28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 17 de maio de 2009

Boas apresentações tem regras. Conheça algumas.

http://www.urca.net/inovativa/sosualpa.jpg

Um rápido post para indicar àqueles que dependem de apresentações para alavancar seus projetos - pessoais ou corporativos - nas empresas ou comunidades em que atuem.

O texto é recorrente na internet, mas eu mesmo não o conhecia. Gostei muito! Tem a qualidade das publicações da HSM.

Por favor, não desprezem estas dicas e outras que possam aprender. A internet é farta nos links sobre apresentações. Chega a ser estranho verem-se tantos técnicos, brilhantes em seus conhecimentos, enrolarem-se completamente quando são escalados para fazer uma apresentação dirigida a uma platéia que decidirá sobre seus projetos.

Pessoalmente já vi promoções e carreiras serem defenestradas e adiadas ou impulsionadas e aceleradas por conta de apresentações obscuras e bizarras ou brilhantes e exitosas, respectivamente.

Pessoalmente, tive a sorte de, quando estudante, trabalhar em emissoras de rádio (era radialista esportivo) em Recife e com isto desenvolver uma habilidade de improvisação que ajudou muito na minha carreira. Todavia, não dispensei e não dispenso nunca os recursos disponíveis para realizar uma apresentação exitosa.

Nem todos, entretanto, tem ou tiveram as oportunidades que me surgiram. Assim sendo o negócio é por as mãos na massa e tratar de aprender e treinar; fazer cursos e observar. Trabalhar incansavelmente para ser um apresentador de sucesso. Podem crer que os resultados serão positivos e favoraveis.

Conheço até gerentes incompetentes que se salvam pela habilidade que desenvolveram em "vender bem" suas idéias. Tive inclusive, anos atrás, um colega que ficou conhecido como "Doutor PowerPoint" tal o brilhantismo com o qual ele fazia suas apresentações. Era, no entanto um péssimo gerente, com todos os defeitos que se possa imaginar. No entanto fez carreira - por muitos anos - só na base da sua oratória e capacidade de realizar apresentações notáveis.

Comecem por aqui, quem ainda não se dedicou ao assunto, e aproveitem as "Dez Regras" e ao final do texto, os links com vídeos (em inglês) dos variados estilos de apresentações de palestrantes famosos como Al Gore e Isabel Allende.
Não percam essa oportunidade.







10 regras para uma boa apresentação
(Por Adriana Salles Gomes) *

Confira dicas importantes, partindo de exemplos de grandes gurus, para você usar boas ferramentas e maneiras de apresentar o conteúdo para os espectadores. Leia mais!

A opinião é unânime. Os vídeos dos TED Talks são uma delícia de ver. Qual é o segredo dessas palestras? Acho que o primeiro (e principal) segredo é o mesmo dos eventos HSM: só tem gente bamba falando.

Mas, mesmo que você não seja (ainda) tão bamba quanto esse pessoal, pode fazer uma apresentação em sua empresa, ou para clientes, ao estilo TED Talk – se quiser. Basta se lembrar das poéticas palavras do Seth Godin (amor no palco; respeito na plateia) e seguir as 10 regras formatadoras (DOs & DON’Ts).

  • 1. Não despeje o conteúdo simplesmente.
  • 2. Sonhe um sonho grande ou mostre algo realmente novo – ou ainda algo que você nunca compartilhou antes.
  • 3. Revele sua curiosidade e sua paixão.
  • 4. Conte uma história.
  • 5. Comente à vontade sobre o que outros falam, trazendo à tona concordâncias e controvérsias.
  • 6. Não se apegue muito ao ego. Mostre vulnerabilidade, exiba (use) seus fracassos tanto quanto seu sucesso.
  • 7. Não venda nada no palco: nem sua empresa, nem produtos, nem livros. Nem peça dinheiro.
  • 8. Lembre-se o tempo todo de que rir (e provocar risos) é bom.
  • 9. Não leia sua apresentação. Jamais.
  • 10. Não roube o tempo dos que o estão seguindo.

Também há exemplos de apresentações igualmente impactantes apesar de os recursos variarem. Clique nos links e veja (em inglês) diferentes estilos pessoais de conferencistas famosos. Mesmo que não entenda bem o idioma, vale mais a observação dos personagens, seu gestual, suas expressões, sua movimentação no espaço disponível e outras dicas semelhantes.

• Sem slides e sem script (no teleprompter): Ken Robinson/Do schools kill creativity?
• Com slides incrivelmente visuais: Seth Godin/Why tribes, not money or factories, will change the world.
• Com slides simples (mas de alto impacto): Al Gore/15 ways to avert a climate crisis.
• Com script (no teleprompter) e sem slides: Isabel Allende/ Tales of passion.
• Com slides supérfluos, em bullets: Tony Robbins/Why we do what we do.
• Com script (no teleprompter) e com slides: Jill Bolte Taylor/My stroke of insight.
• Com slides que são mera desculpa para contar histórias: Hans Holing/Debunking third-world myths with the best stats you’ve ever seen.
• Com excesso de slides: Larry Lessig/How creativity is being strangled by the law.
• Com música ao vivo (também foi assim com Ben Zahnder na ExpoManagement, diga-se de passagem): Ben Zahnder/Classical music with shining eyes.

* Adriana Salles Gomes (editora executiva da Revista HSM Management) (http://hsm.updateordie.com/author/agomes/)

5 comentários:

  1. Oiêee!
    Parabéns pelo post. Sensacional esta dica.
    Desejo que tenha uma semana maravilhosa.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Como ainda não tive a honra de ganhar um artigo seu exclusivo para o Qualiblog. este eu tenho que "roubar"...

    Grande abraço, dileto amigo virtual!

    ResponderExcluir
  3. Grande Herbert!

    desculpe demorar em responder.. meu maior defeito é que normalmente sou enrolado hahaha em semana de provas ainda fico pior!!! hahaha

    As apresentações do TED são realmente fantásticas! Precisa ter um negócio desse no Brasil!

    O Ricardo Jordão do BizRevolution tentou reproduzir isso em São Paulo... com o www.oepicentro.com.br.. mas o 1º evento deu várias zicas... ele vai lançar o segundo, prometeu que vai corrigir os erros do anterior.. estou ansioso pra ver!

    hahhahaha e o Stone Nudes achei sensacional também, duro que a agora não consigo ver mulher escalando com outros olhos hahaha

    e vou falar de novo: seu blog é uma inspiração, é ótimo tanto em qualidade como em quantidade de posts, é coisa de quem tem muita energia e paixão por compartilhar idéias e fazer o mundo melhor! Cada vez mais Sucesso!!!

    grande abraço!

    Nicholas

    ResponderExcluir
  4. Este é um assunto que trava muitas pessoas, quando são colocadas em frente ao público, como dito no artigo, bons apresentadores e péssimos profissionais e vice-versa, confesso que não sou profissional de oratória, mas gosto muito de fazer apresentações que, principalmente que vemos que o público esta se interagindo na discussão do assunto.
    Parabéns pelo post.
    Abraços.


    Alan Fagner

    ResponderExcluir
  5. Passando para me deliciar com os seus posts!!!! Mais um post perfeito, parabens !!!Ando mei sumida do mundo virtual, mais devagar eu estou voltando!

    Um grande abraço pra ti

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.