19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 8 de julho de 2023

No Nordeste é diferente, é assim que a gente fala.





V
ige Maria! Adorei fazer esse post. Minha memória foi longe. Estive lá na minha infância e adolescência; nas praias ainda preservadas de Piedade, Pina, Candeia e Boa Viagem. Nas ruas do Recife - Aurora, Nova e Imperatriz; Conde da Boa Vista, Rua do Sol e Concórdia. Que saudade!
Tudo isso eu revivi ao ler o texto abaixo - um cordel - que evoca expressões ainda hoje faladas por lá. São muitas. Recebi o cordel por e-mail e sem indicação de autoria (um mal dos nossos divulgadores). Todavia, pesquisei e "descobri" o autor. Chama-se Ismael Gaião da Costa e seu perfil está no final do post. 
Foi muito feliz o cordelista, por sinal um escritor com muito material produzido. Para não ter duvidas quanto ao texto original, visto que existem muitas versões na internet, publiquei-o como está na página dele no Recanto das Letras (clique no logotipo abaixo) que é onde se encontra a maioria de sua produção literária. 
Disse que ele foi muito feliz e não completei a frase... O que o Ismael conseguiu no seu cordel foi compilar um numero enorme de expressões que são utilizadas no dia-a-dia do povo nordestino, notadamente nos sertões de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Sergipe; e não só como linguagem falada nas classes menos favorecidas. As expressões que estão no cordel são utilizadas por todas as categorias pessoas. Algumas mais conhecidas outras menos dependendo da região.
Até hoje falo muitas delas e já sai de Recife desde 1970. Expressões como Oxente, Pirangueiro, Pipoco, Fuxico, Arretado, Avexado e tantas outras são comuns no palavreado com os meus amigos. Uma delícia que faço questão de não perder. 
Tenho certeza de que muitos leitores já conhecem o texto, mas inumeros outros não o leram ainda. Várias expressões estão consagradas nas novelas da Rede Globo onde os atores se metem a falar o "nordestinês" e só conseguem um arremedo que é uma "borréia''. A propósito, até hoje não vi nenhum ator global (ou de outras redes) conseguir falar verdadeiramente com o sotaque regional do Nordeste.
Publico esse texto no blog como uma homenagem à minha infância, à minha terra e ao meu povo. Espero que apreciem.







16/6/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.