14 DE JULHO DE 2025 ||| 2ª FEIRA ||| DIA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO - DIA DA QUEDA DA BASTILHA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo



José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Você tem Inteligência Emocional ? Teste e aproveite para saber.

 




Desde que Daniel Goleman estruturou o conceito de Inteligência Emocional (IE), as relações humanas, em todos os níveis possíveis foram afetadas; e normalmente em benefício do humanismo. Posso afirmar que desde quando o seu famoso livro foi lançado em 1995 me interessei pelo tema e passei a me aprofundar para entender bem os fundamentos da IE, ampliá-los e aplicá-los nas minhas vertentes sociais (trabalho, família, amigos, atitudes, forma de pensar e relações pessoais em geral).

Não vou aqui me atrever a sequer tergiversar sobre o que seja e como é que funciona a IE. É algo muito, muito pessoal. Cada um tem a sua idéia de como é que vai entender e aplicar a IE. A minha definição de IE é até  simplória, mas funciona comigo.  Resume-se a: “administrar minhas emoções, com inteligência”. Simples assim.  

A bibliografia é intensa e prolífica;  são mais de 52 milhões de links a respeito no Google; todavia se o leitor se interessar em conhecer um bom resumo da história da IE pode clicar aqui; foi o melhor link que encontrei.

O objetivo do post é aplicar um teste rápido e, principalmente, provocar a reflexão do leitor sobre o autoentendimento da sua inteligência emocional. Preferi transcrever a imagem para uma aplicação mais direta. Se quiser testes mais elaborados e de vários matizes, vai encontrá-los no Google onde encontrará mais de 2 milhões de links sob todas as formas possíveis e inimagináveis (clique aqui)

Por experiência pessoal, ao aplicá-la na minha vida, é importante destacar que a IE é um instrumento de capacitação pessoal que define cada um de nós, seres humanos nas relações - com as pessoas e situações - em nossas vidas. 

Ao conhecer seus fundamentos e acreditar neles, de verdade, e resolver assumir e aplicá-los, você modifica seu perfil comportamental geral. Modifica sua persona;  É um "tudo ou nada". Ou você tem um índice de IE sempre em evolução ou não o tem. Se “misturar” seus comportamentos e atitudes será uma pessoa incompleta. Experiência própria... 

👇Vamos ao teste? O resto é com cada um... 

Peço desculpas pela qualidade da imagem; foi a que encontrei para obter o resultado do teste de forma imediata. Clique sobre a imagem para aumentá-la. De preferencia imprima ou faça o teste numa folha à parte.


Achei ótimo o teste on line do Runrun.it blog a seguir (clique aqui) . Moderno, atual e diversificado. Recomendo que o façam. É rápido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.