22 DE ABRIL DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DESCOBRIMENTO DO BRASIL |||

Bem vindo

Bem vindo

A famosa pintura que representa o descobrimento do Brasil com o desembarque dos portugueses é chamado "Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500", e foi pintado pelo artista brasileiro Oscar Pereira da Silva. Essa obra, concluída em 1900, retrata o momento histórico em que Pedro Álvares Cabral e sua tripulação chegaram ao território que hoje conhecemos como Porto Seguro, na Bahia. A pintura é considerada uma das representações mais icônicas desse evento histórico e faz parte do acervo do Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga.


Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 – Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, farmacêutico, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Foi um nome importante na transição da primeira para a segunda geração do modernismo pelos poemas do livro Alguma poesia, e é geralmente identificado com a segunda geração modernista, apesar dele nunca ter se filiado a um projeto literário específico. Ao longo da vida, escreveu poesia intimista, filosófica, política e social, tendo composto também alguns contos e crônicas. Os temas de sua obra são vastos e empreendem desde questões existenciais, como o sentido da vida e da morte, passando por questões cotidianas, familiares e políticas, como o socialismo, dialogando sempre com correntes tradicionais e contemporâneas de sua época (Wikipédia)

sábado, 8 de julho de 2023

No Nordeste é diferente, é assim que a gente fala.





V
ige Maria! Adorei fazer esse post. Minha memória foi longe. Estive lá na minha infância e adolescência; nas praias ainda preservadas de Piedade, Pina, Candeia e Boa Viagem. Nas ruas do Recife - Aurora, Nova e Imperatriz; Conde da Boa Vista, Rua do Sol e Concórdia. Que saudade!
Tudo isso eu revivi ao ler o texto abaixo - um cordel - que evoca expressões ainda hoje faladas por lá. São muitas. Recebi o cordel por e-mail e sem indicação de autoria (um mal dos nossos divulgadores). Todavia, pesquisei e "descobri" o autor. Chama-se Ismael Gaião da Costa e seu perfil está no final do post. 
Foi muito feliz o cordelista, por sinal um escritor com muito material produzido. Para não ter duvidas quanto ao texto original, visto que existem muitas versões na internet, publiquei-o como está na página dele no Recanto das Letras (clique no logotipo abaixo) que é onde se encontra a maioria de sua produção literária. 
Disse que ele foi muito feliz e não completei a frase... O que o Ismael conseguiu no seu cordel foi compilar um numero enorme de expressões que são utilizadas no dia-a-dia do povo nordestino, notadamente nos sertões de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Sergipe; e não só como linguagem falada nas classes menos favorecidas. As expressões que estão no cordel são utilizadas por todas as categorias pessoas. Algumas mais conhecidas outras menos dependendo da região.
Até hoje falo muitas delas e já sai de Recife desde 1970. Expressões como Oxente, Pirangueiro, Pipoco, Fuxico, Arretado, Avexado e tantas outras são comuns no palavreado com os meus amigos. Uma delícia que faço questão de não perder. 
Tenho certeza de que muitos leitores já conhecem o texto, mas inumeros outros não o leram ainda. Várias expressões estão consagradas nas novelas da Rede Globo onde os atores se metem a falar o "nordestinês" e só conseguem um arremedo que é uma "borréia''. A propósito, até hoje não vi nenhum ator global (ou de outras redes) conseguir falar verdadeiramente com o sotaque regional do Nordeste.
Publico esse texto no blog como uma homenagem à minha infância, à minha terra e ao meu povo. Espero que apreciem.







16/6/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.