||| 03 de novembro DE 2026 ||| 3ª feira ||| dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher (1930) ||| Reflexão: “Nenhuma mulher deve ser privada de oportunidades por causa de seu gênero." --- O Pensador . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

As mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar em 24 de fevereiro de 1932, por meio do Decreto 21.076, do então presidente Getúlio Vargas, que instituiu o Código Eleitoral. Vargas chefiava o governo provisório desde o final de 1930, quando havia liderado um movimento civil-militar que depôs o presidente Washington Luís. Uma das bandeiras desse movimento (Revolução de 30) era a reforma eleitoral. O decreto também criou a Justiça Eleitoral e instituiu o voto secreto. Em 1933, houve eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, e as mulheres puderam votar e ser votadas pela primeira vez. A Constituinte elaborou uma nova Constituição, que entrou em vigor em 1934, consolidando o voto feminino – uma conquista do movimento feminista da época. Histórico A década de 1920 assistiu a diversos movimentos de contestação à ordem vigente. Em 1922, por exemplo, houve importantes acontecimentos que colocavam em xeque a República Velha, entre eles a Semana de Arte Moderna, o Movimento Tenentista e a fundação do Partido Comunista do Brasil. Nesse contexto, ganhou força o movimento feminista, tendo à frente a professora Maria Lacerda de Moura e a bióloga Bertha Lutz, que fundaram a Liga para a Emancipação Internacional da Mulher – um grupo de estudos cuja finalidade era a luta pela igualdade política das mulheres. Posteriormente, Bertha Lutz criou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, considerada a primeira sociedade feminista brasileira. Essa organização tinha como objetivos básicos: “promover a educação da mulher e elevar o nível de instrução feminina; proteger as mães e a infância; obter garantias legislativas e práticas para o trabalho feminino; auxiliar as boas iniciativas da mulher e orientá-la na escolha de uma profissão; estimular o espírito de sociabilidade e cooperação entre as mulheres e interessá-las pelas questões sociais e de alcance público; assegurar à mulher direitos políticos e preparação para o exercício inteligente desses direitos; e estreitar os laços de amizade com os demais países americanos.” [ https://www.camara.leg.br/internet/agencia/infograficos-html5/a-conquista-do-voto-feminino/index.html ]

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Djamila Taís Ribeiro dos Santos (São Paulo, 1 de agosto de 1980) é uma professora, filósofa, escritora, feminista negra, acadêmica e ativista do movimento negro no Brasil e internacionalmente, com forte presença nas redes sociais. Escreve semanalmente no jornal Folha de S.Paulo e já foi colunista da revista CartaCapital. Em 2023, foi laureada com o Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos e, no mesmo ano, foi a primeira brasileira a falar no Dia em Memória da Abolição da Escravidão e o Comércio Transatlântico de Escravizados, na Assembleia Geral das Nações Unidas. Ela também foi incluída na lista da BBC das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo. Ainda, desde 2022, ocupa a cadeira número 28 da Academia Paulista de Letras. Ribeiro tem presença ativa no mercado editorial, seus livros já venderam mais de 1 milhão de cópias e é criadora e coordenadora do Selo Sueli Carneiro da Editora Jandaia e da Coleção Feminismos Plurais. Seus livros foram traduzidos para diversos idiomas como o Italiano, Francês e Inglês. É uma autora reconhecida para os temas de gênero e feminismo negro. [ https://pt.wikipedia.org/wiki/Djamila_Ribeiro ]

 

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mulher-Macho existe sim senhor! Chama-se Cidinha Campos

“Mulher-Macho” é uma expressão do Nordeste usada para designar mulheres valentes, corajosas e que não tem medo de cara feia. É um elogio machista, claro, contudo é popular e as mulheres - aquelas que merecem o epíteto - gostam.
Hoje em dia com o feminismo já entranhado na nossa cultura a antiga "mulher-macho" consagrada por um baião famoso de Luiz Gonzaga (Paraiba Mulher Macho de Filomena Bagaceira) está em extinção.
Algumas ainda resistem e talvez a mais notoria delas seja a Deputada Estadual pelo Rio de Janeiro, Cidinha Campos (Wikipédia) ou Maria Aparecida Campos Straus (site da deputada)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLKSDEdFug1s8Gf78dyV_32zMroGuz7LkbB08yC-xVWlqsCHSjnQ6qKlX1edyQiejb6NwBSIP0wFHUQPQ2cZBTWPxhAiR4pJRcEJDWetaQoEWDDf1IV0RujGR9DbKPA3Or9N3RRVW6jP8/s320/cidinha+campos+2.jpg
Lembro-me dela  como reporter de rádio (bons tempos...), passando pela televisão e depois como deputada federal e estadual. Foi ai que ela se encontrou com sua vocação de turrona, briguenta e valente em defesa dos seus valores. Conheça sua biografia.
Recebi este vídeo onde a Deputada Cidinha Campos faz um discurso contra os barões da corrupção na Camara dos Deputados e diz cara a cara o que homem nenhum ouviria calado se tivesse um mínimo de honorabilidade.
Assistam e prestem atenção. Depois me digam se a Cidinha não é o proprio retrato da macheza. Ela é do tipo "amor ou odio". Continuo seu admirador.

3 comentários:

  1. Oiêee!
    Vim ver de perto. É mais gostoso.
    Pena não ter tempo para vir todo dia 'pessoalmente' para ler de fio a pavio.
    Mas vim hoje e estou me deliciando.
    Como sempre o blog está sensacional. Dá vontade de ficar só por aqui.

    Quanto a Cidinha, lembro-me dela na tv e já era 'bocuda'. Afinal, alguém tem que ser peituda, não é?
    E já que nao tem macho prá encarar esses malandros, que seja uma fêmea feroz. Adoro ela também.
    Já postei este mesmo vídeo no Estúrdio e foi ótimo que tenha feito isso também. No Youtube existem outros que deixam a gente com inveja... rsrsrs... essa é arretada.
    Parabéns pela escolha do post.

    Beijos doces em ti.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ir,
    Recebi várias vezes este video por e-mail. Fiquei com vontade de criar um post como brilhantemente você fez.
    Parabéns!
    Já votei no seu Blog.
    Três abraços...

    ResponderExcluir
  3. Opa!
    O comentário acima é meu...
    Desculpe Ir...

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.