OFICINA NA COPA

OFICINA NA COPA

 

||| 28 de junho DE 2026 ||| domingo ||| Dia Internacional do Orgulho Gay ||| *Reflexão: “A censura é o imposto da inveja sobre o mérito". (Laurence Sterne) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo. Esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual. Nos últimos anos, o movimento passou a utilizar a sigla reduzida LGBTQIA+, cujo termo completo é LGBTQQICAPF2K+ para os indivíduos que se identifiquem como: L: Lésbicas G: Gays B: Bissexuais T: Transexuais, Transgêneros, Travestis Q: Queer Q: Questionando C: Curioso I: Intersexo A: Assexual P: Pansexual P: Polissexual F: Familiares e amigos 2: 2-espíritos K: Kink +: Demais orientações sexuais e identidades de gênero Ainda que não explícitos na sigla, Não-Binariedade e Drag Queen também são considerados. O Dia do Orgulho LGBTQIA+ também é um reforço para lembrar as pessoas que todos devem se orgulhar de sua sexualidade e não sentir vergonha da sua orientação sexual. multidão com bandeira LGBT esvoaçando Não importa a orientação sexual de uma pessoa, o importante é ser respeitada como um ser humano e ter todos os seus direitos garantidos. Normalmente, são organizadas festas e desfiles nas grandes cidades para reunir os membros da comunidade e simpatizantes do movimento com o intuito de celebrar o amor e a igualdade entre todos os gêneros. Além disso, em algumas cidades, ainda acontece a tradicional Parada do Orgulho Gay, um gigantesco desfile que chega a reunir milhões de pessoas, como em São Paulo, por exemplo. Origem do Dia do Orgulho LGBT O Dia do Orgulho LGBT foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades. A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito. A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo (Buenos Aires, 24 de agosto de 1899 – Genebra, 14 de junho de 1986) foi um escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino, considerado um dos maiores escritores do século XX. Sua obra, que dialogava com o surrealismo e a literatura fantástica, exerceu grande influência sobre o boom latino-americano e a literatura contemporânea em geral. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Luis_Borges)

 

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mulher-Macho existe sim senhor! Chama-se Cidinha Campos

“Mulher-Macho” é uma expressão do Nordeste usada para designar mulheres valentes, corajosas e que não tem medo de cara feia. É um elogio machista, claro, contudo é popular e as mulheres - aquelas que merecem o epíteto - gostam.
Hoje em dia com o feminismo já entranhado na nossa cultura a antiga "mulher-macho" consagrada por um baião famoso de Luiz Gonzaga (Paraiba Mulher Macho de Filomena Bagaceira) está em extinção.
Algumas ainda resistem e talvez a mais notoria delas seja a Deputada Estadual pelo Rio de Janeiro, Cidinha Campos (Wikipédia) ou Maria Aparecida Campos Straus (site da deputada)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLKSDEdFug1s8Gf78dyV_32zMroGuz7LkbB08yC-xVWlqsCHSjnQ6qKlX1edyQiejb6NwBSIP0wFHUQPQ2cZBTWPxhAiR4pJRcEJDWetaQoEWDDf1IV0RujGR9DbKPA3Or9N3RRVW6jP8/s320/cidinha+campos+2.jpg
Lembro-me dela  como reporter de rádio (bons tempos...), passando pela televisão e depois como deputada federal e estadual. Foi ai que ela se encontrou com sua vocação de turrona, briguenta e valente em defesa dos seus valores. Conheça sua biografia.
Recebi este vídeo onde a Deputada Cidinha Campos faz um discurso contra os barões da corrupção na Camara dos Deputados e diz cara a cara o que homem nenhum ouviria calado se tivesse um mínimo de honorabilidade.
Assistam e prestem atenção. Depois me digam se a Cidinha não é o proprio retrato da macheza. Ela é do tipo "amor ou odio". Continuo seu admirador.

3 comentários:

  1. Oiêee!
    Vim ver de perto. É mais gostoso.
    Pena não ter tempo para vir todo dia 'pessoalmente' para ler de fio a pavio.
    Mas vim hoje e estou me deliciando.
    Como sempre o blog está sensacional. Dá vontade de ficar só por aqui.

    Quanto a Cidinha, lembro-me dela na tv e já era 'bocuda'. Afinal, alguém tem que ser peituda, não é?
    E já que nao tem macho prá encarar esses malandros, que seja uma fêmea feroz. Adoro ela também.
    Já postei este mesmo vídeo no Estúrdio e foi ótimo que tenha feito isso também. No Youtube existem outros que deixam a gente com inveja... rsrsrs... essa é arretada.
    Parabéns pela escolha do post.

    Beijos doces em ti.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ir,
    Recebi várias vezes este video por e-mail. Fiquei com vontade de criar um post como brilhantemente você fez.
    Parabéns!
    Já votei no seu Blog.
    Três abraços...

    ResponderExcluir
  3. Opa!
    O comentário acima é meu...
    Desculpe Ir...

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.