar o noticiário por mais alguns dias e para nós mortais vale mais para que se  o interprete sob o foco da "linguagem corporal às avessas". Ou seja, para quem estuda e se preocupa com o assunto é preciso ter em mente que nem sempre uma imagem ou foto congelada pode ser interpretada como expressão corporal plena, completa e traduzível. 
Por este motivo e principalmente em locais publicos, é preciso cuidado com o gestual e as expressões pessoais muito efusivas se não estiverem dispostos a enfrentar piadinhas e insinuações.
E se você, meu caro leitor for uma pessoa muito conhecida em sua corporação
redobre a atenção. Conheço pessoalmente alguns casos desastrosos que prejudicaram as respectivas carreiras dos descuidados O preconceito é tão presente quanto o oxigênio. 

Abaixo e a titulo de curiosidade coloquei uma serie de fotos de atletas (poderiam ser artistas, politicos, pessoas comuns...) em expressões corporais que - analisadas fora do contexto em que estão - levariam a "interpretações" semelhantes àquelas da já famosa foto dos dois atletas do Barça. 
A propósito, o jornal espanhol Marca que publicou o "flagrante" já o retirou do seu site e deixou no lugar um aviso informando ter se tratado de um erro (veja imagem mais abaixo). No El Pais, o mais importante jornal espanhol, nem uma só linha sobre o fato. Lembro, a titulo de curiosidade, que quando Ronaldo (ex-fenomeno) se envolveu com os travestis os jornais espanhois foram céleres em busca da noticia e fizeram o mesmo estardalhaço que todos os demais (mas isto é outra história). 
Afora as "delicias" (cruéis e maldosas) de se fofocar livremente, produzir ironias e piadas  preconceituosas e produzir zombarias maledicentes tenho certa presunção de considerar, disso tudo, que o machismo homofóbico e o homossexualismo continuam de mãos dadas. (Ops! Não foi  bem isso que eu quis dizer... ou foi?).

o
Para quem ainda não viu: lances de gols e jogadas sensacionais de Ibrahimovic. 
O cara é um cracaço de bola.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-eqWDA9kFqA_OQTAqprbQfITKrwoHWd-u6EfJVtns1zTNJSiS0fdDLzw1tKQeBYcM5ocNCNpdaHFuhDHPtbCyEm5_8Z3096kPwvRKTBe42d8vY1xjfq5w71ok-F6X_b2SpKo90ns3PWE/s1600/Mais+Neville.jpg
 Dois craques ingleses - Paul Scholes e Neville - em plena comemoração de um gol. Dentro do campo pode?

Para quem acha que o futebol ainda é coisa de macho, aqui vai um beijo muito pouco masculino. O super polémico Maradona e Caniggia (que chegou a jogar no Benfica) marcaram um período do futebol argentino e também as objectivas das máquinas fotográficas com este momento. Lá na Argentina as manifestações de amizade são bem diferentes das nossas.

Este post foi publicado ontem (7 de maio) e atualizado hoje (dia 8). Coloquei mais fotos e aproveitei alguma coisa da repercussão que a imagem está provocando nos meios de comunicação e na propria internet (rede sociais, blogs, twiters, etc).
 

4 comentários:

  1. Juro por tudo que é mais sagrado que nao entendo a razão pela qual se deva dar satisfação do se faz na cama. Não entendo e nao aprovo. Ninguém é o que é pelo sexo que pratica. Ninguém tem que explicar a razão de gostar de ter relacionamento com um ou outro sexo, ou até mesmo com os dois. E daí? Os ignorantes que se preocupam com isto nao sabem história. O homosexualismo já foi coisa mais do que comum (como hoje é) e sem nenhum problema, na Grécia. Quem veio querer encher o saco, inventando que era pecado, foi a igreja católica, que nunca serviu prá nada e não serve até hoje. Aliás, religião nenhuma leva ningupem a nada. Educação, sim.

    Este é um assunto que me irrita profundamente. Detesto rótulos, odeio que alguém me diga o que eu posso fazer ou deixar de fazer na minha intimidade. E por falar nisto, nós que somos héteros nunca nos explicamos, não é? Qual a razão de um homosexual ter que fazer o mesmo? Quem disse que o filho deve explicações aos pais, à sociedade ou ao patrão? Tenham dó! Não acredtio que em pleno século XXI estejamos discutindo este assunto até em revistas.

    Acho que nasci muito antes do que deveria ou em outra encarnação vivi na Grécia...rsrsrs...

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Querida New,

    Boa! Excelente seu comentário/depoimento. Assino embaixo.
    Confesso haver estimado que o post teria mais participação de "comentaristas" do genero masculino, mas acho que as pessoas têm receio de se expressar a respeito. Principalmente os mais jovens.
    O que eu ouvi nos programas de rádio (principalmente) e nos de humorismo (baixa extração) foi - como disse você - irritantes e eu acrescentaria ridículos.
    O que me agride é ver comunicadores profissionais (que teriam o dever de melhorar o nível cultural dos seus ouvintes) fazendo pilherias de mau gosto, dizendo "gracinhas homofóbicas" e fazendo insinuações cheias de reticencias sobre gestos, palavras e atitudes de personalidades gay.
    Parabéns pelo comnetário.
    Ah! Quase esqueci: um grande Oiêêê!

    ResponderExcluir
  3. Lógico que nós devemos respeitar. Mas Jesus está á frente de tudo,eu acho que devemos tomar muito cuidado,com as palavras que usamos .

    ResponderExcluir
  4. GENTE, PRESTA ATENÇÃO NA FOTO DO PIQUÉ, QUANDO OS HOMENS SE COMPIMENTAM OU DÃO TCHAU, ELES DÃO UMA PEITADA, PARECE QUE ELES VÃO FAZER ISSO

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.